Educação ambiental e metodologias ativas: caminhos e perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16022021-115104/ |
Resumo: | O presente estudo se situa na interface entre os campos da Educação Ambiental e das Metodologias Ativas. Nosso ponto de partida é a concepção de que a Educação Ambiental consiste em um elemento essencial para a educação global, orientada para a resolução de problemas em favor do bem-estar da comunidade humana. Isso requer um trabalho educacional que pode contar com a contribuição oriunda das Metodologias Ativas, entendidas como caminhos onde o aluno abandona a memorização dos conteúdos na direção da busca do conhecimento, numa aprendizagem que promove a curiosidade intelectual, o saber coletivo, o trabalho colaborativo, e o questionamento sobre os problemas da vida cotidiana em nível global e local. A presente pesquisa, portanto, assume a busca de convergência da Educação Ambiental, enquanto temática da Educação e as Metodologias Ativas, como abordagem ou proposta metodológica, visando favorecer a tomada de consciência da realidade global, a partir do conhecimento do tipo de relações que os seres humanos estabelecem entre si, e com a natureza, assim como dos problemas ambientais e da busca de caminhos para equacioná-los. Em linhas gerais, os resultados nos oferecem importantes indícios de que, nos últimos anos, cada vez mais, as Metodologias Ativas têm sido utilizadas para o estudo de Educação Ambiental, e têm se revelado relevantes para a conscientização dos problemas socioambientais que, muitas vezes, se encontram bem perto dos alunos: na própria vizinhança da escola ou de suas casas. |
id |
USP_dfeafd0d231d2ed86dda8778f7d4e667 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-16022021-115104 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Educação ambiental e metodologias ativas: caminhos e perspectivasEnvironmental education and active methodologies: paths and perspectivesActive methodologiesEducação ambientalEnvironmental educationMetodologias ativasO presente estudo se situa na interface entre os campos da Educação Ambiental e das Metodologias Ativas. Nosso ponto de partida é a concepção de que a Educação Ambiental consiste em um elemento essencial para a educação global, orientada para a resolução de problemas em favor do bem-estar da comunidade humana. Isso requer um trabalho educacional que pode contar com a contribuição oriunda das Metodologias Ativas, entendidas como caminhos onde o aluno abandona a memorização dos conteúdos na direção da busca do conhecimento, numa aprendizagem que promove a curiosidade intelectual, o saber coletivo, o trabalho colaborativo, e o questionamento sobre os problemas da vida cotidiana em nível global e local. A presente pesquisa, portanto, assume a busca de convergência da Educação Ambiental, enquanto temática da Educação e as Metodologias Ativas, como abordagem ou proposta metodológica, visando favorecer a tomada de consciência da realidade global, a partir do conhecimento do tipo de relações que os seres humanos estabelecem entre si, e com a natureza, assim como dos problemas ambientais e da busca de caminhos para equacioná-los. Em linhas gerais, os resultados nos oferecem importantes indícios de que, nos últimos anos, cada vez mais, as Metodologias Ativas têm sido utilizadas para o estudo de Educação Ambiental, e têm se revelado relevantes para a conscientização dos problemas socioambientais que, muitas vezes, se encontram bem perto dos alunos: na própria vizinhança da escola ou de suas casas.The present study is located at the interface between the fields of Environmental Education and Active Methodologies. Our starting point is the conception that Environmental Education is an essential element for global education, oriented towards solving problems in favor of the well-being of the human community. This requires educational work that can count on the contribution coming from Active Methodologies, understood as paths where the student abandons the memorization of contents in the direction of the search for knowledge, in a learning that promotes intellectual curiosity, collective knowledge, collaborative work, and questioning the problems of everyday life at the global and local level. The present research, therefore, assumes the search for the convergence of these two educational actions that can favor the awareness of the global reality, from the knowledge of the type of relationships that human beings establish with each other, and with nature, as well as the environmental problems and the search for ways to solve them. In general, the results provide us with important evidence that, more and more, Active Methodologies have been used for the study of Environmental Education, and have proven to be relevant for the awareness of socio-environmental problems that are often very close of students: in the neighborhood of the school or in their homes.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAraújo, Ulisses Ferreira deAntunes, Maria Helena2020-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16022021-115104/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-02-16T20:46:02Zoai:teses.usp.br:tde-16022021-115104Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-02-16T20:46:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental e metodologias ativas: caminhos e perspectivas Environmental education and active methodologies: paths and perspectives |
title |
Educação ambiental e metodologias ativas: caminhos e perspectivas |
spellingShingle |
Educação ambiental e metodologias ativas: caminhos e perspectivas Antunes, Maria Helena Active methodologies Educação ambiental Environmental education Metodologias ativas |
title_short |
Educação ambiental e metodologias ativas: caminhos e perspectivas |
title_full |
Educação ambiental e metodologias ativas: caminhos e perspectivas |
title_fullStr |
Educação ambiental e metodologias ativas: caminhos e perspectivas |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental e metodologias ativas: caminhos e perspectivas |
title_sort |
Educação ambiental e metodologias ativas: caminhos e perspectivas |
author |
Antunes, Maria Helena |
author_facet |
Antunes, Maria Helena |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Araújo, Ulisses Ferreira de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Maria Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Active methodologies Educação ambiental Environmental education Metodologias ativas |
topic |
Active methodologies Educação ambiental Environmental education Metodologias ativas |
description |
O presente estudo se situa na interface entre os campos da Educação Ambiental e das Metodologias Ativas. Nosso ponto de partida é a concepção de que a Educação Ambiental consiste em um elemento essencial para a educação global, orientada para a resolução de problemas em favor do bem-estar da comunidade humana. Isso requer um trabalho educacional que pode contar com a contribuição oriunda das Metodologias Ativas, entendidas como caminhos onde o aluno abandona a memorização dos conteúdos na direção da busca do conhecimento, numa aprendizagem que promove a curiosidade intelectual, o saber coletivo, o trabalho colaborativo, e o questionamento sobre os problemas da vida cotidiana em nível global e local. A presente pesquisa, portanto, assume a busca de convergência da Educação Ambiental, enquanto temática da Educação e as Metodologias Ativas, como abordagem ou proposta metodológica, visando favorecer a tomada de consciência da realidade global, a partir do conhecimento do tipo de relações que os seres humanos estabelecem entre si, e com a natureza, assim como dos problemas ambientais e da busca de caminhos para equacioná-los. Em linhas gerais, os resultados nos oferecem importantes indícios de que, nos últimos anos, cada vez mais, as Metodologias Ativas têm sido utilizadas para o estudo de Educação Ambiental, e têm se revelado relevantes para a conscientização dos problemas socioambientais que, muitas vezes, se encontram bem perto dos alunos: na própria vizinhança da escola ou de suas casas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16022021-115104/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16022021-115104/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090760603074560 |