O milagre como fenômeno cinematográfico Anunciação, Cura do Cego, Ressurreição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faissol, Pedro de Andrade Lima
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-18092018-165139/
Resumo: A representação do milagre no cinema é um problema. O seu caráter descontínuo solicita do(a) realizador(a) uma tomada de posição: esconder as marcas das operações fílmicas, camuflando-as em prol de uma transparência, ou explicitar sem disfarces os artifícios empregados. Supõe-se que o milagre no cinema seja mais bem resolvido quando se apresenta frontalmente, expondo as suas fraturas através da exacerbação do meio fílmico. A hipótese acima, de natureza axiológica, será verificada na análise de filmes que tematizam três milagres dos Evangelhos: Anunciação, Cura do cego e Ressurreição. Cada milagre será articulado a um diferente problema de representação. Na primeira parte da tese, estudaremos a Anunciação no cinema à luz dos motivos plásticos herdados de sua vasta iconografia. Na segunda parte, dedicada à Cura do cego, analisaremos as operações empregadas na representação do milagre a partir das questões que se colocam pela figuração da imagem religiosa. Na terceira parte da tese, por fim, a Ressurreição: veremos as estratégias de encenação adotadas em função da crença do espectador na representação.
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spelling O milagre como fenômeno cinematográfico Anunciação, Cura do Cego, RessurreiçãoThe miracle as a cinematographic phenomenon: Annunciation, Healing of the Blind, Resurrection.Cinema and TheaterCinema e TeatroIconografia RenascentistaImagem ReligiosaMilagres dos EvangelhosMiracles of the GospelsProblemas de RepresentaçãoReligious ImageRenaissance IconographyRepresentational ProblemsA representação do milagre no cinema é um problema. O seu caráter descontínuo solicita do(a) realizador(a) uma tomada de posição: esconder as marcas das operações fílmicas, camuflando-as em prol de uma transparência, ou explicitar sem disfarces os artifícios empregados. Supõe-se que o milagre no cinema seja mais bem resolvido quando se apresenta frontalmente, expondo as suas fraturas através da exacerbação do meio fílmico. A hipótese acima, de natureza axiológica, será verificada na análise de filmes que tematizam três milagres dos Evangelhos: Anunciação, Cura do cego e Ressurreição. Cada milagre será articulado a um diferente problema de representação. Na primeira parte da tese, estudaremos a Anunciação no cinema à luz dos motivos plásticos herdados de sua vasta iconografia. Na segunda parte, dedicada à Cura do cego, analisaremos as operações empregadas na representação do milagre a partir das questões que se colocam pela figuração da imagem religiosa. Na terceira parte da tese, por fim, a Ressurreição: veremos as estratégias de encenação adotadas em função da crença do espectador na representação.The representation of the miracle in films is a problem. Its discontinuous aspect demands from the director to take a position: to hide the traces from the filmic operations, dissimulating them for transparency purpose, or to underline the effects employed. In this thesis we will argue that the miracle is better represented when it shows itself frontally, exposing its disruptions in the explicitness of the filmic means. In order to verify the axiological hypothesis above, we will analyze several films that stage three miracles of the Gospels: Annunciation, Healing of the blind and Resurrection. Each of them will be articulated to a different representational problem. In the first part of the thesis, we will study the Annunciation in films according to the motifs inherited from its vast iconography. In the second part, dedicated to the Healing of the blind, we will analyze the filmic operations employed and the questions posed by the figuration of the religious image. In the third part of the thesis, finally, the Resurrection: we will see the strategies of staging adopted according to the belief of the spectator in the representation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBorges, Cristian da SilvaFaissol, Pedro de Andrade Lima2018-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-18092018-165139/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-10-03T01:45:28Zoai:teses.usp.br:tde-18092018-165139Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-10-03T01:45:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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