A música no imagináro ítalo-pedrinhense: o pós-método no ensino e na revitalização da língua de herança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Tatiana Iegoroff de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8148/tde-17022020-165504/
Resumo: O objetivo do presente estudo é observar o papel da música em Pedrinhas Paulista e suas potencialidades no ensino e na revitalização linguística e cultural da comunidade, uma ex-colônia italiana fundada em 1952 e localizada no interior do Estado de São Paulo. Para isso, apresentamos de maneira aprofundada tal comunidade, além do curso de Italiano como Herança ali implementado. Também traçamos um histórico com informações sobre a presença da música nos primeiros tempos da cidade e na atualidade, além de analisar a elaboração e a aplicação de uma unidade didática sobre o tema, pensada exclusivamente para o curso de Italiano como Herança. Os participantes desta pesquisa, portanto, são moradores da cidade de Pedrinhas Paulista que têm alguma relação com a música e, também, a professora, as colaboradoras e os alunos do curso de Italiano como Herança. Para a fundamentação teórica desta pesquisa realizamos um estudo sobre diferentes definições de língua de herança, justificando, assim, a escolha da definição proposta por Ortale (2016). Foram utilizados, também, estudos sobre a metodologia da história oral (MEIHY, 2002) e identidade (BAUMAN, 2004; HALL, 2006). Antes de chegar à perspectiva do pós-método (KUMARAVADIVELU, 2003 e 2006), percorremos autores que estudaram o uso da música no ensino de línguas estrangeiras, além de apresentar as especificidades do ensino de uma língua de herança. A análise da unidade didática La musica, por fim, pautou-se em tudo o que foi apresentado e também nos comentários e considerações feitas por alunos e professores após a aplicação desse material em sala de aula. Assim sendo, esperamos que esta pesquisa possa contribuir com os estudos sobre línguas de herança, incentivando o uso das culturas locais como matéria prima para potencializar a revitalização linguística e cultural de cada comunidade.
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spelling A música no imagináro ítalo-pedrinhense: o pós-método no ensino e na revitalização da língua de herançaLa musica nell\'immaginario italo-pedrinhense: il post-metodo nell\'insegnamento e nella rivitalizzazione della lingua ereditariaLíngua de herançaLingua ereditariaMaterial didáticoMateriale didatticoPedagogia del post-metodoPedagogia pós-métodoPedrinhas PaulistaPedrinhas PaulistaPotencialidades metodológicasPotenzialità metodologicheO objetivo do presente estudo é observar o papel da música em Pedrinhas Paulista e suas potencialidades no ensino e na revitalização linguística e cultural da comunidade, uma ex-colônia italiana fundada em 1952 e localizada no interior do Estado de São Paulo. Para isso, apresentamos de maneira aprofundada tal comunidade, além do curso de Italiano como Herança ali implementado. Também traçamos um histórico com informações sobre a presença da música nos primeiros tempos da cidade e na atualidade, além de analisar a elaboração e a aplicação de uma unidade didática sobre o tema, pensada exclusivamente para o curso de Italiano como Herança. Os participantes desta pesquisa, portanto, são moradores da cidade de Pedrinhas Paulista que têm alguma relação com a música e, também, a professora, as colaboradoras e os alunos do curso de Italiano como Herança. Para a fundamentação teórica desta pesquisa realizamos um estudo sobre diferentes definições de língua de herança, justificando, assim, a escolha da definição proposta por Ortale (2016). Foram utilizados, também, estudos sobre a metodologia da história oral (MEIHY, 2002) e identidade (BAUMAN, 2004; HALL, 2006). Antes de chegar à perspectiva do pós-método (KUMARAVADIVELU, 2003 e 2006), percorremos autores que estudaram o uso da música no ensino de línguas estrangeiras, além de apresentar as especificidades do ensino de uma língua de herança. A análise da unidade didática La musica, por fim, pautou-se em tudo o que foi apresentado e também nos comentários e considerações feitas por alunos e professores após a aplicação desse material em sala de aula. Assim sendo, esperamos que esta pesquisa possa contribuir com os estudos sobre línguas de herança, incentivando o uso das culturas locais como matéria prima para potencializar a revitalização linguística e cultural de cada comunidade.L\'obiettivo di questa ricerca è osservare il ruolo della musica a Pedrinhas Paulista e le sue potenzialità nell\'insegnamento e rivitalizzazione linguistica e culturale della comunità, una ex colonia italiana fondata nel 1952 e situata all\'interno dello Stato di São Paulo. Per questo, presentiamo in maniera dettagliata questa comunità, oltre al corso di Italiano como Herança lì applicato. Abbiamo anche tracciato una cronologia con le informazione sulla presenza della musica nei primi anni della città e nell\'attualità, oltre ad analizzare la preparazione e l\'applicazione di un materiale didattico su questo argomento, creato esclusivamente per il corso di Italiano como Herança. I partecipanti di questa ricerca, pertanto, sono gli abitanti della città di Pedrinhas Paulista che hanno un legame con la musica e, anche, la professoressa, le collaboratrice e gli studenti del corso di Italiano como Herança. Per l\'argomentazione teorica di questa ricerca abbiamo fatto un studio delle diverse definizioni di lingua ereditaria, giustificando, così, la scelta della definizione proposta da Ortale (2016). Sono anche stati utilizzati studi sulla metodologia della storia orale (MEIHY, 2002) e sull\'identità (BAUMAN, 2004; HALL, 2006). Prima di arrivare alla prospettiva del post-metodo (KUMARAVADIVELU, 2003 e 2006), abbiamo affrontato gli autori che hanno studiato l\'uso della musica nell\'insegnamento di lingue straniere, oltre a presentare le specificità dell\'insegnamento di una lingua ereditaria. L\'analisi del materiale didattico \"La musica\", infine, è stato guidato da tutto quello che è stato presentato e anche dai commenti e osservazioni fatti dagli alunni e professori dopo l\'applicazione di questo materiale in aula. In questo modo, speriamo che questa ricerca possa aiutare gli studi sulle lingue ereditarie, promuovendo l\'uso delle culture locali come materia prima per potenziare la rivitalizzazione linguistica e culturale di ogni comunità.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOrtale, Fernanda LanducciMattos, Tatiana Iegoroff de2019-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8148/tde-17022020-165504/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-02-17T23:03:02Zoai:teses.usp.br:tde-17022020-165504Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-02-17T23:03:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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