"Comparação da reação em cadeia da polimerase com o exame microscópico na detecção do Trypanosoma cruzi em amostras procedentes do trato digestório do Triatoma infestans"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braz, Lucia Maria Almeida
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5141/tde-16082006-155827/
Resumo: O presente estudo comparou a PCR com o exame microscópico (EM) na detecção do T. cruzi em amostras do trato digestório do T. infestans, do 1º ao 5º, 10º, 15º, 20º, 25º, 30º e 60º dia, após repasto sanguíneo em camundongos Balb/C infectados pelo T. cruzi, divididos em grupos de alta e baixa parasitemia. Concluiu-se que a PCR apresentou vantagens em termos diagnósticos para a doença de Chagas quando comparada ao EM, em 10 dos 11 tempos estudados no grupo de alta parasitemia, e em todos os tempos na baixa parasitemia. O diagnóstico precoce na baixa parasitemia é de relevância clínica já que poderá influenciar o prognóstico dos pacientes imunossuprimidos com reativação da doença de Chagas
id USP_de2ebfcb881439777770fd86abf31608
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-16082006-155827
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling "Comparação da reação em cadeia da polimerase com o exame microscópico na detecção do Trypanosoma cruzi em amostras procedentes do trato digestório do Triatoma infestans" Comparison of Polymerase Chain Reaction with Microscopic Examination to detect Trypanosoma cruzi in Triatoma infestans digestive tract samplesChagas disease/diagnosisConteúdo gastrointestinalDoença de chagas/diagnósticoGastrointestinal contentsMicroscopiaMicroscopyPolymerase chain reactionReação em cadeia da polimeraseTriatomaTriatomaTrypanosoma cruziTrypanosoma cruziO presente estudo comparou a PCR com o exame microscópico (EM) na detecção do T. cruzi em amostras do trato digestório do T. infestans, do 1º ao 5º, 10º, 15º, 20º, 25º, 30º e 60º dia, após repasto sanguíneo em camundongos Balb/C infectados pelo T. cruzi, divididos em grupos de alta e baixa parasitemia. Concluiu-se que a PCR apresentou vantagens em termos diagnósticos para a doença de Chagas quando comparada ao EM, em 10 dos 11 tempos estudados no grupo de alta parasitemia, e em todos os tempos na baixa parasitemia. O diagnóstico precoce na baixa parasitemia é de relevância clínica já que poderá influenciar o prognóstico dos pacientes imunossuprimidos com reativação da doença de ChagasDetection of T. cruzi in T. infestans digestive tract samples was compared by PCR and microscopic examination (ME) on the 1st to 5th, 10th, 15th, 20th, 25th, 30th and 60th day after feeding in Balb/C mice infected by T. cruzi, and divided in two groups: with high parasitemia and with low parasitemia. PCR presented vantages to the Chagas' disease diagnosis when compared with EM in 10 of 11 times in high parasitemia, and in all times in low parasitemia. Earlier diagnosis in low parasitemia model is of clinical relevance since may influence prognosis of immunosupressed patients in reactivation of Chagas' diseaseBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOkay, Thelma SuelyBraz, Lucia Maria Almeida2006-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5141/tde-16082006-155827/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:50Zoai:teses.usp.br:tde-16082006-155827Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv "Comparação da reação em cadeia da polimerase com o exame microscópico na detecção do Trypanosoma cruzi em amostras procedentes do trato digestório do Triatoma infestans"
Comparison of Polymerase Chain Reaction with Microscopic Examination to detect Trypanosoma cruzi in Triatoma infestans digestive tract samples
title "Comparação da reação em cadeia da polimerase com o exame microscópico na detecção do Trypanosoma cruzi em amostras procedentes do trato digestório do Triatoma infestans"
spellingShingle "Comparação da reação em cadeia da polimerase com o exame microscópico na detecção do Trypanosoma cruzi em amostras procedentes do trato digestório do Triatoma infestans"
Braz, Lucia Maria Almeida
Chagas disease/diagnosis
Conteúdo gastrointestinal
Doença de chagas/diagnóstico
Gastrointestinal contents
Microscopia
Microscopy
Polymerase chain reaction
Reação em cadeia da polimerase
Triatoma
Triatoma
Trypanosoma cruzi
Trypanosoma cruzi
title_short "Comparação da reação em cadeia da polimerase com o exame microscópico na detecção do Trypanosoma cruzi em amostras procedentes do trato digestório do Triatoma infestans"
title_full "Comparação da reação em cadeia da polimerase com o exame microscópico na detecção do Trypanosoma cruzi em amostras procedentes do trato digestório do Triatoma infestans"
title_fullStr "Comparação da reação em cadeia da polimerase com o exame microscópico na detecção do Trypanosoma cruzi em amostras procedentes do trato digestório do Triatoma infestans"
title_full_unstemmed "Comparação da reação em cadeia da polimerase com o exame microscópico na detecção do Trypanosoma cruzi em amostras procedentes do trato digestório do Triatoma infestans"
title_sort "Comparação da reação em cadeia da polimerase com o exame microscópico na detecção do Trypanosoma cruzi em amostras procedentes do trato digestório do Triatoma infestans"
author Braz, Lucia Maria Almeida
author_facet Braz, Lucia Maria Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Okay, Thelma Suely
dc.contributor.author.fl_str_mv Braz, Lucia Maria Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Chagas disease/diagnosis
Conteúdo gastrointestinal
Doença de chagas/diagnóstico
Gastrointestinal contents
Microscopia
Microscopy
Polymerase chain reaction
Reação em cadeia da polimerase
Triatoma
Triatoma
Trypanosoma cruzi
Trypanosoma cruzi
topic Chagas disease/diagnosis
Conteúdo gastrointestinal
Doença de chagas/diagnóstico
Gastrointestinal contents
Microscopia
Microscopy
Polymerase chain reaction
Reação em cadeia da polimerase
Triatoma
Triatoma
Trypanosoma cruzi
Trypanosoma cruzi
description O presente estudo comparou a PCR com o exame microscópico (EM) na detecção do T. cruzi em amostras do trato digestório do T. infestans, do 1º ao 5º, 10º, 15º, 20º, 25º, 30º e 60º dia, após repasto sanguíneo em camundongos Balb/C infectados pelo T. cruzi, divididos em grupos de alta e baixa parasitemia. Concluiu-se que a PCR apresentou vantagens em termos diagnósticos para a doença de Chagas quando comparada ao EM, em 10 dos 11 tempos estudados no grupo de alta parasitemia, e em todos os tempos na baixa parasitemia. O diagnóstico precoce na baixa parasitemia é de relevância clínica já que poderá influenciar o prognóstico dos pacientes imunossuprimidos com reativação da doença de Chagas
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5141/tde-16082006-155827/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5141/tde-16082006-155827/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257075930890240