Geometrias não-Euclidianas na formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://doi.org/10.11606/D.45.2021.tde-09022022-202404 |
Resumo: | Considerando a relevância do estudo da Geometria Euclidiana para a formação do estudante da Educação Básica, explicita-se a importância do professor de Matemática aprofundar seus conhecimentos acerca de tal área. Este trabalho apresenta uma investigação das contribuições do conhecimento de geometrias não-Euclidianas na compreensão da própria Geometria Euclidiana para os professores da Educação Básica. A fundamentação teórica baseou-se na Teoria do Conhecimento Matemático para o Ensino, proposta por Deborah L. Ball e colaboradores (Ball et al., 2008). A metodologia utilizada nesta pesquisa foi o Estudo de Caso envolvendo um grupo de professores do programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (MPEM IME-USP) que cursaram a disciplina Geometria: um Enfoque Via Modelos (MPM5605) no segundo semestre de 2019. A partir desta investigação foi verificado que o conhecimento de geometrias não-Euclidianas possibilitou, para o grupo de professores estudado, a ampliação do conhecimento de Geometria Euclidiana , influenciando de maneira positiva na sua compreensão sobre geometria e sobre a própria Matemática. Também foi evidente o impacto de tais conhecimentos na prática profissional destes professores. |
id |
USP_de947aeb99c2dfe0e4e4851e20408fc9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-09022022-202404 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Geometrias não-Euclidianas na formação de professores Non-Euclidean geometries in teacher education 2021-12-09Cristina CerriArmando CaputiNielce Meneguelo Lobo da CostaLucas Ricardo de SouzaUniversidade de São PauloMestrado Profissional em Ensino de MatemáticaUSPBR Conhecimento matemático para o ensino Formação docente Geometria hiperbólica Geometria não-Euclidiana Hyperbolic geometry Mathematical knowledge for teaching Non-Euclidean geometry Teacher education Considerando a relevância do estudo da Geometria Euclidiana para a formação do estudante da Educação Básica, explicita-se a importância do professor de Matemática aprofundar seus conhecimentos acerca de tal área. Este trabalho apresenta uma investigação das contribuições do conhecimento de geometrias não-Euclidianas na compreensão da própria Geometria Euclidiana para os professores da Educação Básica. A fundamentação teórica baseou-se na Teoria do Conhecimento Matemático para o Ensino, proposta por Deborah L. Ball e colaboradores (Ball et al., 2008). A metodologia utilizada nesta pesquisa foi o Estudo de Caso envolvendo um grupo de professores do programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (MPEM IME-USP) que cursaram a disciplina Geometria: um Enfoque Via Modelos (MPM5605) no segundo semestre de 2019. A partir desta investigação foi verificado que o conhecimento de geometrias não-Euclidianas possibilitou, para o grupo de professores estudado, a ampliação do conhecimento de Geometria Euclidiana , influenciando de maneira positiva na sua compreensão sobre geometria e sobre a própria Matemática. Também foi evidente o impacto de tais conhecimentos na prática profissional destes professores. Considering the relevance of the study of Euclidean Geometry for the Basic Education student formation, it is explained the importance of the Mathematics teacher to deepen their knowledge about this area. This work presents an investigation of the contributions of the knowledge of non-Euclidean geometries to the understanding of Euclidean Geometry itself for Basic Education teachers. The theoretical foundation was based on the Theory of Mathematical Knowledge for Teaching, proposed by Deborah L. Ball and collaborators (Ball et al., 2008). The methodology used in this research was the Case Study involving a group of teachers from the Professional Master\'s Program in Mathematics Teaching at the Institute of Mathematics and Statistics of the University of São Paulo (MPEM - IME-USP) who attended the subject Geometry: an Approach Via Models (MPM5605) in the second semester of 2019. From this investigation, it was found that the knowledge of non-Euclidean geometries made it possible, for the teachers group studied, to expand their knowledge of Euclidean Geometry, positively influencing their understanding of geometry and mathematics itself. The impact of such knowledge on the professional practice of these teachers was also evident. https://doi.org/10.11606/D.45.2021.tde-09022022-202404info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:31:10Zoai:teses.usp.br:tde-09022022-202404Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:22:15.596584Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Geometrias não-Euclidianas na formação de professores |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Non-Euclidean geometries in teacher education |
title |
Geometrias não-Euclidianas na formação de professores |
spellingShingle |
Geometrias não-Euclidianas na formação de professores Lucas Ricardo de Souza |
title_short |
Geometrias não-Euclidianas na formação de professores |
title_full |
Geometrias não-Euclidianas na formação de professores |
title_fullStr |
Geometrias não-Euclidianas na formação de professores |
title_full_unstemmed |
Geometrias não-Euclidianas na formação de professores |
title_sort |
Geometrias não-Euclidianas na formação de professores |
author |
Lucas Ricardo de Souza |
author_facet |
Lucas Ricardo de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cristina Cerri |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Armando Caputi |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Nielce Meneguelo Lobo da Costa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucas Ricardo de Souza |
contributor_str_mv |
Cristina Cerri Armando Caputi Nielce Meneguelo Lobo da Costa |
description |
Considerando a relevância do estudo da Geometria Euclidiana para a formação do estudante da Educação Básica, explicita-se a importância do professor de Matemática aprofundar seus conhecimentos acerca de tal área. Este trabalho apresenta uma investigação das contribuições do conhecimento de geometrias não-Euclidianas na compreensão da própria Geometria Euclidiana para os professores da Educação Básica. A fundamentação teórica baseou-se na Teoria do Conhecimento Matemático para o Ensino, proposta por Deborah L. Ball e colaboradores (Ball et al., 2008). A metodologia utilizada nesta pesquisa foi o Estudo de Caso envolvendo um grupo de professores do programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (MPEM IME-USP) que cursaram a disciplina Geometria: um Enfoque Via Modelos (MPM5605) no segundo semestre de 2019. A partir desta investigação foi verificado que o conhecimento de geometrias não-Euclidianas possibilitou, para o grupo de professores estudado, a ampliação do conhecimento de Geometria Euclidiana , influenciando de maneira positiva na sua compreensão sobre geometria e sobre a própria Matemática. Também foi evidente o impacto de tais conhecimentos na prática profissional destes professores. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.11606/D.45.2021.tde-09022022-202404 |
url |
https://doi.org/10.11606/D.45.2021.tde-09022022-202404 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado Profissional em Ensino de Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
USP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1794502587826831360 |