Usina do Ituparanga e a Brazilian Traction Tramway, Light and Power Co.: monopólio e expansão do capitalismo financeiro no final do século 19
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-28022020-143546/ |
Resumo: | O presente estudo propõe analisar a história da São Paulo Electric Co. e seu acervo original que permaneceu relativamente intocado, mantido no interior da usina do Itupararanga. Essa companhia foi criada pela São Paulo Light and Power no Canadá em 1911 para explorar a geração e distribuição de energia elétrica em Sorocaba, assim como fornecimento para São Paulo. Construiu e administrou a usina de Itupararanga, naquele município e esteve subordinada à holding Brazilian Traction, Light and Power Company criada em 1912 para administrar as companhias São Paulo Light and Power e Rio de Janeiro Light and Power, assim como a própria São Paulo Electric Co. Como subsidiária desse grupo estrangeiro a capacidade geradora de Itupararanga foi fundamental para a consolidação da canadense no Brasil como detentora do monopólio de serviços públicos em diversas cidades, tornando possível o surgimento da Brazilian Traction como holding de alcance transnacional. Delineia-se assim, a história da São Paulo Electric Co. como empresa estrangeira atuando no mercado brasileiro da primeira metade do século 20, como parte do movimento de expansão do capitalismo financeiro do final do século 19, objeto sobre o qual inevitavelmente também nos debruçaremos. |
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Usina do Ituparanga e a Brazilian Traction Tramway, Light and Power Co.: monopólio e expansão do capitalismo financeiro no final do século 19Itupararanga plant and the Brazilian Traction Tramway, Light and Power Co.: Monopoly and expansion of financial capitalism in the late 19th centuryCapitalismo financeiroElectricityEletricidadeFinancial capitalismFirst RepublicLight and PowerLight and PowerPrimeira RepúblicaSão PauloSão PauloSorocabaSorocabaO presente estudo propõe analisar a história da São Paulo Electric Co. e seu acervo original que permaneceu relativamente intocado, mantido no interior da usina do Itupararanga. Essa companhia foi criada pela São Paulo Light and Power no Canadá em 1911 para explorar a geração e distribuição de energia elétrica em Sorocaba, assim como fornecimento para São Paulo. Construiu e administrou a usina de Itupararanga, naquele município e esteve subordinada à holding Brazilian Traction, Light and Power Company criada em 1912 para administrar as companhias São Paulo Light and Power e Rio de Janeiro Light and Power, assim como a própria São Paulo Electric Co. Como subsidiária desse grupo estrangeiro a capacidade geradora de Itupararanga foi fundamental para a consolidação da canadense no Brasil como detentora do monopólio de serviços públicos em diversas cidades, tornando possível o surgimento da Brazilian Traction como holding de alcance transnacional. Delineia-se assim, a história da São Paulo Electric Co. como empresa estrangeira atuando no mercado brasileiro da primeira metade do século 20, como parte do movimento de expansão do capitalismo financeiro do final do século 19, objeto sobre o qual inevitavelmente também nos debruçaremos.This study proposes to analyze the history of São Paulo Electric Co. and its original collection that remained relatively untouched, kept inside Itupararanga plant. This company was created by São Paulo Light and Power in Canada in 1911 to explore the generation and distribution of electricity in Sorocaba, as well as supply to São Paulo. It built and managed the Itupararanga plant in that municipality and was subordinated to the holding company Brazilian Traction, Light and Power created in 1912 to manage the companies São Paulo Light and Power and Rio de Janeiro Light and Power, as well as São Paulo Electric Co. As a subsidiary of the Canadian group, the Itupararangas capacity was instrumental in consolidating the Canadian company in Brazil as a public services monopoly holder in several cities, as well as the emergence of Brazilian Traction as a transnational holding company. Thus, the history of São Paulo Electric Co. is outlined as a foreign company operating in the Brazilian market of the first half of the 20th century, inserted in the movement of expansion of financial capitalism of the late 19th century, an object on which we inevitably also address.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos Filho, Gildo Magalhães dosRicardi, Alexandre2019-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-28022020-143546/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-02-28T20:43:02Zoai:teses.usp.br:tde-28022020-143546Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-02-28T20:43:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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