Contribuição de palestras de divulgação científica da química para a motivação para o aprendizado em estudantes do primeiro ano do Ensino Médio: uma perspectiva da Teoria da Autodeterminação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kenia Naara Parra
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.75.2018.tde-18062018-142941
Resumo: No campo da psicologia educacional, muitos estudos têm diagnosticado a motivação de estudantes na área da química, mas poucos propõem intervenções e avaliam seu potencial para a mudança da motivação para a aprendizagem, especialmente no contexto brasileiro. Diante disso, este estudo avaliou a contribuição de palestras interativas para a promoção da motivação para aprender química em estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de três escolas públicas da cidade de São Carlos com base na Self-Determination Theory (SDT). As palestras foram desenvolvidas a partir da parceria com grupos de pesquisa do IQSC e representam um conjunto de atividades dinâmicas de divulgação científica, das quais quatro foram selecionadas para serem aplicadas ao longo de um ano, no total de 21 apresentações para cerca de 150 estudantes. Os espaços de apresentação das palestras foram um museu de ciências e o saguão de uma biblioteca da USP. Foi utilizada a triangulação metodológica pautada na aplicação de questionários com escala Likert, realização de entrevistas semiestruturadas com estudantes e professores e observações no diário de campo. A análise do instrumento Chemistry Motivation Questionnaire (CMQ), através do cálculo da mediana, juntamente da análise das entrevistas dos professores, forneceu dados sobre o estado motivacional inicial dos estudantes e o cenário na qual a pesquisa se desdobrou. Foi revelada a prevalência da motivação regulada por fatores externos, como a motivação por nota, em todas as escolas. A análise do instrumento Intrinsic Motivation Inventory (IMI), indicou que as palestras interativas de química satisfizeram aspectos promotores do interesse, valor, esforço e percepção de escolha nos estudantes, em detrimento do sentimento de pressão, o que aponta para uma atividade motivadora. A partir da categorização simples das entrevistas e análise dos resultados, o aumento do interesse pela química, a melhor compreensão dos conceitos químicos, a melhor compreensão da natureza da química, bem como do aumento do esforço aplicado para o aprendizado forneceram, dentre outros fatores, indícios da promoção da motivação para o aprendizado de química. Tais resultados foram corroborados pelas observações dos professores à medida que aprofundaram o olhar para suas turmas e notaram particular aumento do esforço e interesse, embora não tenham observado mudanças em toda a sala de aula. Dentre os aspectos das palestras que contribuíram para os resultados, destacam-se a promoção de interação entre os alunos, do engajamento e envolvimento cognitivo a partir das dinâmicas das apresentações. As pesquisas científicas apresentadas, espaços não formais utilizados e formação dos apresentadores também tiveram papel fundamental. Contudo, aspectos relacionados à avaliação escolar e falta de diálogo entre professores e estudantes podem limitar essas atividades no que concerne ao diagnóstico, intervenção e acompanhamento dos estudantes. Os resultados fomentam a importância da divulgação científica da química e responsabilidade da universidade pública no processo de divulgação e motivação do estudante para o aprendizado.
id USP_df17f223edf38291936ec71a420a27ab
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18062018-142941
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Contribuição de palestras de divulgação científica da química para a motivação para o aprendizado em estudantes do primeiro ano do Ensino Médio: uma perspectiva da Teoria da Autodeterminação Contribution of chemistry\'s scientific popularization lectures to the motivation for learning in first-year students of High School: a Self-Determination Theory perspective 2018-04-13Ana Claudia KasseboehmerGlaucia Maria da Silva DegrèveMartha MarandinoKenia Naara ParraUniversidade de São PauloQuímicaUSPBR divulgação científica interactive lectures of chemistry; science popularization motivação motivation palestras interativas de química self-determination theory Teoria da Autodeterminação No campo da psicologia educacional, muitos estudos têm diagnosticado a motivação de estudantes na área da química, mas poucos propõem intervenções e avaliam seu potencial para a mudança da motivação para a aprendizagem, especialmente no contexto brasileiro. Diante disso, este estudo avaliou a contribuição de palestras interativas para a promoção da motivação para aprender química em estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de três escolas públicas da cidade de São Carlos com base na Self-Determination Theory (SDT). As palestras foram desenvolvidas a partir da parceria com grupos de pesquisa do IQSC e representam um conjunto de atividades dinâmicas de divulgação científica, das quais quatro foram selecionadas para serem aplicadas ao longo de um ano, no total de 21 apresentações para cerca de 150 estudantes. Os espaços de apresentação das palestras foram um museu de ciências e o saguão de uma biblioteca da USP. Foi utilizada a triangulação metodológica pautada na aplicação de questionários com escala Likert, realização de entrevistas semiestruturadas com estudantes e professores e observações no diário de campo. A análise do instrumento Chemistry Motivation Questionnaire (CMQ), através do cálculo da mediana, juntamente da análise das entrevistas dos professores, forneceu dados sobre o estado motivacional inicial dos estudantes e o cenário na qual a pesquisa se desdobrou. Foi revelada a prevalência da motivação regulada por fatores externos, como a motivação por nota, em todas as escolas. A análise do instrumento Intrinsic Motivation Inventory (IMI), indicou que as palestras interativas de química satisfizeram aspectos promotores do interesse, valor, esforço e percepção de escolha nos estudantes, em detrimento do sentimento de pressão, o que aponta para uma atividade motivadora. A partir da categorização simples das entrevistas e análise dos resultados, o aumento do interesse pela química, a melhor compreensão dos conceitos químicos, a melhor compreensão da natureza da química, bem como do aumento do esforço aplicado para o aprendizado forneceram, dentre outros fatores, indícios da promoção da motivação para o aprendizado de química. Tais resultados foram corroborados pelas observações dos professores à medida que aprofundaram o olhar para suas turmas e notaram particular aumento do esforço e interesse, embora não tenham observado mudanças em toda a sala de aula. Dentre os aspectos das palestras que contribuíram para os resultados, destacam-se a promoção de interação entre os alunos, do engajamento e envolvimento cognitivo a partir das dinâmicas das apresentações. As pesquisas científicas apresentadas, espaços não formais utilizados e formação dos apresentadores também tiveram papel fundamental. Contudo, aspectos relacionados à avaliação escolar e falta de diálogo entre professores e estudantes podem limitar essas atividades no que concerne ao diagnóstico, intervenção e acompanhamento dos estudantes. Os resultados fomentam a importância da divulgação científica da química e responsabilidade da universidade pública no processo de divulgação e motivação do estudante para o aprendizado. In the educational psychology field, many studies have been doing the diagnosis of student\'s motivation to chemistry, but few studies propose interventions and evaluate its potential for changing the motivation to learning, especially at Brazilian context. From this, this study evaluated the contribution of interactive lectures to promote the motivation to learn chemistry in first-year High School students of three public schools of São Carlos city based on Self-Determination Theory (SDT). The lectures were develop from the partnership with IQSC research groups and represent a set of dynamic activities of science popularization, of which four of them were chosen to be applied over one year, in a total of 21 presentations to around 150 students. The presentation spaces of the lectures were a science museum and the hall of a library of USP. The triangulation methodology was used, based on the application of Likert scale questionnaires, semi-structured interviews with students and teachers and observations and field notes. The analysis of the Chemistry Motivation Questionnaire (CMQ), through the median calculation, and the teachers\' interview analysis, provided data about students\' initial motivational state and about the scenario in which the research was unfolded. The prevalence of motivation regulated by external factors, such as grade motivation, was revealed in all schools. The analysis of the Intrinsic Motivation Inventory (IMI) indicated that the interactive chemistry lectures have satisfied aspects related to promotion of interest, value, effort and perception of choice to the detriment of the sense of pressure, which points to a motivating activity. From the simple categorization of the interviews and analysis of the results, the increase in interest for chemistry and the increase of the effort to learn provided, between other factors, indications of promotion of motivation to learning chemistry. These results were corroborated by the observations of the teachers as they paid more attention to their classroom and noticed a particular increase in effort and interest, although they did not observe changes in all students. Among the aspects of the lectures that contributed to the results, the promotion of interaction among students, engagement and cognitive involvement based on the dynamics of presentations are highlight. The scientific research presented, non-formal spaces used and presenters training also played fundamental role. However, aspects related to school evaluation and lack of dialogue between teachers and students may limit this activities regarding the diagnosis, intervention and monitoring of the classes. The results foment the importance of scientific popularization of chemistry and the responsibility of the public university in the process of dissemination and motivation of students to learn. https://doi.org/10.11606/T.75.2018.tde-18062018-142941info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:18:12Zoai:teses.usp.br:tde-18062018-142941Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:51:26.505437Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Contribuição de palestras de divulgação científica da química para a motivação para o aprendizado em estudantes do primeiro ano do Ensino Médio: uma perspectiva da Teoria da Autodeterminação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Contribution of chemistry\'s scientific popularization lectures to the motivation for learning in first-year students of High School: a Self-Determination Theory perspective
title Contribuição de palestras de divulgação científica da química para a motivação para o aprendizado em estudantes do primeiro ano do Ensino Médio: uma perspectiva da Teoria da Autodeterminação
spellingShingle Contribuição de palestras de divulgação científica da química para a motivação para o aprendizado em estudantes do primeiro ano do Ensino Médio: uma perspectiva da Teoria da Autodeterminação
Kenia Naara Parra
title_short Contribuição de palestras de divulgação científica da química para a motivação para o aprendizado em estudantes do primeiro ano do Ensino Médio: uma perspectiva da Teoria da Autodeterminação
title_full Contribuição de palestras de divulgação científica da química para a motivação para o aprendizado em estudantes do primeiro ano do Ensino Médio: uma perspectiva da Teoria da Autodeterminação
title_fullStr Contribuição de palestras de divulgação científica da química para a motivação para o aprendizado em estudantes do primeiro ano do Ensino Médio: uma perspectiva da Teoria da Autodeterminação
title_full_unstemmed Contribuição de palestras de divulgação científica da química para a motivação para o aprendizado em estudantes do primeiro ano do Ensino Médio: uma perspectiva da Teoria da Autodeterminação
title_sort Contribuição de palestras de divulgação científica da química para a motivação para o aprendizado em estudantes do primeiro ano do Ensino Médio: uma perspectiva da Teoria da Autodeterminação
author Kenia Naara Parra
author_facet Kenia Naara Parra
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ana Claudia Kasseboehmer
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Glaucia Maria da Silva Degrève
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Martha Marandino
dc.contributor.author.fl_str_mv Kenia Naara Parra
contributor_str_mv Ana Claudia Kasseboehmer
Glaucia Maria da Silva Degrève
Martha Marandino
description No campo da psicologia educacional, muitos estudos têm diagnosticado a motivação de estudantes na área da química, mas poucos propõem intervenções e avaliam seu potencial para a mudança da motivação para a aprendizagem, especialmente no contexto brasileiro. Diante disso, este estudo avaliou a contribuição de palestras interativas para a promoção da motivação para aprender química em estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de três escolas públicas da cidade de São Carlos com base na Self-Determination Theory (SDT). As palestras foram desenvolvidas a partir da parceria com grupos de pesquisa do IQSC e representam um conjunto de atividades dinâmicas de divulgação científica, das quais quatro foram selecionadas para serem aplicadas ao longo de um ano, no total de 21 apresentações para cerca de 150 estudantes. Os espaços de apresentação das palestras foram um museu de ciências e o saguão de uma biblioteca da USP. Foi utilizada a triangulação metodológica pautada na aplicação de questionários com escala Likert, realização de entrevistas semiestruturadas com estudantes e professores e observações no diário de campo. A análise do instrumento Chemistry Motivation Questionnaire (CMQ), através do cálculo da mediana, juntamente da análise das entrevistas dos professores, forneceu dados sobre o estado motivacional inicial dos estudantes e o cenário na qual a pesquisa se desdobrou. Foi revelada a prevalência da motivação regulada por fatores externos, como a motivação por nota, em todas as escolas. A análise do instrumento Intrinsic Motivation Inventory (IMI), indicou que as palestras interativas de química satisfizeram aspectos promotores do interesse, valor, esforço e percepção de escolha nos estudantes, em detrimento do sentimento de pressão, o que aponta para uma atividade motivadora. A partir da categorização simples das entrevistas e análise dos resultados, o aumento do interesse pela química, a melhor compreensão dos conceitos químicos, a melhor compreensão da natureza da química, bem como do aumento do esforço aplicado para o aprendizado forneceram, dentre outros fatores, indícios da promoção da motivação para o aprendizado de química. Tais resultados foram corroborados pelas observações dos professores à medida que aprofundaram o olhar para suas turmas e notaram particular aumento do esforço e interesse, embora não tenham observado mudanças em toda a sala de aula. Dentre os aspectos das palestras que contribuíram para os resultados, destacam-se a promoção de interação entre os alunos, do engajamento e envolvimento cognitivo a partir das dinâmicas das apresentações. As pesquisas científicas apresentadas, espaços não formais utilizados e formação dos apresentadores também tiveram papel fundamental. Contudo, aspectos relacionados à avaliação escolar e falta de diálogo entre professores e estudantes podem limitar essas atividades no que concerne ao diagnóstico, intervenção e acompanhamento dos estudantes. Os resultados fomentam a importância da divulgação científica da química e responsabilidade da universidade pública no processo de divulgação e motivação do estudante para o aprendizado.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-04-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.75.2018.tde-18062018-142941
url https://doi.org/10.11606/T.75.2018.tde-18062018-142941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Química
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502834266308608