Desenvolvimento de uma interface gráfica em software para sistemas paralelos baseados em transputers.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1990 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-06072022-113110/ |
Resumo: | Este trabalho consta do desenvolvimento de uma interface gráfica em software para sistemas paralelos baseados em transputers. Tal interface dispõe de um núcleo, cuja função é interpretar e ativar os comandos disponíveis, por meio de um protocolo definido, e um conjunto de rotinas gráficas básicas. A interface está estruturada de modo a realizar uma divisão espacial das tarefas de processamento para explorar o desempenho de sistemas paralelos. De modo a introduzir o tema, há a apresentação de fundamentos sobre a arquitetura da família dos transputers, a linguagem OCCAM 2 dos transputers e ao sistema de desenvolvimento de programas para transputers (TDS2). Os recursos de hardware e a estruturação do software são mostrados. Também é feita uma discussão de questões de técnicas de otimização de performance, concepção do sistema gráfico paralelo e considerações sobre os algoritmos utilizados. Algumas rotinas gráficas básicas foram desenvolvidas: linha, retângulo, círculo, semicírculo, quarto de círculo, oitavo de círculo, circunferência, semicircunfêrencia, quarto de circunferência, elipses e rotinas para escrever cadeias de caracteres. Alguns algoritmos convencionais foram adaptados para adequá-los a atingir a melhor performance do sistema gráfico. |
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Desenvolvimento de uma interface gráfica em software para sistemas paralelos baseados em transputers.Development of a software graphical interface for transputer based parallel systems.Graphical interfaceInterface gráficaParallel systemsSistemas paralelosTransputersTransputersEste trabalho consta do desenvolvimento de uma interface gráfica em software para sistemas paralelos baseados em transputers. Tal interface dispõe de um núcleo, cuja função é interpretar e ativar os comandos disponíveis, por meio de um protocolo definido, e um conjunto de rotinas gráficas básicas. A interface está estruturada de modo a realizar uma divisão espacial das tarefas de processamento para explorar o desempenho de sistemas paralelos. De modo a introduzir o tema, há a apresentação de fundamentos sobre a arquitetura da família dos transputers, a linguagem OCCAM 2 dos transputers e ao sistema de desenvolvimento de programas para transputers (TDS2). Os recursos de hardware e a estruturação do software são mostrados. Também é feita uma discussão de questões de técnicas de otimização de performance, concepção do sistema gráfico paralelo e considerações sobre os algoritmos utilizados. Algumas rotinas gráficas básicas foram desenvolvidas: linha, retângulo, círculo, semicírculo, quarto de círculo, oitavo de círculo, circunferência, semicircunfêrencia, quarto de circunferência, elipses e rotinas para escrever cadeias de caracteres. Alguns algoritmos convencionais foram adaptados para adequá-los a atingir a melhor performance do sistema gráfico.This work focuses the development of a graphical software interface for Transputer based parallel systems. This interface contains a kernel, which function is to interpret and activate the available commands, by means of a defined protocol, and a set of basic graphic routines. The interface is structured in order to realize a spatial division of the processing tasks to explore the performance of parallel systems. In order to introduce the subject, there is a tutorial on the Transputer family architecture, the OCCAM 2 Transputer language and the Transputer development system (tds2). The hardware resources and the software structure are shown. Furthermore, some performance optimization technics, the parallel graphic system conception and some considerations about the utilized algorithms are discussed. Some basic graphic routines were developed, line, rectangle, circle, semicircle, quarter of circle, eighth of circle, circumference, semicircumference, quarter of circumference, dognut, elipses and routines to write strings of characters. Some conventional algorithms were adapted to adequate them to achieve the best performance of the graphic system.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNoije, Wilhelmus Adrianus Maria VanAndrade, Marco Tulio Carvalho de1990-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-06072022-113110/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-07-06T14:35:56Zoai:teses.usp.br:tde-06072022-113110Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-07-06T14:35:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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