Arqueologia e Educação: as ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos como fio condutor de práticas educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Adriana Negreiros
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-23102014-164854/
Resumo: O presente trabalho analisa as experiências educativas desenvolvidas com alunos e professores de uma escola pública. A experiência buscou aproximar a Arqueologia das práticas escolares, integrando-a ao processo ensino-aprendizagem, tendo como suporte um novo universo teórico e prático. A partir das experiências vivenciadas buscou-se refletir sobre o que denominamos Educação Patrimonial, como campo de conhecimento e método, sua atuação na Educação e em museus, e como a Arqueologia, como ciência que se quer pública, pode contribuir e atuar na produção do conhecimento no meio escolar. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta educativa em torno do sítio arqueológico Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, localizado em Santos, São Paulo, utilizando-o como eixo articulador entre Arqueologia, Educação e Patrimônio.
id USP_dff208f66f4f64746270e74e1a691859
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23102014-164854
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Arqueologia e Educação: as ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos como fio condutor de práticas educacionaisArchaeology and education: the Ruins of St. George Plantation Erasmos as guiding educational practicesArchaeologyArqueologiaEducaçãoEducationEngenho São Jorge dos ErasmosHeritageMuseuMuseumPatrimônioSão Jorge dos Erasmos millO presente trabalho analisa as experiências educativas desenvolvidas com alunos e professores de uma escola pública. A experiência buscou aproximar a Arqueologia das práticas escolares, integrando-a ao processo ensino-aprendizagem, tendo como suporte um novo universo teórico e prático. A partir das experiências vivenciadas buscou-se refletir sobre o que denominamos Educação Patrimonial, como campo de conhecimento e método, sua atuação na Educação e em museus, e como a Arqueologia, como ciência que se quer pública, pode contribuir e atuar na produção do conhecimento no meio escolar. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta educativa em torno do sítio arqueológico Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, localizado em Santos, São Paulo, utilizando-o como eixo articulador entre Arqueologia, Educação e Patrimônio.This paper analyzes the educational experiments conducted with students and teachers at a public school. The experiment sought to bring the archeology of school practices, integrating the teaching-learning process, supported by a new theoretical and practical universe. As from the lived experiences it sought to reflect on what we call Heritage Education as a field of acknowledgement and method, its performance in education and in museums as it is as archeology as science that would be public, can contribute and act in the production of knowledge at school environment. In this sense, the aim of this paper is to present an educational proposal on the archaeological site Ruins of São Jorge dos Erasmos mill´s, located in Santos, São Paulo, using it as articulator axis between Archaeology, Education and Heritage.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHirata, Elaine Farias VelosoCampos, Adriana Negreiros2014-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-23102014-164854/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:55Zoai:teses.usp.br:tde-23102014-164854Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Arqueologia e Educação: as ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos como fio condutor de práticas educacionais
Archaeology and education: the Ruins of St. George Plantation Erasmos as guiding educational practices
title Arqueologia e Educação: as ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos como fio condutor de práticas educacionais
spellingShingle Arqueologia e Educação: as ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos como fio condutor de práticas educacionais
Campos, Adriana Negreiros
Archaeology
Arqueologia
Educação
Education
Engenho São Jorge dos Erasmos
Heritage
Museu
Museum
Patrimônio
São Jorge dos Erasmos mill
title_short Arqueologia e Educação: as ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos como fio condutor de práticas educacionais
title_full Arqueologia e Educação: as ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos como fio condutor de práticas educacionais
title_fullStr Arqueologia e Educação: as ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos como fio condutor de práticas educacionais
title_full_unstemmed Arqueologia e Educação: as ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos como fio condutor de práticas educacionais
title_sort Arqueologia e Educação: as ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos como fio condutor de práticas educacionais
author Campos, Adriana Negreiros
author_facet Campos, Adriana Negreiros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hirata, Elaine Farias Veloso
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Adriana Negreiros
dc.subject.por.fl_str_mv Archaeology
Arqueologia
Educação
Education
Engenho São Jorge dos Erasmos
Heritage
Museu
Museum
Patrimônio
São Jorge dos Erasmos mill
topic Archaeology
Arqueologia
Educação
Education
Engenho São Jorge dos Erasmos
Heritage
Museu
Museum
Patrimônio
São Jorge dos Erasmos mill
description O presente trabalho analisa as experiências educativas desenvolvidas com alunos e professores de uma escola pública. A experiência buscou aproximar a Arqueologia das práticas escolares, integrando-a ao processo ensino-aprendizagem, tendo como suporte um novo universo teórico e prático. A partir das experiências vivenciadas buscou-se refletir sobre o que denominamos Educação Patrimonial, como campo de conhecimento e método, sua atuação na Educação e em museus, e como a Arqueologia, como ciência que se quer pública, pode contribuir e atuar na produção do conhecimento no meio escolar. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta educativa em torno do sítio arqueológico Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, localizado em Santos, São Paulo, utilizando-o como eixo articulador entre Arqueologia, Educação e Patrimônio.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-23102014-164854/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-23102014-164854/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257375479693312