Lenta Voragem: experimentação e prudência com as pesquisas educacionais deleuzo-guattarianas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04112019-170359/ |
Resumo: | Partindo da hipótese de que há uma tensão instaurada no interior da filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari, derivada de um embate entre uma incitação à experimentação radical de certas formulações e uma exigência pela construção de certa prudência procedimental, propomos analisar os prováveis desdobramentos desse conflito nas apropriações do pensamento da diferença deleuzeguattariano pelo campo educacional. Em pesquisa anterior (VINCI, 2014), constatamos um aumento considerável de trabalhos envolvendo o dispositivo conceitual de Deleuze e Guattari nas discussões em educação, ao longo do intervalo entre 1990 e 2013 de acordo com sondagem realizada nas revistas educacionais que compõem os estratos A1 e A2 da tabela Qualis. Concomitante a esse movimento, percebemos uma preocupação recente com questões de cunho metodológico emergindo no interior dessa produção e que se valem da ideia de experimentação como uma espécie de diretriz de pensamento. Defendemos que, ao proporem aos pesquisadores em Educação realizarem experimentações de pensamento, uma nova ideia de pesquisa mais poética e ensaística surge no horizonte engendrando uma reformulação estético-política do campo. A pesquisa educacional, doravante, buscaria acessar um veio mais ensaístico do pensamento e, assim, construir uma poética do pesquisar, capaz de romper com certa cultura metafísica presentes na área. A pesquisa educacional deixaria de buscar responder problemas elaborados de véspera e passaria a criar suas próprias questões e problematizações. Compreender como esse movimento tornou-se possível no campo da pesquisa educacional por meio dessas experimentações de pensamento propagadas por Deleuze e Deleuze-Guattari, seguido ou não do apelo a certa prudência, é o principal objetivo desse trabalho. A fim de conduzir tal discussão, buscaremos compreender como os autores franceses operaram as suas experimentações de pensamento, bem como o modo como a prudência se manifestou em suas obras, para assim pensarmos quais as implicações dessa discussão para as novas metodologias de pesquisa propagadas pela produção deleuziana e deleuzo-guattariana no campo educacional. Paralelamente, por meio de certo atravessamento da literatura de Enrique Vila-Matas, procuraremos desdobrar essa discussão almejando pensar as possibilidades e as potencialidades de um método de trabalho radical envolvendo prudência e experimentação, bem como sua correlação com uma tensão instaurada na aurora da modernidade entre um pensamento mais ensaístico e aquele de caráter mais científico. Essa tese, por conseguinte, procurará operar a partir da triangulação filosofia-educaçãoliteratura, problematizando um elemento comum a essas searas distintas, qual seja: uma poética do pensar. |
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Lenta Voragem: experimentação e prudência com as pesquisas educacionais deleuzo-guattarianasSlow Greedy: experimentation and prudence with the deleuzo-guattarian educational researchEducational researchExperimentaçãoExperimentationGilles DeleuzeGilles DeleuzePesquisa educacionalPhilosophy of prudencePrudênciaPartindo da hipótese de que há uma tensão instaurada no interior da filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari, derivada de um embate entre uma incitação à experimentação radical de certas formulações e uma exigência pela construção de certa prudência procedimental, propomos analisar os prováveis desdobramentos desse conflito nas apropriações do pensamento da diferença deleuzeguattariano pelo campo educacional. Em pesquisa anterior (VINCI, 2014), constatamos um aumento considerável de trabalhos envolvendo o dispositivo conceitual de Deleuze e Guattari nas discussões em educação, ao longo do intervalo entre 1990 e 2013 de acordo com sondagem realizada nas revistas educacionais que compõem os estratos A1 e A2 da tabela Qualis. Concomitante a esse movimento, percebemos uma preocupação recente com questões de cunho metodológico emergindo no interior dessa produção e que se valem da ideia de experimentação como uma espécie de diretriz de pensamento. Defendemos que, ao proporem aos pesquisadores em Educação realizarem experimentações de pensamento, uma nova ideia de pesquisa mais poética e ensaística surge no horizonte engendrando uma reformulação estético-política do campo. A pesquisa educacional, doravante, buscaria acessar um veio mais ensaístico do pensamento e, assim, construir uma poética do pesquisar, capaz de romper com certa cultura metafísica presentes na área. A pesquisa educacional deixaria de buscar responder problemas elaborados de véspera e passaria a criar suas próprias questões e problematizações. Compreender como esse movimento tornou-se possível no campo da pesquisa educacional por meio dessas experimentações de pensamento propagadas por Deleuze e Deleuze-Guattari, seguido ou não do apelo a certa prudência, é o principal objetivo desse trabalho. A fim de conduzir tal discussão, buscaremos compreender como os autores franceses operaram as suas experimentações de pensamento, bem como o modo como a prudência se manifestou em suas obras, para assim pensarmos quais as implicações dessa discussão para as novas metodologias de pesquisa propagadas pela produção deleuziana e deleuzo-guattariana no campo educacional. Paralelamente, por meio de certo atravessamento da literatura de Enrique Vila-Matas, procuraremos desdobrar essa discussão almejando pensar as possibilidades e as potencialidades de um método de trabalho radical envolvendo prudência e experimentação, bem como sua correlação com uma tensão instaurada na aurora da modernidade entre um pensamento mais ensaístico e aquele de caráter mais científico. Essa tese, por conseguinte, procurará operar a partir da triangulação filosofia-educaçãoliteratura, problematizando um elemento comum a essas searas distintas, qual seja: uma poética do pensar.Starting from the hypothesis that there is a tension established within the philosophy of Gilles Deleuze and Félix Guattari, derived from a clash between an incitement to the radical experimentation of certain formulations and a demand for the construction of a certain procedural prudence, we propose to analyze the probable unfolding of this conflict in the appropriations of the thought of the Deleuze-Guattari difference by the educational field. In a previous research (VINCI, 2014), we found a considerable increase in the work involving the conceptual device of Deleuze and Guattari in discussions in education, during the interval between 1990 and 2013 according to a survey carried out in the educational journals that make up the strata A1 and A2 of the Qualis table. Concomitant with this movement, we perceive a recent preoccupation with questions of a methodological nature emerging within this production and that use the idea of experimentation as a kind of directive of thought. We argue that in proposing to the researchers in Education to make experiments of thought, a new idea of research - more poetic and essay - arises on the horizon engendering an aesthetic-political reform of the field. Educational research, henceforth, would seek to access a more essayistic vein of thought and, thus, construct a poetics of research, capable of breaking with a certain metaphysical culture present in the area. Educational research would no longer seek to answer elaborate problems of the day before and would begin to create its own questions and problematizations. Understanding how this movement became possible in the field of educational research through these thought experiments propagated by Deleuze and Deleuze-Guattari, whether or not followed by the appeal to a certain prudence, is the main purpose of this work. In order to conduct such a discussion, we shall try to understand how the French authors operated their thought experiments, as well as how prudence manifested itself in their works, in order to think what the implications of this discussion for the new research methodologies propagated by the production deleuzian and deleuzo-guattariana in the educational field. At the same time, through a certain crossing of the literature of Enrique Vila-Matas, we will try to unfold this discussion by seeking to think the possibilities and potentialities of a radical work method involving prudence and experimentation, as well as its correlation with a tension established at the dawn of modernity between a more essayistic thought and one of more scientific character. This thesis, therefore, will seek to operate from the triangulation philosophy-educationliterature, problematizing a common element to these distinct fields, namely: a poetics of thinking.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRibeiro, Cintya ReginaVinci, Christian Fernando Ribeiro Guimarães2019-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04112019-170359/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-08T20:50:31Zoai:teses.usp.br:tde-04112019-170359Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-08T20:50:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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