Entre a inclusão e a acessibilidade: a educação especial nos planos de desenvolvimento dos Institutos Federais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lazzeri, Cristiane
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-21102024-132134/
Resumo: Esta pesquisa documental de cunho qualitativo descritivo reflexivo tem como questão: como a educação especial está incorporada nos Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDIs) dos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Investigamos os diferentes enfoques adotados na inclusão da educação especial, avaliando a abrangência e profundidade dessa temática nos PDIs. Refletimos sobre a educação especial a partir de teóricos que tem se debruçado sobre o tema e que trazem importantes contribuições sobre a construção deste caminho. O objetivo geral da pesquisa foi analisar como a educação especial está incorporada nos PDIs dos Institutos Federais, tendo como objetivos específicos: investigar os enfoques adotados pelos IFs na incorporação da educação especial em seus PDIs; avaliar a abrangência e a profundidade com que a educação especial é tratada nesses documentos; e verificar as estratégias e metas estabelecidas nos PDIs em relação à educação especial, destacando semelhanças e diferenças entre as instituições. Inicialmente, selecionamos os PDIs disponíveis nos sites institucionais e por meio da Plataforma Fala.BR. A pesquisa documental permitiu compreender os registros em seu contexto, para tanto, utilizamos palavras-chave específicas, como \'educação especial\' e \'deficiência\', para identificar ocorrências relevantes nos documentos. Para análise de conteúdo codificamos os dados em unidades temáticas, destacando a significação dos conteúdos, conforme Bardin (2007) e Gomes (2009). Recorremos ao uso do software MAXQDA para facilitar a classificação e agrupamento dos temas. Com isso, identificamos duas categorias principais: O que dizem as ausências, que problematizou a ausência do tema da educação especial nos PDIs, e Educação especial, inclusão ou acessibilidade: do que estamos falando?, que abordou a confusão conceitual entre inclusão e acessibilidade. As reflexões e inferências resultantes da análise indicaram que muitos IFs priorizam a acessibilidade física, mas frequentemente negligenciam a educação especial. Revelou, também, a necessidade de comprometimento político e institucional para a efetividade da educação especial, destacando que a presença dos NAPNEs não é suficiente para cumprir os princípios inclusivos. Nossa tese é que os IFs tem desenvolvido trajetórias de inclusão que, embora avancem significativamente em direção à promoção da acessibilidade, se distanciam dos princípios e paradigmas da educação inclusiva.
id USP_e0ebde9e8e312f850b02e3cb7b4d0730
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-21102024-132134
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Entre a inclusão e a acessibilidade: a educação especial nos planos de desenvolvimento dos Institutos FederaisBetween inclusion and accessibility: special education in the development plans of Federal InstitutesAccessibilityAcessibilidadeEducação especialFederal InstitutesInstitutos FederaisSpecial educationEsta pesquisa documental de cunho qualitativo descritivo reflexivo tem como questão: como a educação especial está incorporada nos Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDIs) dos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Investigamos os diferentes enfoques adotados na inclusão da educação especial, avaliando a abrangência e profundidade dessa temática nos PDIs. Refletimos sobre a educação especial a partir de teóricos que tem se debruçado sobre o tema e que trazem importantes contribuições sobre a construção deste caminho. O objetivo geral da pesquisa foi analisar como a educação especial está incorporada nos PDIs dos Institutos Federais, tendo como objetivos específicos: investigar os enfoques adotados pelos IFs na incorporação da educação especial em seus PDIs; avaliar a abrangência e a profundidade com que a educação especial é tratada nesses documentos; e verificar as estratégias e metas estabelecidas nos PDIs em relação à educação especial, destacando semelhanças e diferenças entre as instituições. Inicialmente, selecionamos os PDIs disponíveis nos sites institucionais e por meio da Plataforma Fala.BR. A pesquisa documental permitiu compreender os registros em seu contexto, para tanto, utilizamos palavras-chave específicas, como \'educação especial\' e \'deficiência\', para identificar ocorrências relevantes nos documentos. Para análise de conteúdo codificamos os dados em unidades temáticas, destacando a significação dos conteúdos, conforme Bardin (2007) e Gomes (2009). Recorremos ao uso do software MAXQDA para facilitar a classificação e agrupamento dos temas. Com isso, identificamos duas categorias principais: O que dizem as ausências, que problematizou a ausência do tema da educação especial nos PDIs, e Educação especial, inclusão ou acessibilidade: do que estamos falando?, que abordou a confusão conceitual entre inclusão e acessibilidade. As reflexões e inferências resultantes da análise indicaram que muitos IFs priorizam a acessibilidade física, mas frequentemente negligenciam a educação especial. Revelou, também, a necessidade de comprometimento político e institucional para a efetividade da educação especial, destacando que a presença dos NAPNEs não é suficiente para cumprir os princípios inclusivos. Nossa tese é que os IFs tem desenvolvido trajetórias de inclusão que, embora avancem significativamente em direção à promoção da acessibilidade, se distanciam dos princípios e paradigmas da educação inclusiva.This qualitative documentary research, adopting a descriptive and reflective approach, addresses the question: how is special education incorporated into the Institutional Development Plans (PDIs) of the 38 Federal Institutes of Education, Science, and Technology (IFs)? We investigated the different approaches taken to include special education, evaluating the scope and depth of this subject in the PDIs. The reflection on special education is grounded in theorists who have focused on this issue, providing important contributions to the development of this field. The general objective of the research was to analyze how special education is integrated into the PDIs of the Federal Institutes. The specific objectives were: to investigate the approaches adopted by the IFs in incorporating special education into their PDIs; to assess the scope and depth with which special education is addressed in these documents; and to verify the strategies and goals established in the PDIs regarding special education, highlighting similarities and differences among institutions. Initially, we selected the PDIs available on institutional websites and through the Fala.BR platform. Documentary research allowed us to contextualize the records; to this end, we used specific keywords such as \'special education\' and \'disability\' to identify relevant occurrences in the documents. For content analysis, we coded the data into thematic units, emphasizing the significance of the content, following Bardin (2007) and Gomes (2009). We utilized MAXQDA software to facilitate the classification and grouping of themes. Two main categories emerged from the analysis: \"What the absences say,\" which examined the absence of the special education theme in the PDIs, and \"Special education, inclusion, or accessibility: what are we talking about?\" which explored the conceptual confusion between inclusion and accessibility. The reflections and inferences derived from the analysis indicated that many IFs prioritize physical accessibility but often overlook special education. Additionally, it underscored the need for political and institutional commitment to make special education effective, emphasizing that the presence of NAPNEs alone is insufficient to fulfill inclusive principles. Our thesis is that the IFs have followed inclusion trajectories that, while significantly advancing towards the promotion of accessibility, diverge from the principles and paradigms of inclusive education.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMolina, Karina Soledad MaldonadoLazzeri, Cristiane2024-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-21102024-132134/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-22T22:05:02Zoai:teses.usp.br:tde-21102024-132134Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-22T22:05:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre a inclusão e a acessibilidade: a educação especial nos planos de desenvolvimento dos Institutos Federais
Between inclusion and accessibility: special education in the development plans of Federal Institutes
title Entre a inclusão e a acessibilidade: a educação especial nos planos de desenvolvimento dos Institutos Federais
spellingShingle Entre a inclusão e a acessibilidade: a educação especial nos planos de desenvolvimento dos Institutos Federais
Lazzeri, Cristiane
Accessibility
Acessibilidade
Educação especial
Federal Institutes
Institutos Federais
Special education
title_short Entre a inclusão e a acessibilidade: a educação especial nos planos de desenvolvimento dos Institutos Federais
title_full Entre a inclusão e a acessibilidade: a educação especial nos planos de desenvolvimento dos Institutos Federais
title_fullStr Entre a inclusão e a acessibilidade: a educação especial nos planos de desenvolvimento dos Institutos Federais
title_full_unstemmed Entre a inclusão e a acessibilidade: a educação especial nos planos de desenvolvimento dos Institutos Federais
title_sort Entre a inclusão e a acessibilidade: a educação especial nos planos de desenvolvimento dos Institutos Federais
author Lazzeri, Cristiane
author_facet Lazzeri, Cristiane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Molina, Karina Soledad Maldonado
dc.contributor.author.fl_str_mv Lazzeri, Cristiane
dc.subject.por.fl_str_mv Accessibility
Acessibilidade
Educação especial
Federal Institutes
Institutos Federais
Special education
topic Accessibility
Acessibilidade
Educação especial
Federal Institutes
Institutos Federais
Special education
description Esta pesquisa documental de cunho qualitativo descritivo reflexivo tem como questão: como a educação especial está incorporada nos Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDIs) dos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Investigamos os diferentes enfoques adotados na inclusão da educação especial, avaliando a abrangência e profundidade dessa temática nos PDIs. Refletimos sobre a educação especial a partir de teóricos que tem se debruçado sobre o tema e que trazem importantes contribuições sobre a construção deste caminho. O objetivo geral da pesquisa foi analisar como a educação especial está incorporada nos PDIs dos Institutos Federais, tendo como objetivos específicos: investigar os enfoques adotados pelos IFs na incorporação da educação especial em seus PDIs; avaliar a abrangência e a profundidade com que a educação especial é tratada nesses documentos; e verificar as estratégias e metas estabelecidas nos PDIs em relação à educação especial, destacando semelhanças e diferenças entre as instituições. Inicialmente, selecionamos os PDIs disponíveis nos sites institucionais e por meio da Plataforma Fala.BR. A pesquisa documental permitiu compreender os registros em seu contexto, para tanto, utilizamos palavras-chave específicas, como \'educação especial\' e \'deficiência\', para identificar ocorrências relevantes nos documentos. Para análise de conteúdo codificamos os dados em unidades temáticas, destacando a significação dos conteúdos, conforme Bardin (2007) e Gomes (2009). Recorremos ao uso do software MAXQDA para facilitar a classificação e agrupamento dos temas. Com isso, identificamos duas categorias principais: O que dizem as ausências, que problematizou a ausência do tema da educação especial nos PDIs, e Educação especial, inclusão ou acessibilidade: do que estamos falando?, que abordou a confusão conceitual entre inclusão e acessibilidade. As reflexões e inferências resultantes da análise indicaram que muitos IFs priorizam a acessibilidade física, mas frequentemente negligenciam a educação especial. Revelou, também, a necessidade de comprometimento político e institucional para a efetividade da educação especial, destacando que a presença dos NAPNEs não é suficiente para cumprir os princípios inclusivos. Nossa tese é que os IFs tem desenvolvido trajetórias de inclusão que, embora avancem significativamente em direção à promoção da acessibilidade, se distanciam dos princípios e paradigmas da educação inclusiva.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-21102024-132134/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-21102024-132134/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256528393863168