Ambientes para educação infantil: um quebra-cabeça? Contribuição metodológica na avaliação pós-ocupação de edificações e na elaboração de diretrizes para projetos arquitetônicos na área

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-10032010-141853/
Resumo: Numa época na qual meio ambiente e qualidade de vida são temas em evidência, parte do controle sobre as práticas sócioambientais exige regulamentação e fiscalização das iniciativas (públicas e privadas) em áreas que abrangem da medicina à construção civil, passando por alimentação, hábitos individuais, energia, etc. Nesse contexto é necessária especial atenção com a infância, pois a criança representa o próprio futuro/continuidade da sociedade. Assim, sendo a escola um dos principais locais de vivência infantil, a preocupação com sua qualidade ambiental precisa ser redobrada, sobretudo em se tratando de instituições que lidam com menores de 7 anos. No Brasil, a Constituição de 1988 reconheceu a educação infantil como direito da criança entre 0 e 6 anos, tornando-a uma obrigação do Estado delegada ao âmbito municipal, e exigindo que os municípios criem instrumentos de controle adequados. Isso gerou a oportunidade de olhar-se criticamente cada realidade a fim de delimitar-se propostas social e ambientalmente coerentes, tarefa na qual essa tese opta por utilizar a APO. Partindo de um roteiro básico de pesquisa, foram visitadas 41 pré-escolas em Natal-RN e vistoriadas 16. Em 5 destas o trabalho foi aprofundado, envolvendo multi-métodos: entrevistas, análise de behavior settings, observação de comportamento, mapeamento comportamental simplificado, questionários (adultos) e elaboração de desenho-temático (crianças). Os resultados obtidos proporcionaram uma análise acurada do ambiente dessas instituições sob o ponto de vista técnico e a partir da percepção dos usuários. Os dados serviram de base à discussão sobre os espaços educativos para aquela faixa etária, e subsidiaram a indicação de algumas diretrizes visando a futura criação de normas que fiscalizem os empreendimentos existentes em Natal-RN e orientem a elaboração de propostas arquitetônicas adequadas às necessidades da população local.
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spelling Ambientes para educação infantil: um quebra-cabeça? Contribuição metodológica na avaliação pós-ocupação de edificações e na elaboração de diretrizes para projetos arquitetônicos na áreaEnvironment to children´s education: a puzzle? Methodological contribution on pos-occupation evaluation of buildings and on creation og guidelines to architectural projects in the areaAmbienteAmbiente escolarAvaliação pós ocupação (APO)Child-environment relationshipChildrens educationCriançaEducação infantilPost occupation evaluation (POE)Schools environmentNuma época na qual meio ambiente e qualidade de vida são temas em evidência, parte do controle sobre as práticas sócioambientais exige regulamentação e fiscalização das iniciativas (públicas e privadas) em áreas que abrangem da medicina à construção civil, passando por alimentação, hábitos individuais, energia, etc. Nesse contexto é necessária especial atenção com a infância, pois a criança representa o próprio futuro/continuidade da sociedade. Assim, sendo a escola um dos principais locais de vivência infantil, a preocupação com sua qualidade ambiental precisa ser redobrada, sobretudo em se tratando de instituições que lidam com menores de 7 anos. No Brasil, a Constituição de 1988 reconheceu a educação infantil como direito da criança entre 0 e 6 anos, tornando-a uma obrigação do Estado delegada ao âmbito municipal, e exigindo que os municípios criem instrumentos de controle adequados. Isso gerou a oportunidade de olhar-se criticamente cada realidade a fim de delimitar-se propostas social e ambientalmente coerentes, tarefa na qual essa tese opta por utilizar a APO. Partindo de um roteiro básico de pesquisa, foram visitadas 41 pré-escolas em Natal-RN e vistoriadas 16. Em 5 destas o trabalho foi aprofundado, envolvendo multi-métodos: entrevistas, análise de behavior settings, observação de comportamento, mapeamento comportamental simplificado, questionários (adultos) e elaboração de desenho-temático (crianças). Os resultados obtidos proporcionaram uma análise acurada do ambiente dessas instituições sob o ponto de vista técnico e a partir da percepção dos usuários. Os dados serviram de base à discussão sobre os espaços educativos para aquela faixa etária, e subsidiaram a indicação de algumas diretrizes visando a futura criação de normas que fiscalizem os empreendimentos existentes em Natal-RN e orientem a elaboração de propostas arquitetônicas adequadas às necessidades da população local.At times when environment and life-quality are themes in fashion, a part of the control over socio-environmental practices demands regulation and public-revenue of initiatives (public and particular) in areas from medicine to civil construction, passing through alimentation, individual habits, energy, etc. In this context, it is necessary to give attention to childhood, since the kid represents the future/continuity of the actual society. Therefore, school being one of the most important places of the childs life experience, the worries about your environmental quality needs to be doubled, especially when the institution deals with kids younger than 7 years old. In Brazil, the National Constitution of 1988 recognizes children education as a right for kids whose age is between 0 and 6 years old, becoming a obligation of the State, and specifically of the municipality, demanding that the cities create control instruments according to their own peculiarities. This has raised the opportunity to look critically each reality in order to limit social and environmentally coherent proposals. For this task, this project opted to use POE. Starting from a basic research plan, 41 pre-schools from Natal- RN were visited and 16 were inspected. In 5 of them, the project was applied in detail, involving multi-methods: interviews, behavior settings analysis, behavior observation, simplified behavioral mapping, questionnaires (adults) and thematicdrawing (children). The results provided a accurate analysis of the architectonic object and of the environment in which it is inserted, under the technical point of view, as well as the users perception. The information is used as base to discussion about the educative space to this specific age. They aided the guideline elaboration looking for a future creation of norms that regulate the existing enterprises in Natal-RN and guide the elaboration of architectonic proposals accurate to the local peoples necessities.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOrnstein, Sheila WalbeElali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja2002-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-10032010-141853/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:03Zoai:teses.usp.br:tde-10032010-141853Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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