Modernos arcaísmos: arte e nação no Brasil e em Portugal no final do século XIX pelas obras dos pintores Almeida Júnior e José Malhoa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Weslei Estradiote
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-01072021-124213/
Resumo: Trata-se de um trabalho de sociologia histórica que buscou realizar a reconstrução das trajetórias de dois pintores na virada do século XIX para o XX com o intuito de estabelecer uma comparação entre ambos, mas também de cotejar dois sistemas artísticos nacionais. Rigorosamente da mesma geração, José Ferraz de Almeida Júnior (brasileiro, 1850-1899), e José Vital Branco Malhoa (português, 1855-1933), estudaram, respectivamente, nas academias de arte do Rio de Janeiro e de Lisboa entre o final da década de 1860 e meados da década de 1870 e chegaram à vida profissional justamente no auge da crise do sistema acadêmico de ensino artístico. Porém, a despeito dessas coincidências, o trabalho busca lançar reflexões sobre as salutares semelhanças entre parcela significativa de suas obras. Busca-se, assim, compreender que ordem e conjunto de fatores nos dois contextos colaboraram para produzir resultados iconográfico por vezes tão aproximados. A hipótese de fundo que acompanhava essa proposta era a de que Almeida Júnior e Malhoa teriam ocupado posições e exercido funções homólogas em seus respectivos sistemas artísticos. No entanto, mais do que apenas situados em posições comparáveis em sistemas isolados, o trabalho acabou por relacionar os casos e conectá-los a um sistema artístico transnacionalizado e em expansão. Desse modo, a pesquisa produziu uma abordagem que oscila a amplitude do enfoque, ora aproximando para explicar os fenômenos a partir das redes locais, ora expan-indo, procurando situá-los em escala global, apontando assim que diferentes fatores (clientela, padrões de gosto, crítica, conceitos filosóficos, convenções e modelos estéticos em circulação, etc.) competiam e atravessavam os modos de produzir arte no período analisado.
id USP_e000d689e88a97a4431b7c778daa4d39
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01072021-124213
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Modernos arcaísmos: arte e nação no Brasil e em Portugal no final do século XIX pelas obras dos pintores Almeida Júnior e José MalhoaModern Archaisms: art and Nation in Brazil and Portugal in the Late 19th Century by the Works of Painters Almeida Júnior and José Malhoa19th centuryAlmeida JúniorAlmeida JúniorArtesArtsJosé MalhoaJosé MalhoaSéculo XIXTransnacionalTransnationalTrata-se de um trabalho de sociologia histórica que buscou realizar a reconstrução das trajetórias de dois pintores na virada do século XIX para o XX com o intuito de estabelecer uma comparação entre ambos, mas também de cotejar dois sistemas artísticos nacionais. Rigorosamente da mesma geração, José Ferraz de Almeida Júnior (brasileiro, 1850-1899), e José Vital Branco Malhoa (português, 1855-1933), estudaram, respectivamente, nas academias de arte do Rio de Janeiro e de Lisboa entre o final da década de 1860 e meados da década de 1870 e chegaram à vida profissional justamente no auge da crise do sistema acadêmico de ensino artístico. Porém, a despeito dessas coincidências, o trabalho busca lançar reflexões sobre as salutares semelhanças entre parcela significativa de suas obras. Busca-se, assim, compreender que ordem e conjunto de fatores nos dois contextos colaboraram para produzir resultados iconográfico por vezes tão aproximados. A hipótese de fundo que acompanhava essa proposta era a de que Almeida Júnior e Malhoa teriam ocupado posições e exercido funções homólogas em seus respectivos sistemas artísticos. No entanto, mais do que apenas situados em posições comparáveis em sistemas isolados, o trabalho acabou por relacionar os casos e conectá-los a um sistema artístico transnacionalizado e em expansão. Desse modo, a pesquisa produziu uma abordagem que oscila a amplitude do enfoque, ora aproximando para explicar os fenômenos a partir das redes locais, ora expan-indo, procurando situá-los em escala global, apontando assim que diferentes fatores (clientela, padrões de gosto, crítica, conceitos filosóficos, convenções e modelos estéticos em circulação, etc.) competiam e atravessavam os modos de produzir arte no período analisado.This is a research of historical sociology that sought to reconstruct the trajectories of two painters at the turn of the 19th to the 20th century in order to establish a comparison between them, but also to compare two national artistic systems. Strictly from the same generation, José Ferraz de Almeida Júnior (Brazilian, 1850-1899), and José Vital Branco Malhoa (Portuguese, 1855-1933), studied, respectively, at the art academies of Rio de Janeiro and Lisbon between the end of the 1860s and mid-1870s and reached professional life precisely at the height of the crisis in the academic system of artistic education. However, despite these coincidences, the work seeks to launch reflections on the wholesome similarities between a significant portion of his works. Thus, we seek to understand what order and set of factors in the two contexts collaborated to produce iconographic results sometimes so approximate. The underlying hypothesis that accompanied this proposal was that Almeida Júnior and Malhoa would have occupied positions and exercised similar functions in their respective artistic systems. However, more than just situated in comparable positions in isolated systems, the work ended up relating the cases and connecting them to a transnationalized and expanding artistic system. In this way, the research produced an approach that alternates the wideness of the focus, sometimes approaching to explain the phenomena from local networks, sometimes expanding, seeking to situate them on a global scale, thus pointing out that different factors (clientele, taste patterns, criticism, philosophical concepts, conventions and aesthetic models in circulation, etc.) competed and crossed the ways of producing art in the analyzed period.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPJackson, Luiz CarlosRodrigues, Weslei Estradiote2021-04-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-01072021-124213/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-07-01T23:10:02Zoai:teses.usp.br:tde-01072021-124213Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-07-01T23:10:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modernos arcaísmos: arte e nação no Brasil e em Portugal no final do século XIX pelas obras dos pintores Almeida Júnior e José Malhoa
Modern Archaisms: art and Nation in Brazil and Portugal in the Late 19th Century by the Works of Painters Almeida Júnior and José Malhoa
title Modernos arcaísmos: arte e nação no Brasil e em Portugal no final do século XIX pelas obras dos pintores Almeida Júnior e José Malhoa
spellingShingle Modernos arcaísmos: arte e nação no Brasil e em Portugal no final do século XIX pelas obras dos pintores Almeida Júnior e José Malhoa
Rodrigues, Weslei Estradiote
19th century
Almeida Júnior
Almeida Júnior
Artes
Arts
José Malhoa
José Malhoa
Século XIX
Transnacional
Transnational
title_short Modernos arcaísmos: arte e nação no Brasil e em Portugal no final do século XIX pelas obras dos pintores Almeida Júnior e José Malhoa
title_full Modernos arcaísmos: arte e nação no Brasil e em Portugal no final do século XIX pelas obras dos pintores Almeida Júnior e José Malhoa
title_fullStr Modernos arcaísmos: arte e nação no Brasil e em Portugal no final do século XIX pelas obras dos pintores Almeida Júnior e José Malhoa
title_full_unstemmed Modernos arcaísmos: arte e nação no Brasil e em Portugal no final do século XIX pelas obras dos pintores Almeida Júnior e José Malhoa
title_sort Modernos arcaísmos: arte e nação no Brasil e em Portugal no final do século XIX pelas obras dos pintores Almeida Júnior e José Malhoa
author Rodrigues, Weslei Estradiote
author_facet Rodrigues, Weslei Estradiote
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jackson, Luiz Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Weslei Estradiote
dc.subject.por.fl_str_mv 19th century
Almeida Júnior
Almeida Júnior
Artes
Arts
José Malhoa
José Malhoa
Século XIX
Transnacional
Transnational
topic 19th century
Almeida Júnior
Almeida Júnior
Artes
Arts
José Malhoa
José Malhoa
Século XIX
Transnacional
Transnational
description Trata-se de um trabalho de sociologia histórica que buscou realizar a reconstrução das trajetórias de dois pintores na virada do século XIX para o XX com o intuito de estabelecer uma comparação entre ambos, mas também de cotejar dois sistemas artísticos nacionais. Rigorosamente da mesma geração, José Ferraz de Almeida Júnior (brasileiro, 1850-1899), e José Vital Branco Malhoa (português, 1855-1933), estudaram, respectivamente, nas academias de arte do Rio de Janeiro e de Lisboa entre o final da década de 1860 e meados da década de 1870 e chegaram à vida profissional justamente no auge da crise do sistema acadêmico de ensino artístico. Porém, a despeito dessas coincidências, o trabalho busca lançar reflexões sobre as salutares semelhanças entre parcela significativa de suas obras. Busca-se, assim, compreender que ordem e conjunto de fatores nos dois contextos colaboraram para produzir resultados iconográfico por vezes tão aproximados. A hipótese de fundo que acompanhava essa proposta era a de que Almeida Júnior e Malhoa teriam ocupado posições e exercido funções homólogas em seus respectivos sistemas artísticos. No entanto, mais do que apenas situados em posições comparáveis em sistemas isolados, o trabalho acabou por relacionar os casos e conectá-los a um sistema artístico transnacionalizado e em expansão. Desse modo, a pesquisa produziu uma abordagem que oscila a amplitude do enfoque, ora aproximando para explicar os fenômenos a partir das redes locais, ora expan-indo, procurando situá-los em escala global, apontando assim que diferentes fatores (clientela, padrões de gosto, crítica, conceitos filosóficos, convenções e modelos estéticos em circulação, etc.) competiam e atravessavam os modos de produzir arte no período analisado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-01072021-124213/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-01072021-124213/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256580729339904