Estudo dos fatores de promoção, estímulo e apoio à criatividade e o desempenho inovador das indústrias da Região Sul do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, João Antonio Gomes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-06102014-191319/
Resumo: As empresas, para oferecerem produtos novos e diferenciados, precisam gerar ideias novas com mais frequência e com agilidade para atender as expectativas mutantes de um mercado competitivo. Objetivou-se verificar quais fatores promoção, estímulo e apoio a criatividade estão presentes nas empresas, descrever o nível do desempenho inovador delas, avaliar a relação entre os diferentes fatores e constatar se o setor e o porte da empresa interferem nessa relação. A população foi constituída de 343 indústrias da Região Sul do Brasil. O instrumento de coleta de dados foi disponibilizado na tecnologia Google Drive e, conforme os procedimentos de coleta de dados, obteve-se a participação de 37 indústrias, cujas respostas foram validadas. Realizou-se análise descritiva e correlacionais com técnicas não paramétricas. Os resultados obtidos permitem as seguintes concluir quanto à intensidade de presença, os fatores de promoção mais presentes nas empresas são lideranças motivadoras dos funcionários para o trabalho e reuniões para pensar o futuro da empresa; de estimulo: relacionadas com autonomia, diversidade, comunicação interpessoal e integração interna; de apoio, locais para trabalhar com segurança; quanto ao nível do desempenho inovador, prevaleceu na amostra estudada um número maior de empresas menos inovadoras comparativamente às mais inovadoras - empresas grandes, porém de menor intensidade tecnológica em sua maioria; foi possível constatar que há relação significante de alguns dos fatores de promoção, estímulo e apoio à criatividade com o desempenho inovador. Essa relação varia, em alguns dos indicadores, conforme o porte e setor de intensidade tecnológica das empresas. Considerando as circunstâncias nas quais o estudo foi realizado e suas peculiaridades, as conclusões e as recomendações subjacentes devem ser vistas com limitações.
id USP_de6f17e25d002034baabdfb1c6e386e3
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06102014-191319
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estudo dos fatores de promoção, estímulo e apoio à criatividade e o desempenho inovador das indústrias da Região Sul do BrasilStudy of the factors of promotion, stimulus and support creativity and innovation performance of the south region of Brazil industriesCreativityCriatividade - AdministraçãoDesempenho inovadorIndústriasIndustryInnovative performanceInovação em produtoProduct innovationAs empresas, para oferecerem produtos novos e diferenciados, precisam gerar ideias novas com mais frequência e com agilidade para atender as expectativas mutantes de um mercado competitivo. Objetivou-se verificar quais fatores promoção, estímulo e apoio a criatividade estão presentes nas empresas, descrever o nível do desempenho inovador delas, avaliar a relação entre os diferentes fatores e constatar se o setor e o porte da empresa interferem nessa relação. A população foi constituída de 343 indústrias da Região Sul do Brasil. O instrumento de coleta de dados foi disponibilizado na tecnologia Google Drive e, conforme os procedimentos de coleta de dados, obteve-se a participação de 37 indústrias, cujas respostas foram validadas. Realizou-se análise descritiva e correlacionais com técnicas não paramétricas. Os resultados obtidos permitem as seguintes concluir quanto à intensidade de presença, os fatores de promoção mais presentes nas empresas são lideranças motivadoras dos funcionários para o trabalho e reuniões para pensar o futuro da empresa; de estimulo: relacionadas com autonomia, diversidade, comunicação interpessoal e integração interna; de apoio, locais para trabalhar com segurança; quanto ao nível do desempenho inovador, prevaleceu na amostra estudada um número maior de empresas menos inovadoras comparativamente às mais inovadoras - empresas grandes, porém de menor intensidade tecnológica em sua maioria; foi possível constatar que há relação significante de alguns dos fatores de promoção, estímulo e apoio à criatividade com o desempenho inovador. Essa relação varia, em alguns dos indicadores, conforme o porte e setor de intensidade tecnológica das empresas. Considerando as circunstâncias nas quais o estudo foi realizado e suas peculiaridades, as conclusões e as recomendações subjacentes devem ser vistas com limitações.Companies to offer new and differentiated products, need to generate new ideas more often and with agility to meet the changing expectations of a competitive market. This study aimed to determine which the factors of promotion, stimulus and support creativity are present in companies describe their level of innovative performance, evaluate the relationship between different factors and see if the industry and company size affect this relationship. The study population consisted of 343 industries in the Southern Region of Brazil. The instrument for data collection was made available in Google Drive technology, and as the procedures for data collection, obtained the participation of 37 industries, whose responses were validated. A descriptive and correlational analysis with non-parametric techniques. The results allow the following conclusions regarding the intensity of presence, the factors promoting more companies are present in motivating leaders of employees to work and meetings to consider the future of the company; stimulus: related to autonomy, diversity, interpersonal communication and internal integration; support, places to work safely; as to the level of innovative performance, prevailed in the studied sample a greater number of less innovative firms compared to more innovative - large companies, but in lower technological intensity mostly; it was found that there is significant relationship of some factors to promote, encourage and support creativity with innovative performance. This ratio varies in some of the indicators according to the size and technological intensity of the sector companies. Considering the circumstances in which the study was conducted and its peculiarities, the conclusions and underlying recommendations should be viewed with limitations.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSbragia, RobertoPereira, João Antonio Gomes2014-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-06102014-191319/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:55Zoai:teses.usp.br:tde-06102014-191319Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo dos fatores de promoção, estímulo e apoio à criatividade e o desempenho inovador das indústrias da Região Sul do Brasil
Study of the factors of promotion, stimulus and support creativity and innovation performance of the south region of Brazil industries
title Estudo dos fatores de promoção, estímulo e apoio à criatividade e o desempenho inovador das indústrias da Região Sul do Brasil
spellingShingle Estudo dos fatores de promoção, estímulo e apoio à criatividade e o desempenho inovador das indústrias da Região Sul do Brasil
Pereira, João Antonio Gomes
Creativity
Criatividade - Administração
Desempenho inovador
Indústrias
Industry
Innovative performance
Inovação em produto
Product innovation
title_short Estudo dos fatores de promoção, estímulo e apoio à criatividade e o desempenho inovador das indústrias da Região Sul do Brasil
title_full Estudo dos fatores de promoção, estímulo e apoio à criatividade e o desempenho inovador das indústrias da Região Sul do Brasil
title_fullStr Estudo dos fatores de promoção, estímulo e apoio à criatividade e o desempenho inovador das indústrias da Região Sul do Brasil
title_full_unstemmed Estudo dos fatores de promoção, estímulo e apoio à criatividade e o desempenho inovador das indústrias da Região Sul do Brasil
title_sort Estudo dos fatores de promoção, estímulo e apoio à criatividade e o desempenho inovador das indústrias da Região Sul do Brasil
author Pereira, João Antonio Gomes
author_facet Pereira, João Antonio Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sbragia, Roberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, João Antonio Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Creativity
Criatividade - Administração
Desempenho inovador
Indústrias
Industry
Innovative performance
Inovação em produto
Product innovation
topic Creativity
Criatividade - Administração
Desempenho inovador
Indústrias
Industry
Innovative performance
Inovação em produto
Product innovation
description As empresas, para oferecerem produtos novos e diferenciados, precisam gerar ideias novas com mais frequência e com agilidade para atender as expectativas mutantes de um mercado competitivo. Objetivou-se verificar quais fatores promoção, estímulo e apoio a criatividade estão presentes nas empresas, descrever o nível do desempenho inovador delas, avaliar a relação entre os diferentes fatores e constatar se o setor e o porte da empresa interferem nessa relação. A população foi constituída de 343 indústrias da Região Sul do Brasil. O instrumento de coleta de dados foi disponibilizado na tecnologia Google Drive e, conforme os procedimentos de coleta de dados, obteve-se a participação de 37 indústrias, cujas respostas foram validadas. Realizou-se análise descritiva e correlacionais com técnicas não paramétricas. Os resultados obtidos permitem as seguintes concluir quanto à intensidade de presença, os fatores de promoção mais presentes nas empresas são lideranças motivadoras dos funcionários para o trabalho e reuniões para pensar o futuro da empresa; de estimulo: relacionadas com autonomia, diversidade, comunicação interpessoal e integração interna; de apoio, locais para trabalhar com segurança; quanto ao nível do desempenho inovador, prevaleceu na amostra estudada um número maior de empresas menos inovadoras comparativamente às mais inovadoras - empresas grandes, porém de menor intensidade tecnológica em sua maioria; foi possível constatar que há relação significante de alguns dos fatores de promoção, estímulo e apoio à criatividade com o desempenho inovador. Essa relação varia, em alguns dos indicadores, conforme o porte e setor de intensidade tecnológica das empresas. Considerando as circunstâncias nas quais o estudo foi realizado e suas peculiaridades, as conclusões e as recomendações subjacentes devem ser vistas com limitações.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-06102014-191319/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-06102014-191319/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256550498893824