A tessitura da imagem cinematográfica em Serras da Desordem de Andrea Tonacci

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Andre Kobashi de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-15042019-120600/
Resumo: O trabalho analisa a construção da visualidade no filme Serras da Desordem (2006) de Andrea Tonacci. As questões que guiam a pesquisa cercam a construção da visualidade fílmica através da investigação da filmografia do diretor, seu histórico, seu repertório. Paralelamente, buscou-se também aproximar a pesquisa de uma abordagem do cinema como resultado de uma colaboração. Também é explorada uma certa produção do cinema contemporâneo que faz ressonância com Serras da Desordem. Assim, aproximamos a produção de Tonacci dos filmes do diretor Rithy Pahn, S-21:The Khmer Rouge Killing Machine (2003) e LImage Manquante (2013), e de Joshua Oppenheimer, The globalization tapes (2003) e The Act of Killing (2012). Em comum, os filmes apresentam uma posição de crítica pós-colonial, exploração das fronteiras cinematográficas, rememoração e reencenação do passado, entre outras características. Para realizar nossa análise utilizamos os conceitos e autores que trabalham a estética relacional, a crítica de arte através da psicanálise, as idéias do Tercer Cine, a análise fílmica contemporânea, o documentário como obra de arte contemporânea, e as discussões que cercam o realismo e o documentário. Por fim, apresentamos um ensaio fílmico de nosso autoria, que dialoga com os filmes analisados.
id USP_e14fcbf99539d970e081fa3c1e915ed5
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15042019-120600
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A tessitura da imagem cinematográfica em Serras da Desordem de Andrea TonacciThe weaving of cinematographic image in Andrea Tonaccis Serras da DesordemAndrea TonacciAndrea TonacciAuthorshipAutoriaCinema ContemporâneoCinematographic visual constructionColaboraçãoCollaborationConstrução visual cinematográficaContemporary cinemaCrítica pós- colonialPost-colonial criticsO trabalho analisa a construção da visualidade no filme Serras da Desordem (2006) de Andrea Tonacci. As questões que guiam a pesquisa cercam a construção da visualidade fílmica através da investigação da filmografia do diretor, seu histórico, seu repertório. Paralelamente, buscou-se também aproximar a pesquisa de uma abordagem do cinema como resultado de uma colaboração. Também é explorada uma certa produção do cinema contemporâneo que faz ressonância com Serras da Desordem. Assim, aproximamos a produção de Tonacci dos filmes do diretor Rithy Pahn, S-21:The Khmer Rouge Killing Machine (2003) e LImage Manquante (2013), e de Joshua Oppenheimer, The globalization tapes (2003) e The Act of Killing (2012). Em comum, os filmes apresentam uma posição de crítica pós-colonial, exploração das fronteiras cinematográficas, rememoração e reencenação do passado, entre outras características. Para realizar nossa análise utilizamos os conceitos e autores que trabalham a estética relacional, a crítica de arte através da psicanálise, as idéias do Tercer Cine, a análise fílmica contemporânea, o documentário como obra de arte contemporânea, e as discussões que cercam o realismo e o documentário. Por fim, apresentamos um ensaio fílmico de nosso autoria, que dialoga com os filmes analisados.This work analises the building visual style of Andrea Tonaccis movie Serras da Desordem (2006). The guide lines of this research relates to the filmic visual construction and investigates the directors filmography, history and repertoire. Besides, pursued also approximate the research to an approach that watches cinema as a result of collaborations. Equally, is explored a certain contemporary cinema scene wich is related to Serras da Desordem. Therefore, we approximate Andrea Tonaccis film production to directors like Rithy Pahn, S-21: The Khmer Rouge Killing Machine (2003) and LImage Manquante (2013), and Joshua Oppenheimer, The globalization Tapes (2003) and The act of killing (2012). In common, the movies have a post-colonial criticism, the exploration of cinematographic borders, recollection and reenactment of the past. To build our analysis we made use of authors and concepts wich think relational aesthetics, art criticism, psychoanalysis, the ideas of Tercer Cine, the contemporary film analysis, documentary as contemporary art, and the discussions about realism and documentary. Finally, a film essay that dialogues with the analysed movies is presented by the author of this research.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAranha, Carmen Sylvia GuimaraesFaria, Andre Kobashi de2018-03-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-15042019-120600/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-06-07T17:58:50Zoai:teses.usp.br:tde-15042019-120600Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-06-07T17:58:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A tessitura da imagem cinematográfica em Serras da Desordem de Andrea Tonacci
The weaving of cinematographic image in Andrea Tonaccis Serras da Desordem
title A tessitura da imagem cinematográfica em Serras da Desordem de Andrea Tonacci
spellingShingle A tessitura da imagem cinematográfica em Serras da Desordem de Andrea Tonacci
Faria, Andre Kobashi de
Andrea Tonacci
Andrea Tonacci
Authorship
Autoria
Cinema Contemporâneo
Cinematographic visual construction
Colaboração
Collaboration
Construção visual cinematográfica
Contemporary cinema
Crítica pós- colonial
Post-colonial critics
title_short A tessitura da imagem cinematográfica em Serras da Desordem de Andrea Tonacci
title_full A tessitura da imagem cinematográfica em Serras da Desordem de Andrea Tonacci
title_fullStr A tessitura da imagem cinematográfica em Serras da Desordem de Andrea Tonacci
title_full_unstemmed A tessitura da imagem cinematográfica em Serras da Desordem de Andrea Tonacci
title_sort A tessitura da imagem cinematográfica em Serras da Desordem de Andrea Tonacci
author Faria, Andre Kobashi de
author_facet Faria, Andre Kobashi de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aranha, Carmen Sylvia Guimaraes
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Andre Kobashi de
dc.subject.por.fl_str_mv Andrea Tonacci
Andrea Tonacci
Authorship
Autoria
Cinema Contemporâneo
Cinematographic visual construction
Colaboração
Collaboration
Construção visual cinematográfica
Contemporary cinema
Crítica pós- colonial
Post-colonial critics
topic Andrea Tonacci
Andrea Tonacci
Authorship
Autoria
Cinema Contemporâneo
Cinematographic visual construction
Colaboração
Collaboration
Construção visual cinematográfica
Contemporary cinema
Crítica pós- colonial
Post-colonial critics
description O trabalho analisa a construção da visualidade no filme Serras da Desordem (2006) de Andrea Tonacci. As questões que guiam a pesquisa cercam a construção da visualidade fílmica através da investigação da filmografia do diretor, seu histórico, seu repertório. Paralelamente, buscou-se também aproximar a pesquisa de uma abordagem do cinema como resultado de uma colaboração. Também é explorada uma certa produção do cinema contemporâneo que faz ressonância com Serras da Desordem. Assim, aproximamos a produção de Tonacci dos filmes do diretor Rithy Pahn, S-21:The Khmer Rouge Killing Machine (2003) e LImage Manquante (2013), e de Joshua Oppenheimer, The globalization tapes (2003) e The Act of Killing (2012). Em comum, os filmes apresentam uma posição de crítica pós-colonial, exploração das fronteiras cinematográficas, rememoração e reencenação do passado, entre outras características. Para realizar nossa análise utilizamos os conceitos e autores que trabalham a estética relacional, a crítica de arte através da psicanálise, as idéias do Tercer Cine, a análise fílmica contemporânea, o documentário como obra de arte contemporânea, e as discussões que cercam o realismo e o documentário. Por fim, apresentamos um ensaio fílmico de nosso autoria, que dialoga com os filmes analisados.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-15042019-120600/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-15042019-120600/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257018777206784