Avaliação da dureza de rebolos em trabalho através do uso da emissão acústica na dressagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-31072024-101253/ |
Resumo: | ENGENHARIA MECANICAA automatização do processo de retificação requer que seJa realizado o monitoramento tanto dos parâmetros de usmagem, como do comportamento do ferramenta! utilizado. Nesse último caso destaca-se a dureza do rebolo, característica importante para a definição do seu comportamento durante as operações de retificação. Durante a realização das operações o rebolo pode apresentar variações no seu comportamento de desgaste que resultam em inconsistências na determinação do processo dificultando sua automatização. Os métodos existentes atualmente não permitem uma avaliação da dureza do rebolo em situações de utilização, uma vez que apenas avaliam a dureza do rebolo de maneira estática e localizada. No presente trabalho esses métodos são revistos e analisados, e a dureza do rebolo é avaliada durante o processo de retificação, através do monitoramento do sinal de emissão acústica captado na dressagem do rebolo. A correlação que este sinal apresenta com a relação G de retificação determina o caminho para a avaliação. Também através do sinal de emissão acústica na dressagem é avaliada a influência da velocidade de corte sobre o comportamento de dureza do rebolo. Além disso, também é feita uma análise das influências que o método de fabricação de rebolos tem sobre a sua dureza, identificando problemas que surgem, geralmente, no decorrer das operações de retificação. |
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Avaliação da dureza de rebolos em trabalho através do uso da emissão acústica na dressagem...ENGENHARIA MECANICAA automatização do processo de retificação requer que seJa realizado o monitoramento tanto dos parâmetros de usmagem, como do comportamento do ferramenta! utilizado. Nesse último caso destaca-se a dureza do rebolo, característica importante para a definição do seu comportamento durante as operações de retificação. Durante a realização das operações o rebolo pode apresentar variações no seu comportamento de desgaste que resultam em inconsistências na determinação do processo dificultando sua automatização. Os métodos existentes atualmente não permitem uma avaliação da dureza do rebolo em situações de utilização, uma vez que apenas avaliam a dureza do rebolo de maneira estática e localizada. No presente trabalho esses métodos são revistos e analisados, e a dureza do rebolo é avaliada durante o processo de retificação, através do monitoramento do sinal de emissão acústica captado na dressagem do rebolo. A correlação que este sinal apresenta com a relação G de retificação determina o caminho para a avaliação. Também através do sinal de emissão acústica na dressagem é avaliada a influência da velocidade de corte sobre o comportamento de dureza do rebolo. Além disso, também é feita uma análise das influências que o método de fabricação de rebolos tem sobre a sua dureza, identificando problemas que surgem, geralmente, no decorrer das operações de retificação.Grinding automation requrres the monitoring of machining parameters and tooling. In the latter, it is found that the wheel grade is an important characteristic to· define wheel behavior during process. The wheel can behave differently from expected during grinding operations resulting in a non-consistent process from the view of automation. The grade methods currently in use do not allow to assess wheel hardness in a grinding condition. They only evaluate the wheel hardness out of operation and within a small range of its surface. This research makes a criticai review of these methods, and evaluates the wheel hardness during grinding operation by the monitoring of the acoustic emission signal capted during the dressing of the wheel. The correlation between A.E. and G ratio is the path to the evaluation. The influence of wheel speed upon the hardness behavior during grinding is also evaluated. And, at last, the influences of the manufacturing process of wheel are discussed and then the causes of some troubles that appear during grinding operations are identified and related to the wheel hardness in process.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira, Joao Fernando Gomes deVieira Junior, Milton1996-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-31072024-101253/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-07-31T17:21:03Zoai:teses.usp.br:tde-31072024-101253Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-07-31T17:21:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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