"Significados que as enfermeiras assistenciais de um Hospital Universitário atribuem ao processo de implementação do diagnóstico de enfermagem como etapa do sistema de assistência de enfermagem-SAE"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Antonio Fernandes Costa
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-11112004-190117/
Resumo: Este estudo de caso qualitativo busca compreender os significados atribuídos por enfermeiras assistenciais ao processo de implementação do diagnóstico de enfermagem no Sistema de Assistência de Enfermagem (SAE) do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas com oito enfermeiras da Unidade de Clínica Médica, que participaram de um teste piloto para a construção de um instrumento para implementação do diagnóstico de enfermagem como etapa do SAE. Os dados foram apresentados na forma de narrativa. Nos seus relatos as colaboradoras explicitaram ter percebido, inicialmente, a implementação do diagnóstico de enfermagem como uma imposição da chefia, o que gerou reações de resistência e sentimentos de desconforto. Evidenciaram que a capacitação teórico-prática e a possibilidade de participação, ao longo do processo, contribuíram para se tornarem agentes pró-ativas, em decorrência de uma transformação positiva em seus sentimentos a partir do desconforto inicial e da percepção desfavorável em relação ao processo. Relataram que os sentimentos compartilhados, durante a realização do teste piloto, foram trabalhados com mais facilidade uma vez que o grupo assumiu atitude pró-ativa em relação a eles, confiando que podiam lidar com esses sentimentos e superar as dificuldades. As colaboradoras revelaram, ainda, que o processo de implementação do diagnóstico de enfermagem, como etapa do SAE, continuava sendo um grande desafio a ser vivenciado. Entretanto, mostraram que a apropriação do processo permitiu além do compartilhamento das decisões e da responsabilidade pelos resultados, o desenvolvimento da crença de que serão capazes de superar as dificuldades quando forem vivenciar os acontecimentos. Fica evidente que o processo participativo é mais demorado, no entanto propicia a detecção das necessidades dos diferentes grupos, e de cada componente, fornecendo dados para que essas necessidades sejam atendidas. Dessa forma, proporciona autonomia aos participantes, gerando sentimentos de prazer e de auto-realização e, conseqüentemente, o resultado obtido é mais seguro e duradouro.
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A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas com oito enfermeiras da Unidade de Clínica Médica, que participaram de um teste piloto para a construção de um instrumento para implementação do diagnóstico de enfermagem como etapa do SAE. Os dados foram apresentados na forma de narrativa. Nos seus relatos as colaboradoras explicitaram ter percebido, inicialmente, a implementação do diagnóstico de enfermagem como uma imposição da chefia, o que gerou reações de resistência e sentimentos de desconforto. Evidenciaram que a capacitação teórico-prática e a possibilidade de participação, ao longo do processo, contribuíram para se tornarem agentes pró-ativas, em decorrência de uma transformação positiva em seus sentimentos a partir do desconforto inicial e da percepção desfavorável em relação ao processo. Relataram que os sentimentos compartilhados, durante a realização do teste piloto, foram trabalhados com mais facilidade uma vez que o grupo assumiu atitude pró-ativa em relação a eles, confiando que podiam lidar com esses sentimentos e superar as dificuldades. As colaboradoras revelaram, ainda, que o processo de implementação do diagnóstico de enfermagem, como etapa do SAE, continuava sendo um grande desafio a ser vivenciado. Entretanto, mostraram que a apropriação do processo permitiu além do compartilhamento das decisões e da responsabilidade pelos resultados, o desenvolvimento da crença de que serão capazes de superar as dificuldades quando forem vivenciar os acontecimentos. Fica evidente que o processo participativo é mais demorado, no entanto propicia a detecção das necessidades dos diferentes grupos, e de cada componente, fornecendo dados para que essas necessidades sejam atendidas. Dessa forma, proporciona autonomia aos participantes, gerando sentimentos de prazer e de auto-realização e, conseqüentemente, o resultado obtido é mais seguro e duradouro. This qualitative case study searches for understanding the meanings attributed by nurses for the nursing diagnosis implementation process on the Nursing Care System (NCS) from the University Hospital at the University of Sao Paulo. Data collection was made through interviews with eight nurses from the Medical Clinic Unit, who attended a pilot test for building up an instrument for nursing diagnosis implementation as a stage of the NCS. Data was presented through a narrative way. The respondents told clearly on their reports having perceived initially the nursing diagnosis implementation as a management imposition, which generated resistance reaction and discomfort feelings. They evidenced that the theory-practice capability and the possibility of participation throughout the process helped them for being proactive agents, resulting from a positive transformation in their feelings starting from the initial discomfort and the unfavourable perception regarding to the process. They reported that shared feelings during the pilot test were worked up easier once the group assumed a proactive attitude for them. They trusted they could deal with these feelings and overcome difficulties. The respondents also revealed that the nursing diagnosis implementation process, as a NCS stage, keeps on being a big challenge to be lived. However, they showed that the appropriateness of the process allowed, besides the decision sharing and responsibility for the results, the development of a belief that they will be able to overcome difficulties when they face the facts. It becomes clear that the participative process takes longer; nonetheless, it offers the detection of needs from different groups and each of their components, providing data for meeting their needs. Thus, it gives autonomy for their participants, creating pleasure and self-satisfaction feelings and, consequently, the result obtained is safer and lasting.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKurcgant, PaulinaLima, Antonio Fernandes Costa2004-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-11112004-190117/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:49Zoai:teses.usp.br:tde-11112004-190117Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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