Implantação de terminal portuário no corredor logístico de exportação do Arco Norte: fatores de decisão entre porto público e terminal de uso privado.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Felipe George Gomes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-04012018-112458/
Resumo: O desempenho satisfatório da produção e exportação de soja e milho nos últimos anos, e projeções futuras do agronegócio, firmam o Brasil no cenário mundial como um dos maiores produtores e exportadores destas commodities. Para atender a demanda de escoamento das safras nos próximos anos, o Brasil precisará desenvolver e modernizar as rodovias, ferrovias, hidrovias, terminais portuários e plataformas logísticas. A produção das safras dos grãos destinada à exportação, embora cultivadas em épocas distintas, causam em determinados períodos congestionamento nos portos do sul e sudeste. Com a expectativa de crescimento da produção e exportação destas oleaginosas, as plataformas logísticas localizadas no norte e nordeste tornaram-se as principais alternativas para a redução dos custos logísticos no escoamento das safras, apesar de ainda apresentarem deficiências na infraestrutura de transporte. O incentivo ao investimento privado em portos públicos, através de decretos que regulamentam a Lei dos Portos (Lei Nº 12.815/2013), é uma estratégia importante para Governo Federal desenvolver novas rotas logísticas mais eficientes. Posto isso, a pesquisa baseou-se no método Analytic Hierarchy Process (AHP) para identificar e avaliar os principais critérios analisados por decisores na escolha de investimentos, visto as alternativas de arrendamento de área e infraestrutura em porto organizado e implantação de terminal de uso privado.
id USP_df8b31231500330b2d4ed66584130e7e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-04012018-112458
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Implantação de terminal portuário no corredor logístico de exportação do Arco Norte: fatores de decisão entre porto público e terminal de uso privado.Implantation of port terminal in Arco Norte export logistics corridor: decision factors between public port and private use terminal.LogísticaLogistics of soy and corn exportMilhoMulticriteria analysisNorth arc logistics platformsPort planningPortos (Planejamento)SojaO desempenho satisfatório da produção e exportação de soja e milho nos últimos anos, e projeções futuras do agronegócio, firmam o Brasil no cenário mundial como um dos maiores produtores e exportadores destas commodities. Para atender a demanda de escoamento das safras nos próximos anos, o Brasil precisará desenvolver e modernizar as rodovias, ferrovias, hidrovias, terminais portuários e plataformas logísticas. A produção das safras dos grãos destinada à exportação, embora cultivadas em épocas distintas, causam em determinados períodos congestionamento nos portos do sul e sudeste. Com a expectativa de crescimento da produção e exportação destas oleaginosas, as plataformas logísticas localizadas no norte e nordeste tornaram-se as principais alternativas para a redução dos custos logísticos no escoamento das safras, apesar de ainda apresentarem deficiências na infraestrutura de transporte. O incentivo ao investimento privado em portos públicos, através de decretos que regulamentam a Lei dos Portos (Lei Nº 12.815/2013), é uma estratégia importante para Governo Federal desenvolver novas rotas logísticas mais eficientes. Posto isso, a pesquisa baseou-se no método Analytic Hierarchy Process (AHP) para identificar e avaliar os principais critérios analisados por decisores na escolha de investimentos, visto as alternativas de arrendamento de área e infraestrutura em porto organizado e implantação de terminal de uso privado.The satisfactory performance of the production and export of soybean and corn in the last years and future projections of the agribusiness, makes Brazil in the world scenario as one of the biggest producers and exporters of these commodities. In order to meet export demand in the coming years, Brazil will need to develop and modernize highways, railways, waterways, port terminals and logistics platforms. The production of grains for export, although developed at different times, causes in certain periods congestion in the ports of the south and southeast. With the expectation of increasing the production and export of these oleaginous products, the logistic platforms located in north and northeast have become the main alternatives for the reduction of logistical costs, although they still present deficiencies in the transport infrastructure. The encouraging private investment in public ports, through decrees that regulate the Law of Ports (Law Nº 12.815/2013), is an important strategy for the Federal Government to develop new routes and to provide an efficient logistics. Thus, the research was based on the Analytic Hierarchy Process (AHP) method to identify and evaluate the main criteria analyzed by decision-makers in the choice of investments, seeing the alternatives of area and infrastructure leasing in organized port and implementation of private use terminal.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBotter, Rui CarlosPereira, Felipe George Gomes2017-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-04012018-112458/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-09-20T19:49:24Zoai:teses.usp.br:tde-04012018-112458Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-09-20T19:49:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Implantação de terminal portuário no corredor logístico de exportação do Arco Norte: fatores de decisão entre porto público e terminal de uso privado.
Implantation of port terminal in Arco Norte export logistics corridor: decision factors between public port and private use terminal.
title Implantação de terminal portuário no corredor logístico de exportação do Arco Norte: fatores de decisão entre porto público e terminal de uso privado.
spellingShingle Implantação de terminal portuário no corredor logístico de exportação do Arco Norte: fatores de decisão entre porto público e terminal de uso privado.
Pereira, Felipe George Gomes
Logística
Logistics of soy and corn export
Milho
Multicriteria analysis
North arc logistics platforms
Port planning
Portos (Planejamento)
Soja
title_short Implantação de terminal portuário no corredor logístico de exportação do Arco Norte: fatores de decisão entre porto público e terminal de uso privado.
title_full Implantação de terminal portuário no corredor logístico de exportação do Arco Norte: fatores de decisão entre porto público e terminal de uso privado.
title_fullStr Implantação de terminal portuário no corredor logístico de exportação do Arco Norte: fatores de decisão entre porto público e terminal de uso privado.
title_full_unstemmed Implantação de terminal portuário no corredor logístico de exportação do Arco Norte: fatores de decisão entre porto público e terminal de uso privado.
title_sort Implantação de terminal portuário no corredor logístico de exportação do Arco Norte: fatores de decisão entre porto público e terminal de uso privado.
author Pereira, Felipe George Gomes
author_facet Pereira, Felipe George Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Botter, Rui Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Felipe George Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Logística
Logistics of soy and corn export
Milho
Multicriteria analysis
North arc logistics platforms
Port planning
Portos (Planejamento)
Soja
topic Logística
Logistics of soy and corn export
Milho
Multicriteria analysis
North arc logistics platforms
Port planning
Portos (Planejamento)
Soja
description O desempenho satisfatório da produção e exportação de soja e milho nos últimos anos, e projeções futuras do agronegócio, firmam o Brasil no cenário mundial como um dos maiores produtores e exportadores destas commodities. Para atender a demanda de escoamento das safras nos próximos anos, o Brasil precisará desenvolver e modernizar as rodovias, ferrovias, hidrovias, terminais portuários e plataformas logísticas. A produção das safras dos grãos destinada à exportação, embora cultivadas em épocas distintas, causam em determinados períodos congestionamento nos portos do sul e sudeste. Com a expectativa de crescimento da produção e exportação destas oleaginosas, as plataformas logísticas localizadas no norte e nordeste tornaram-se as principais alternativas para a redução dos custos logísticos no escoamento das safras, apesar de ainda apresentarem deficiências na infraestrutura de transporte. O incentivo ao investimento privado em portos públicos, através de decretos que regulamentam a Lei dos Portos (Lei Nº 12.815/2013), é uma estratégia importante para Governo Federal desenvolver novas rotas logísticas mais eficientes. Posto isso, a pesquisa baseou-se no método Analytic Hierarchy Process (AHP) para identificar e avaliar os principais critérios analisados por decisores na escolha de investimentos, visto as alternativas de arrendamento de área e infraestrutura em porto organizado e implantação de terminal de uso privado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-04012018-112458/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-04012018-112458/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090358949183488