Entre a inclusão e a acessibilidade: a educação especial nos planos de desenvolvimento dos Institutos Federais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-21102024-132134/ |
Resumo: | Esta pesquisa documental de cunho qualitativo descritivo reflexivo tem como questão: como a educação especial está incorporada nos Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDIs) dos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Investigamos os diferentes enfoques adotados na inclusão da educação especial, avaliando a abrangência e profundidade dessa temática nos PDIs. Refletimos sobre a educação especial a partir de teóricos que tem se debruçado sobre o tema e que trazem importantes contribuições sobre a construção deste caminho. O objetivo geral da pesquisa foi analisar como a educação especial está incorporada nos PDIs dos Institutos Federais, tendo como objetivos específicos: investigar os enfoques adotados pelos IFs na incorporação da educação especial em seus PDIs; avaliar a abrangência e a profundidade com que a educação especial é tratada nesses documentos; e verificar as estratégias e metas estabelecidas nos PDIs em relação à educação especial, destacando semelhanças e diferenças entre as instituições. Inicialmente, selecionamos os PDIs disponíveis nos sites institucionais e por meio da Plataforma Fala.BR. A pesquisa documental permitiu compreender os registros em seu contexto, para tanto, utilizamos palavras-chave específicas, como \'educação especial\' e \'deficiência\', para identificar ocorrências relevantes nos documentos. Para análise de conteúdo codificamos os dados em unidades temáticas, destacando a significação dos conteúdos, conforme Bardin (2007) e Gomes (2009). Recorremos ao uso do software MAXQDA para facilitar a classificação e agrupamento dos temas. Com isso, identificamos duas categorias principais: O que dizem as ausências, que problematizou a ausência do tema da educação especial nos PDIs, e Educação especial, inclusão ou acessibilidade: do que estamos falando?, que abordou a confusão conceitual entre inclusão e acessibilidade. As reflexões e inferências resultantes da análise indicaram que muitos IFs priorizam a acessibilidade física, mas frequentemente negligenciam a educação especial. Revelou, também, a necessidade de comprometimento político e institucional para a efetividade da educação especial, destacando que a presença dos NAPNEs não é suficiente para cumprir os princípios inclusivos. Nossa tese é que os IFs tem desenvolvido trajetórias de inclusão que, embora avancem significativamente em direção à promoção da acessibilidade, se distanciam dos princípios e paradigmas da educação inclusiva. |
id |
USP_e0ebde9e8e312f850b02e3cb7b4d0730 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-21102024-132134 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Entre a inclusão e a acessibilidade: a educação especial nos planos de desenvolvimento dos Institutos FederaisBetween inclusion and accessibility: special education in the development plans of Federal InstitutesAccessibilityAcessibilidadeEducação especialFederal InstitutesInstitutos FederaisSpecial educationEsta pesquisa documental de cunho qualitativo descritivo reflexivo tem como questão: como a educação especial está incorporada nos Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDIs) dos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Investigamos os diferentes enfoques adotados na inclusão da educação especial, avaliando a abrangência e profundidade dessa temática nos PDIs. Refletimos sobre a educação especial a partir de teóricos que tem se debruçado sobre o tema e que trazem importantes contribuições sobre a construção deste caminho. O objetivo geral da pesquisa foi analisar como a educação especial está incorporada nos PDIs dos Institutos Federais, tendo como objetivos específicos: investigar os enfoques adotados pelos IFs na incorporação da educação especial em seus PDIs; avaliar a abrangência e a profundidade com que a educação especial é tratada nesses documentos; e verificar as estratégias e metas estabelecidas nos PDIs em relação à educação especial, destacando semelhanças e diferenças entre as instituições. Inicialmente, selecionamos os PDIs disponíveis nos sites institucionais e por meio da Plataforma Fala.BR. A pesquisa documental permitiu compreender os registros em seu contexto, para tanto, utilizamos palavras-chave específicas, como \'educação especial\' e \'deficiência\', para identificar ocorrências relevantes nos documentos. Para análise de conteúdo codificamos os dados em unidades temáticas, destacando a significação dos conteúdos, conforme Bardin (2007) e Gomes (2009). Recorremos ao uso do software MAXQDA para facilitar a classificação e agrupamento dos temas. Com isso, identificamos duas categorias principais: O que dizem as ausências, que problematizou a ausência do tema da educação especial nos PDIs, e Educação especial, inclusão ou acessibilidade: do que estamos falando?, que abordou a confusão conceitual entre inclusão e acessibilidade. As reflexões e inferências resultantes da análise indicaram que muitos IFs priorizam a acessibilidade física, mas frequentemente negligenciam a educação especial. Revelou, também, a necessidade de comprometimento político e institucional para a efetividade da educação especial, destacando que a presença dos NAPNEs não é suficiente para cumprir os princípios inclusivos. Nossa tese é que os IFs tem desenvolvido trajetórias de inclusão que, embora avancem significativamente em direção à promoção da acessibilidade, se distanciam dos princípios e paradigmas da educação inclusiva.This qualitative documentary research, adopting a descriptive and reflective approach, addresses the question: how is special education incorporated into the Institutional Development Plans (PDIs) of the 38 Federal Institutes of Education, Science, and Technology (IFs)? We investigated the different approaches taken to include special education, evaluating the scope and depth of this subject in the PDIs. The reflection on special education is grounded in theorists who have focused on this issue, providing important contributions to the development of this field. The general objective of the research was to analyze how special education is integrated into the PDIs of the Federal Institutes. The specific objectives were: to investigate the approaches adopted by the IFs in incorporating special education into their PDIs; to assess the scope and depth with which special education is addressed in these documents; and to verify the strategies and goals established in the PDIs regarding special education, highlighting similarities and differences among institutions. Initially, we selected the PDIs available on institutional websites and through the Fala.BR platform. Documentary research allowed us to contextualize the records; to this end, we used specific keywords such as \'special education\' and \'disability\' to identify relevant occurrences in the documents. For content analysis, we coded the data into thematic units, emphasizing the significance of the content, following Bardin (2007) and Gomes (2009). We utilized MAXQDA software to facilitate the classification and grouping of themes. Two main categories emerged from the analysis: \"What the absences say,\" which examined the absence of the special education theme in the PDIs, and \"Special education, inclusion, or accessibility: what are we talking about?\" which explored the conceptual confusion between inclusion and accessibility. The reflections and inferences derived from the analysis indicated that many IFs prioritize physical accessibility but often overlook special education. Additionally, it underscored the need for political and institutional commitment to make special education effective, emphasizing that the presence of NAPNEs alone is insufficient to fulfill inclusive principles. Our thesis is that the IFs have followed inclusion trajectories that, while significantly advancing towards the promotion of accessibility, diverge from the principles and paradigms of inclusive education.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMolina, Karina Soledad MaldonadoLazzeri, Cristiane2024-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-21102024-132134/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-22T22:05:02Zoai:teses.usp.br:tde-21102024-132134Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-22T22:05:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre a inclusão e a acessibilidade: a educação especial nos planos de desenvolvimento dos Institutos Federais Between inclusion and accessibility: special education in the development plans of Federal Institutes |
title |
Entre a inclusão e a acessibilidade: a educação especial nos planos de desenvolvimento dos Institutos Federais |
spellingShingle |
Entre a inclusão e a acessibilidade: a educação especial nos planos de desenvolvimento dos Institutos Federais Lazzeri, Cristiane Accessibility Acessibilidade Educação especial Federal Institutes Institutos Federais Special education |
title_short |
Entre a inclusão e a acessibilidade: a educação especial nos planos de desenvolvimento dos Institutos Federais |
title_full |
Entre a inclusão e a acessibilidade: a educação especial nos planos de desenvolvimento dos Institutos Federais |
title_fullStr |
Entre a inclusão e a acessibilidade: a educação especial nos planos de desenvolvimento dos Institutos Federais |
title_full_unstemmed |
Entre a inclusão e a acessibilidade: a educação especial nos planos de desenvolvimento dos Institutos Federais |
title_sort |
Entre a inclusão e a acessibilidade: a educação especial nos planos de desenvolvimento dos Institutos Federais |
author |
Lazzeri, Cristiane |
author_facet |
Lazzeri, Cristiane |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Molina, Karina Soledad Maldonado |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lazzeri, Cristiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Accessibility Acessibilidade Educação especial Federal Institutes Institutos Federais Special education |
topic |
Accessibility Acessibilidade Educação especial Federal Institutes Institutos Federais Special education |
description |
Esta pesquisa documental de cunho qualitativo descritivo reflexivo tem como questão: como a educação especial está incorporada nos Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDIs) dos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Investigamos os diferentes enfoques adotados na inclusão da educação especial, avaliando a abrangência e profundidade dessa temática nos PDIs. Refletimos sobre a educação especial a partir de teóricos que tem se debruçado sobre o tema e que trazem importantes contribuições sobre a construção deste caminho. O objetivo geral da pesquisa foi analisar como a educação especial está incorporada nos PDIs dos Institutos Federais, tendo como objetivos específicos: investigar os enfoques adotados pelos IFs na incorporação da educação especial em seus PDIs; avaliar a abrangência e a profundidade com que a educação especial é tratada nesses documentos; e verificar as estratégias e metas estabelecidas nos PDIs em relação à educação especial, destacando semelhanças e diferenças entre as instituições. Inicialmente, selecionamos os PDIs disponíveis nos sites institucionais e por meio da Plataforma Fala.BR. A pesquisa documental permitiu compreender os registros em seu contexto, para tanto, utilizamos palavras-chave específicas, como \'educação especial\' e \'deficiência\', para identificar ocorrências relevantes nos documentos. Para análise de conteúdo codificamos os dados em unidades temáticas, destacando a significação dos conteúdos, conforme Bardin (2007) e Gomes (2009). Recorremos ao uso do software MAXQDA para facilitar a classificação e agrupamento dos temas. Com isso, identificamos duas categorias principais: O que dizem as ausências, que problematizou a ausência do tema da educação especial nos PDIs, e Educação especial, inclusão ou acessibilidade: do que estamos falando?, que abordou a confusão conceitual entre inclusão e acessibilidade. As reflexões e inferências resultantes da análise indicaram que muitos IFs priorizam a acessibilidade física, mas frequentemente negligenciam a educação especial. Revelou, também, a necessidade de comprometimento político e institucional para a efetividade da educação especial, destacando que a presença dos NAPNEs não é suficiente para cumprir os princípios inclusivos. Nossa tese é que os IFs tem desenvolvido trajetórias de inclusão que, embora avancem significativamente em direção à promoção da acessibilidade, se distanciam dos princípios e paradigmas da educação inclusiva. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-21102024-132134/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-21102024-132134/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256528393863168 |