Impacto do treinamento auditivo com atividades de escuta no ruído na inibição eferente das emissões otoacústicas de escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pichelli, Tathiany Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5170/tde-13082021-100429/
Resumo: Introdução: Para funcionar perfeitamente, o sistema auditivo conta com vias auditivas aferentes e eferentes, que atuam de forma integrada. A ativação da via auditiva eferente, por meio de estimulação acústica contralateral, gera mudanças de respostas auditivas ao longo de todo o sistema. Estudos envolvendo a pesquisa do efeito inibitório da via eferente (EIVE) por meio das emissões otoacústicas (EOA) em crianças com transtorno do processamento auditivo central (TPAC) têm demonstrado que esta população possui um déficit no EIVE. Com base nesta premissa e diante da disponibilidade de um novo software, denominado de Programa de Escuta no Ruído (PER), que estimula a percepção de fala na presença de ruído, surgiu o interesse de investigar se há diferenças no EIVE quando comparadas diferentes etapas de um programa de TA. Objetivo: O objetivo deste estudo foi verificar o efeito do treinamento auditivo com o uso do Programa de Escuta no Ruído (PER) na variação das respostas auditivas em escolares com TPAC. Método: A casuística foi composta por 15 crianças com TPAC (de ambos os gêneros e com idades entre 8 e 11 anos) que participaram das cinco etapas a seguir: (1) avaliação comportamental do processamento auditivo (central), pesquisa das EOA e do índice normatizado do EIVE (EIVE IN%); (2) 8 semanas sem intervenção; (3) 8 sessões de TA com utilização do software PER (nesta etapa ocorreu pesquisa do EIVE IN% antes do início da primeira sessão (avaliação 1) e imediatamente após à última sessão de TA (avaliação 2); (4) 8 semanas sem intervenção; (5) Avaliação final: reavaliação comportamental do processamento auditivo (central) e pesquisa do EIVE IN%. Resultados: Foi observado diminuição do valor médio do EIVE IN% no decorrer das avaliações nas orelhas direita e esquerda. Os testes de avaliação do PAC apresentaram melhoras após a intervenção, sendo observada diferença estatística em todos os testes realizados. A correlação dos testes de PAC e do EIVE IN% indicaram que maiores valores nos testes de PAC estão associados a menores valores de EIVE IN%. Conclusão: O TA realizado com software PER foi eficaz para aprimorar as habilidades auditivas avaliadas. No entanto, as mudanças observadas no EIVE IN% não podem ser atribuídas aos efeitos do treinamento auditivo
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spelling Impacto do treinamento auditivo com atividades de escuta no ruído na inibição eferente das emissões otoacústicas de escolaresImpact of auditory training with listening-in-noise activities on the efferent inhibition of otoacoustic emissions in schoolchildrenAcoustic stimulationAudiçãoAuditory perception disordersChildCriançaEmissões otoacústicas espontâneasEstimulação acústicaHearingOtoacoustic emissions spontaneousReabilitaçãoRehabilitationTranstornos da percepção auditivaIntrodução: Para funcionar perfeitamente, o sistema auditivo conta com vias auditivas aferentes e eferentes, que atuam de forma integrada. A ativação da via auditiva eferente, por meio de estimulação acústica contralateral, gera mudanças de respostas auditivas ao longo de todo o sistema. Estudos envolvendo a pesquisa do efeito inibitório da via eferente (EIVE) por meio das emissões otoacústicas (EOA) em crianças com transtorno do processamento auditivo central (TPAC) têm demonstrado que esta população possui um déficit no EIVE. Com base nesta premissa e diante da disponibilidade de um novo software, denominado de Programa de Escuta no Ruído (PER), que estimula a percepção de fala na presença de ruído, surgiu o interesse de investigar se há diferenças no EIVE quando comparadas diferentes etapas de um programa de TA. Objetivo: O objetivo deste estudo foi verificar o efeito do treinamento auditivo com o uso do Programa de Escuta no Ruído (PER) na variação das respostas auditivas em escolares com TPAC. Método: A casuística foi composta por 15 crianças com TPAC (de ambos os gêneros e com idades entre 8 e 11 anos) que participaram das cinco etapas a seguir: (1) avaliação comportamental do processamento auditivo (central), pesquisa das EOA e do índice normatizado do EIVE (EIVE IN%); (2) 8 semanas sem intervenção; (3) 8 sessões de TA com utilização do software PER (nesta etapa ocorreu pesquisa do EIVE IN% antes do início da primeira sessão (avaliação 1) e imediatamente após à última sessão de TA (avaliação 2); (4) 8 semanas sem intervenção; (5) Avaliação final: reavaliação comportamental do processamento auditivo (central) e pesquisa do EIVE IN%. Resultados: Foi observado diminuição do valor médio do EIVE IN% no decorrer das avaliações nas orelhas direita e esquerda. Os testes de avaliação do PAC apresentaram melhoras após a intervenção, sendo observada diferença estatística em todos os testes realizados. A correlação dos testes de PAC e do EIVE IN% indicaram que maiores valores nos testes de PAC estão associados a menores valores de EIVE IN%. Conclusão: O TA realizado com software PER foi eficaz para aprimorar as habilidades auditivas avaliadas. No entanto, as mudanças observadas no EIVE IN% não podem ser atribuídas aos efeitos do treinamento auditivoIntroduction: For its perfect functioning, the auditory system relies on afferent and efferent auditory pathways, that work in an integrated form. Activating the efferent auditory pathway through contralateral acoustic stimulation produces changes in auditory responses throughout the entire auditory system. Studies involving the research of medial olivocochlear reflex (MOC reflex), using otoacoustic emissions (OAE) in children with central auditory processing disorder (CAPD), showed a deficit in MOC reflex in this population. Based on this premise and considering the availability of new software called Programa de Escuta no Ruído (Listening in Noise Program) (PER), which stimulates speech in noise perception, emerged the interest in investigating whether there are differences in MOC reflex when comparing different stages of an AT program. Purpose: The purpose of this study was investigating the effects of auditory training (AT) using PER software in the variation of auditory responses on schoolchildren with CAPD. Method: The sample consisted of 15 children diagnosed with CAPD (both genders and aged between 8 and 11 years old) who participated in the five following steps: (1) behavioral assessment of central auditory processing, research of the OAE and normalized index of the MOC reflex (NI MOC reflex%); (2) 8 weeks without intervention; and (3) 8 AT sessions using PER software (stage in which NI MOC reflex % was researched before the beginning of the first session (evaluation 1) and immediately after the last AT session (evaluation 2)); (4) 8 weeks without intervention; and (5) final evaluation: behavioral reassessment of central auditory processing and research by NI MOC reflex%. Results: The results showed a decrease in the medium value of the NI MOC reflex% during the evaluations in the right and left ears. The central auditory processing (CAP) evaluation tests results\' showed improvements after the intervention, with a statistical difference observed in all tests performed. The correlation between CAP tests and NI MOC reflex% indicated that higher values in CAP tests are associated with lower values of NI MOC reflex%. Conclusion: AT performed with PER software was effective for improving the evaluated auditory skills. However, changes observed in NI MOC reflex % cannot be credited to the effects of ATBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCarvallo, Renata Mota MamedePichelli, Tathiany Silva2021-04-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5170/tde-13082021-100429/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-08-13T14:17:02Zoai:teses.usp.br:tde-13082021-100429Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-08-13T14:17:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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