Instrumentos de Avaliação Pós-Ocupação (APO) adaptados a pré-escolares com deficiência física, Auditiva e visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abate, Tania Pietzschke
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-27012012-094114/
Resumo: Este estudo objetiva o desenvolvimento de instrumentos de Avaliação Pós-Ocupação (APO) destinados a alunos com deficiência física, auditiva e visual. Tem-se como meta a elaboração de referencial teórico e prático para futuros trabalhos relacionados a APO em escolas que considerem a inclusão da opinião dos alunos com deficiência e visa à melhoria qualitativa das condições de uso e o consequente favorecimento da inclusão dos mesmos. A avaliação da acessibilidade, conforto ambiental, segurança patrimonial e contra incêndios, dentre outras formas de avaliação, em ambientes escolares, tem adotado, no meio acadêmico, a APO como uma das metodologias. A APO consiste na aplicação de um conjunto de métodos e técnicas no ambiente construído e nos seus usuários e objetiva aferir o desempenho físico e a satisfação dos usuários em relação ao ambiente (ORNSTEIN; BRUNA; ROMÉRO, 1995). Alinhados com os objetivos do grupo de pesquisa Qualidade e Desempenho no Ambiente Construído, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), se apresentam os resultados da elaboração e da aplicação dos instrumentos de coleta de dados: entrevista lúdica e questionário, adaptados aos alunos de pré-escola com deficiência física, auditiva e visual utilizando como base os resultados dos instrumentos aplicados na direção e nos docentes (entrevistas), bem como na observação dos alunos em três escolas especiais3 localizadas na cidade de São Paulo. A pesquisa de campo foi realizada em duas etapas, nos períodos entre agosto e dezembro de 2009 (pré-teste) e de 2010 (validação). A primeira etapa da pesquisa de campo teve como meta a verificação prática da metodologia proposta, incluindo a receptividade e a participação dos alunos envolvidos e a prospecção de erros visando à melhoria dos instrumentos para a nova aplicação realizada em 2010, que teve como meta a validação dos mesmos, bem como a comprovação das premissas levantadas. Adotou-se como estratégia de pesquisa o estudo de casos múltiplos incorporados (YIN, 2005), que se baseia em várias fontes de evidências e beneficia-se do desenvolvimento prévio de proposições teóricas para conduzir a coleta e a análise de dados, sendo que cada escola é o objeto de um estudo de caso individual. Este trabalho apresenta caráter qualitativo e multidisciplinar e fundamenta-se nos pressupostos teóricos da arquitetura e da APO, da educação; da pedagogia; da medicina; da sociologia e da psicologia ambiental, dentre outras áreas. Constatou-se que as limitações decorrentes de cada deficiência determinam as especificidades na adaptação e no processo de aplicação dos instrumentos para coleta de dados visando à medição da satisfação destes usuários em relação ao ambiente da pré-escola. 3 A escola especial ou escola de educação especial oferece atendimento especializado, separado da rede regular de ensino, somente para os alunos com deficiência, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular. Cada escola especial é especializada em uma deficiência específica e a sua associação com outras deficiências, limitações, condições ou disfunções. 4 O termo usual é pessoa com deficiência. Os termos constantes nas palavras-chave foram extraídos do Vocabulário Controlado do Sistema Integrado de Bibliotecas - SIBI (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 2006).
id USP_dfba4287a8b8d7cb7b432b944502bc42
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27012012-094114
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Instrumentos de Avaliação Pós-Ocupação (APO) adaptados a pré-escolares com deficiência física, Auditiva e visualPost Occupancy Evaluation tools (POE) adapted to pre-school children with physical, hearing, and visual disabilitiesArchitecture for disabled peopleArquitetura para deficientesAvaliação pós-ocupação (instrumentos) - EscolasDeficientesDisabled peopleInclusão escolarInclusionPost Occupancy Evaluation (tools) - SchoolsEste estudo objetiva o desenvolvimento de instrumentos de Avaliação Pós-Ocupação (APO) destinados a alunos com deficiência física, auditiva e visual. Tem-se como meta a elaboração de referencial teórico e prático para futuros trabalhos relacionados a APO em escolas que considerem a inclusão da opinião dos alunos com deficiência e visa à melhoria qualitativa das condições de uso e o consequente favorecimento da inclusão dos mesmos. A avaliação da acessibilidade, conforto ambiental, segurança patrimonial e contra incêndios, dentre outras formas de avaliação, em ambientes escolares, tem adotado, no meio acadêmico, a APO como uma das metodologias. A APO consiste na aplicação de um conjunto de métodos e técnicas no ambiente construído e nos seus usuários e objetiva aferir o desempenho físico e a satisfação dos usuários em relação ao ambiente (ORNSTEIN; BRUNA; ROMÉRO, 1995). Alinhados com os objetivos do grupo de pesquisa Qualidade e Desempenho no Ambiente Construído, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), se apresentam os resultados da elaboração e da aplicação dos instrumentos de coleta de dados: entrevista lúdica e questionário, adaptados aos alunos de pré-escola com deficiência física, auditiva e visual utilizando como base os resultados dos instrumentos aplicados na direção e nos docentes (entrevistas), bem como na observação dos alunos em três escolas especiais3 localizadas na cidade de São Paulo. A pesquisa de campo foi realizada em duas etapas, nos períodos entre agosto e dezembro de 2009 (pré-teste) e de 2010 (validação). A primeira etapa da pesquisa de campo teve como meta a verificação prática da metodologia proposta, incluindo a receptividade e a participação dos alunos envolvidos e a prospecção de erros visando à melhoria dos instrumentos para a nova aplicação realizada em 2010, que teve como meta a validação dos mesmos, bem como a comprovação das premissas levantadas. Adotou-se como estratégia de pesquisa o estudo de casos múltiplos incorporados (YIN, 2005), que se baseia em várias fontes de evidências e beneficia-se do desenvolvimento prévio de proposições teóricas para conduzir a coleta e a análise de dados, sendo que cada escola é o objeto de um estudo de caso individual. Este trabalho apresenta caráter qualitativo e multidisciplinar e fundamenta-se nos pressupostos teóricos da arquitetura e da APO, da educação; da pedagogia; da medicina; da sociologia e da psicologia ambiental, dentre outras áreas. Constatou-se que as limitações decorrentes de cada deficiência determinam as especificidades na adaptação e no processo de aplicação dos instrumentos para coleta de dados visando à medição da satisfação destes usuários em relação ao ambiente da pré-escola. 3 A escola especial ou escola de educação especial oferece atendimento especializado, separado da rede regular de ensino, somente para os alunos com deficiência, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular. Cada escola especial é especializada em uma deficiência específica e a sua associação com outras deficiências, limitações, condições ou disfunções. 4 O termo usual é pessoa com deficiência. Os termos constantes nas palavras-chave foram extraídos do Vocabulário Controlado do Sistema Integrado de Bibliotecas - SIBI (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 2006).This study aims at developing Post-Occupational Evaluation tools (POE) for students with physical, hearing, and visual disabilities. The objective consists of elaborating theoretical and practical references for future studies related to POE in schools that consider the opinion of students with disabilities and aim at qualitative conditions of use and inclusion. POE has been adopted as a method to assess accessibility, environmental comfort, asset security and fire safety, among other types of evaluation, in school environments. POE consists of applying a range of methods and techniques in the built environment in order to assess the users\" satisfaction in relation to it (ORNSTEIN; BRUNA; ROMÉRO; 1995). The results of data designing and application are aligned with the aims of the Quality and Performance in the Built Environment research group, of the Faculty of Architecture and Urbanism of the University of São Paulo (FAUUSP): playful interview and questionnaire adapted to pre-school children with physical, hearing and visual disabilities based on results of tools applied in the head and teachers (interviews) as well as on the observation of students in three special schools5 located in the city of São Paulo. The field research was conducted in two phases: between August and December of 2009 (pre-testing) and of 2010 (validation). The first phase of the field research focused on the practical evaluation of the chosen method, including reception and participation of students involved and prediction of mistakes to improve tools for the new application, which occurred in 2010, in order to validate them, as well as to confirm the stated premises. The study of multiple incorporated cases has been adopted (YIN, 2005), which is based on various sources of evidence and benefits from previous development of theoretical propositions to perform data collection and analysis, being each school the object of an individual case study. This research presents qualitative and multidisciplinary approach and is based on theoretical presuppositions of architecture and POE; education; pedagogy; medicine; sociology and environmental psychology, among other areas. It has been observed that the limitations associated to each disability determine specificities in the adaptation and application of data collection instruments to assess the satisfaction of subjects in relation to pre-school environment. 5 A special school or a school for special education offers specialized education outside the regular school system, exclusively for disabled students who, due to their specific needs, cannot be integrated in regular classes. Each special school is skilled in one type of disability and its association with other deficiencies, limitations, conditions, or disorders. 6 The usual term is person with disability. The words chosen as keywords are based on the Controlled Vocabulary of the Integrated System of Libraries - SIBI (UNIVERSITY OF SÃO PAULO, 2006)Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLopes, Maria ElisabeteOno, RosariaAbate, Tania Pietzschke2011-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-27012012-094114/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:30Zoai:teses.usp.br:tde-27012012-094114Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Instrumentos de Avaliação Pós-Ocupação (APO) adaptados a pré-escolares com deficiência física, Auditiva e visual
Post Occupancy Evaluation tools (POE) adapted to pre-school children with physical, hearing, and visual disabilities
title Instrumentos de Avaliação Pós-Ocupação (APO) adaptados a pré-escolares com deficiência física, Auditiva e visual
spellingShingle Instrumentos de Avaliação Pós-Ocupação (APO) adaptados a pré-escolares com deficiência física, Auditiva e visual
Abate, Tania Pietzschke
Architecture for disabled people
Arquitetura para deficientes
Avaliação pós-ocupação (instrumentos) - Escolas
Deficientes
Disabled people
Inclusão escolar
Inclusion
Post Occupancy Evaluation (tools) - Schools
title_short Instrumentos de Avaliação Pós-Ocupação (APO) adaptados a pré-escolares com deficiência física, Auditiva e visual
title_full Instrumentos de Avaliação Pós-Ocupação (APO) adaptados a pré-escolares com deficiência física, Auditiva e visual
title_fullStr Instrumentos de Avaliação Pós-Ocupação (APO) adaptados a pré-escolares com deficiência física, Auditiva e visual
title_full_unstemmed Instrumentos de Avaliação Pós-Ocupação (APO) adaptados a pré-escolares com deficiência física, Auditiva e visual
title_sort Instrumentos de Avaliação Pós-Ocupação (APO) adaptados a pré-escolares com deficiência física, Auditiva e visual
author Abate, Tania Pietzschke
author_facet Abate, Tania Pietzschke
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Maria Elisabete
Ono, Rosaria
dc.contributor.author.fl_str_mv Abate, Tania Pietzschke
dc.subject.por.fl_str_mv Architecture for disabled people
Arquitetura para deficientes
Avaliação pós-ocupação (instrumentos) - Escolas
Deficientes
Disabled people
Inclusão escolar
Inclusion
Post Occupancy Evaluation (tools) - Schools
topic Architecture for disabled people
Arquitetura para deficientes
Avaliação pós-ocupação (instrumentos) - Escolas
Deficientes
Disabled people
Inclusão escolar
Inclusion
Post Occupancy Evaluation (tools) - Schools
description Este estudo objetiva o desenvolvimento de instrumentos de Avaliação Pós-Ocupação (APO) destinados a alunos com deficiência física, auditiva e visual. Tem-se como meta a elaboração de referencial teórico e prático para futuros trabalhos relacionados a APO em escolas que considerem a inclusão da opinião dos alunos com deficiência e visa à melhoria qualitativa das condições de uso e o consequente favorecimento da inclusão dos mesmos. A avaliação da acessibilidade, conforto ambiental, segurança patrimonial e contra incêndios, dentre outras formas de avaliação, em ambientes escolares, tem adotado, no meio acadêmico, a APO como uma das metodologias. A APO consiste na aplicação de um conjunto de métodos e técnicas no ambiente construído e nos seus usuários e objetiva aferir o desempenho físico e a satisfação dos usuários em relação ao ambiente (ORNSTEIN; BRUNA; ROMÉRO, 1995). Alinhados com os objetivos do grupo de pesquisa Qualidade e Desempenho no Ambiente Construído, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), se apresentam os resultados da elaboração e da aplicação dos instrumentos de coleta de dados: entrevista lúdica e questionário, adaptados aos alunos de pré-escola com deficiência física, auditiva e visual utilizando como base os resultados dos instrumentos aplicados na direção e nos docentes (entrevistas), bem como na observação dos alunos em três escolas especiais3 localizadas na cidade de São Paulo. A pesquisa de campo foi realizada em duas etapas, nos períodos entre agosto e dezembro de 2009 (pré-teste) e de 2010 (validação). A primeira etapa da pesquisa de campo teve como meta a verificação prática da metodologia proposta, incluindo a receptividade e a participação dos alunos envolvidos e a prospecção de erros visando à melhoria dos instrumentos para a nova aplicação realizada em 2010, que teve como meta a validação dos mesmos, bem como a comprovação das premissas levantadas. Adotou-se como estratégia de pesquisa o estudo de casos múltiplos incorporados (YIN, 2005), que se baseia em várias fontes de evidências e beneficia-se do desenvolvimento prévio de proposições teóricas para conduzir a coleta e a análise de dados, sendo que cada escola é o objeto de um estudo de caso individual. Este trabalho apresenta caráter qualitativo e multidisciplinar e fundamenta-se nos pressupostos teóricos da arquitetura e da APO, da educação; da pedagogia; da medicina; da sociologia e da psicologia ambiental, dentre outras áreas. Constatou-se que as limitações decorrentes de cada deficiência determinam as especificidades na adaptação e no processo de aplicação dos instrumentos para coleta de dados visando à medição da satisfação destes usuários em relação ao ambiente da pré-escola. 3 A escola especial ou escola de educação especial oferece atendimento especializado, separado da rede regular de ensino, somente para os alunos com deficiência, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular. Cada escola especial é especializada em uma deficiência específica e a sua associação com outras deficiências, limitações, condições ou disfunções. 4 O termo usual é pessoa com deficiência. Os termos constantes nas palavras-chave foram extraídos do Vocabulário Controlado do Sistema Integrado de Bibliotecas - SIBI (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 2006).
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-27012012-094114/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-27012012-094114/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091114036101120