Formações sociais e organização territorial no NO Peninsular: a integração no mundo romano durante o alto império
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-20062017-110136/ |
Resumo: | No presente trabalho, optou-se por adotar preceitos teóricos e metodológicos fundamentados nos princípios da interdisciplinaridade, a fim de melhor compreender os processos que resultaram na construção da Paisagem em estudo, a partir da lógica da rede viária romana do Noroeste Peninsular, pois são grandes eixos com uma influência persistente na morfologia histórica. Reconhecendo, assim, que sua incorporação na análise arqueológica pressupõe sua abordagem como um sistema complexo e dinâmico no qual diferentes fatores - naturais, culturais, materiais, econômicos, ideológicos e políticos - interagem e evoluem conjuntamente. Daí a opção pela perspectiva metodológica denominada Arqueologia da Paisagem vinculada ao ferramental Geotecnológico. É nesse sentido que aplicamos uma metodologia de estudo utilizando o ferramental geotecnológico interagindo com outras fontes disponíveis, tais como: fontes textuais, itinerários, epigrafia, miliários, pontes, dados ambientais e arqueológicos. As geotecnologias permitem integrar o conhecimento geográfico com o conhecimento arqueológico e historiográfico. Esses aspectos viabilizam uma análise mais integrada das redes viárias antigas, em particular dos itinerários que ligavam as três capitais conventuais do Noroeste Peninsular Romano fundadas por Augusto: Bracara Augusta, Lucus Augusti e Asturica Augusta. A partir da análise de cálculos de rotas ótimas foi possível observar que a lógica de mobilidade da rede viária romana, iniciada com a reorganização administrativa implementada por Augusto, priorizava ligações entre núcleos urbanos localizados em pontos estratégicos de controle do território e de tráfego de mercadorias. Dessa forma, as vias, além de estabelecerem ligações, a escalas variadas, entre os principais aglomerados populacionais, também garantiam a defesa e afirmação do poder de Roma sobre os territórios conquistados. |
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Formações sociais e organização territorial no NO Peninsular: a integração no mundo romano durante o alto impérioPolis as \'thing\': relations among the materiality of the city, of institutions and of aristocrate practices in the Archaic Western Mediterranean area.Antonino's Itinerary, Optimal Pathways/Optimal RoutesItinerário de AntoninoLandscapeNoroeste PeninsularPaisagemPeninsular Northwestrede viáriaroad networkrotas ótimasNo presente trabalho, optou-se por adotar preceitos teóricos e metodológicos fundamentados nos princípios da interdisciplinaridade, a fim de melhor compreender os processos que resultaram na construção da Paisagem em estudo, a partir da lógica da rede viária romana do Noroeste Peninsular, pois são grandes eixos com uma influência persistente na morfologia histórica. Reconhecendo, assim, que sua incorporação na análise arqueológica pressupõe sua abordagem como um sistema complexo e dinâmico no qual diferentes fatores - naturais, culturais, materiais, econômicos, ideológicos e políticos - interagem e evoluem conjuntamente. Daí a opção pela perspectiva metodológica denominada Arqueologia da Paisagem vinculada ao ferramental Geotecnológico. É nesse sentido que aplicamos uma metodologia de estudo utilizando o ferramental geotecnológico interagindo com outras fontes disponíveis, tais como: fontes textuais, itinerários, epigrafia, miliários, pontes, dados ambientais e arqueológicos. As geotecnologias permitem integrar o conhecimento geográfico com o conhecimento arqueológico e historiográfico. Esses aspectos viabilizam uma análise mais integrada das redes viárias antigas, em particular dos itinerários que ligavam as três capitais conventuais do Noroeste Peninsular Romano fundadas por Augusto: Bracara Augusta, Lucus Augusti e Asturica Augusta. A partir da análise de cálculos de rotas ótimas foi possível observar que a lógica de mobilidade da rede viária romana, iniciada com a reorganização administrativa implementada por Augusto, priorizava ligações entre núcleos urbanos localizados em pontos estratégicos de controle do território e de tráfego de mercadorias. Dessa forma, as vias, além de estabelecerem ligações, a escalas variadas, entre os principais aglomerados populacionais, também garantiam a defesa e afirmação do poder de Roma sobre os territórios conquistados.In the present work, it was decided to adopt theoretical and methodological precepts based on the principles of interdisciplinarity, in order to better understand the processes that resulted in the construction of the Landscape under study, based on the logic of the Roman road network of the North-West Peninsular, axes with a persistent influence on historical morphology. Therefore, it is important to note that this is a complex and dynamic system in which different factors - natural, cultural, material, economic, ideological and political - interact and evolve together. Hence the option for the methodological perspective called Landscape Archeology linked to the Geotechnological tooling. It is in this sense that we apply a methodology of study using the geotechnical tooling interacting with other available sources, such as: textual sources, itineraries, epigraphy, miliaries, bridges, environmental and archaeological data. Geotechnologies allow the integration of geographic knowledge with archaeological and historiographic knowledge. These aspects make possible a more integrated analysis of the old road networks, in particular the itineraries that linked the three conventual capitals of the Roman Northwest founded by Augustus: Bracara Augusta, Lucus Augusti and Asturica Augusta. From the analysis of optimum route calculations, it was possible to observe that the mobility logic of the Roman road network, initiated with the administrative reorganization implemented by Augustus, prioritized links between urban nuclei located at strategic points of territory control and traffic of goods. In this way, the routes, other establishing connections, at different scales, between the main population groups, also guaranteed, the defense and affirmation of the power of Rome over the conquered territories.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFleming, Maria Isabel D'AgostinoSilva, Elaine Cristina Carvalho da2017-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-20062017-110136/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-20062017-110136Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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