Uma arquitetura para ambientes de ensino-aprendizagem utilizando o modelo dos sistemas tutores inteligentes e agentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-23052024-163450/ |
Resumo: | O ensino auxiliado por computador é uma alternativa atrativa de apoio aos estudantes que aprendem acompanhados por tutores humanos e também para os estudantes que aprendem sozinhos. Das diversas ferramentas computacionais de apoio ao ensino, destacam-se os Sistemas Tutores Inteligentes. Pesquisas recentes tem demonstrado a validade de utilizar conceitos e técnicas de inteligência artificial para a construção de ambientes de ensino-aprendizagem. Este trabalho propõe o uso de agentes inteligentes no desenvolvimento de ambientes de ensino-aprendizagem. Parte, a princípio, da conceituação de ambientes de ensino-aprendizagem e de agentes inteligentes. O estudo de agentes inteligentes envolve um variado número de propostas relativas a teorias de agentes, que dizem respeito às especificações das propriedades que os agentes devem possuir, a classificação destes agentes e as formas nas quais os mesmos podem ser organizados. Em seguida, apresenta ferramentas computacionais para apoiar o desenvolvimento de agentes. E, finalmente propõe uma arquitetura que é fundamentada no modelo dos sistemas tutores inteligentes, cujos componentes são implementados através da tecnologia de agentes e organizados a partir de conceitos da inteligência artificial distribuída. A arquitetura proposta busca trabalhar com aspectos relacionados a modularidade, flexibilidade e possibilidades de expansão de tais ambientes |
id |
USP_dfc549243938860c643ef7430faa76be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-23052024-163450 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Uma arquitetura para ambientes de ensino-aprendizagem utilizando o modelo dos sistemas tutores inteligentes e agentesAn architecture for learning enviromnents based on Intelligent tutoring systems\' model and agentsagentes Inteligentesdistributed artificial intelligenceinteligência artificial distribuídaintelligent agentsintelligent tutoring systemssistemas tutores inteligentesO ensino auxiliado por computador é uma alternativa atrativa de apoio aos estudantes que aprendem acompanhados por tutores humanos e também para os estudantes que aprendem sozinhos. Das diversas ferramentas computacionais de apoio ao ensino, destacam-se os Sistemas Tutores Inteligentes. Pesquisas recentes tem demonstrado a validade de utilizar conceitos e técnicas de inteligência artificial para a construção de ambientes de ensino-aprendizagem. Este trabalho propõe o uso de agentes inteligentes no desenvolvimento de ambientes de ensino-aprendizagem. Parte, a princípio, da conceituação de ambientes de ensino-aprendizagem e de agentes inteligentes. O estudo de agentes inteligentes envolve um variado número de propostas relativas a teorias de agentes, que dizem respeito às especificações das propriedades que os agentes devem possuir, a classificação destes agentes e as formas nas quais os mesmos podem ser organizados. Em seguida, apresenta ferramentas computacionais para apoiar o desenvolvimento de agentes. E, finalmente propõe uma arquitetura que é fundamentada no modelo dos sistemas tutores inteligentes, cujos componentes são implementados através da tecnologia de agentes e organizados a partir de conceitos da inteligência artificial distribuída. A arquitetura proposta busca trabalhar com aspectos relacionados a modularidade, flexibilidade e possibilidades de expansão de tais ambientesComputer-aided teaching is an attractive choice for supporting both tutor assisted and self-learning students. Among the various teaching tools, are the Intelligent Tutoring Systems. Recent research has pointed out the benefits of employing artificial intelligence concepts and techniques for building learning environments. This work proposes the usage of intelligent agents on the development of learning environments. Its starting point is the conceptualisation of learning environments and intelligent agents. The study of intelligent agents encompasses a varied number of proposals with regard to Agent\'s theories, which deal with the properties\' specifications for those agents; their classification and the ways by which they can be organised. Next, the work presents computer tools for supporting the development of agents. Finally, it proposes an architecture based on intelligent tutor systems, whose components are implemented upon the agent\'s technology and organised from the concepts of distributed artificial intelligence. The proposed architecture considers aspects related to modularity, flexibility and growing potential of those environmentsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCazarini, Edson WalmirPrado, Neli Regina da Silveira Almeida2002-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-23052024-163450/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-05-23T20:48:02Zoai:teses.usp.br:tde-23052024-163450Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-05-23T20:48:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma arquitetura para ambientes de ensino-aprendizagem utilizando o modelo dos sistemas tutores inteligentes e agentes An architecture for learning enviromnents based on Intelligent tutoring systems\' model and agents |
title |
Uma arquitetura para ambientes de ensino-aprendizagem utilizando o modelo dos sistemas tutores inteligentes e agentes |
spellingShingle |
Uma arquitetura para ambientes de ensino-aprendizagem utilizando o modelo dos sistemas tutores inteligentes e agentes Prado, Neli Regina da Silveira Almeida agentes Inteligentes distributed artificial intelligence inteligência artificial distribuída intelligent agents intelligent tutoring systems sistemas tutores inteligentes |
title_short |
Uma arquitetura para ambientes de ensino-aprendizagem utilizando o modelo dos sistemas tutores inteligentes e agentes |
title_full |
Uma arquitetura para ambientes de ensino-aprendizagem utilizando o modelo dos sistemas tutores inteligentes e agentes |
title_fullStr |
Uma arquitetura para ambientes de ensino-aprendizagem utilizando o modelo dos sistemas tutores inteligentes e agentes |
title_full_unstemmed |
Uma arquitetura para ambientes de ensino-aprendizagem utilizando o modelo dos sistemas tutores inteligentes e agentes |
title_sort |
Uma arquitetura para ambientes de ensino-aprendizagem utilizando o modelo dos sistemas tutores inteligentes e agentes |
author |
Prado, Neli Regina da Silveira Almeida |
author_facet |
Prado, Neli Regina da Silveira Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cazarini, Edson Walmir |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prado, Neli Regina da Silveira Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
agentes Inteligentes distributed artificial intelligence inteligência artificial distribuída intelligent agents intelligent tutoring systems sistemas tutores inteligentes |
topic |
agentes Inteligentes distributed artificial intelligence inteligência artificial distribuída intelligent agents intelligent tutoring systems sistemas tutores inteligentes |
description |
O ensino auxiliado por computador é uma alternativa atrativa de apoio aos estudantes que aprendem acompanhados por tutores humanos e também para os estudantes que aprendem sozinhos. Das diversas ferramentas computacionais de apoio ao ensino, destacam-se os Sistemas Tutores Inteligentes. Pesquisas recentes tem demonstrado a validade de utilizar conceitos e técnicas de inteligência artificial para a construção de ambientes de ensino-aprendizagem. Este trabalho propõe o uso de agentes inteligentes no desenvolvimento de ambientes de ensino-aprendizagem. Parte, a princípio, da conceituação de ambientes de ensino-aprendizagem e de agentes inteligentes. O estudo de agentes inteligentes envolve um variado número de propostas relativas a teorias de agentes, que dizem respeito às especificações das propriedades que os agentes devem possuir, a classificação destes agentes e as formas nas quais os mesmos podem ser organizados. Em seguida, apresenta ferramentas computacionais para apoiar o desenvolvimento de agentes. E, finalmente propõe uma arquitetura que é fundamentada no modelo dos sistemas tutores inteligentes, cujos componentes são implementados através da tecnologia de agentes e organizados a partir de conceitos da inteligência artificial distribuída. A arquitetura proposta busca trabalhar com aspectos relacionados a modularidade, flexibilidade e possibilidades de expansão de tais ambientes |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-10-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-23052024-163450/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-23052024-163450/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809091015539163136 |