Entre o ar e o chão: Metier de bailarino na cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Juliana Neves Simões
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-22082011-104438/
Resumo: Essa tese procura investigar os mistérios que envolvem a adesão ao metier da dança, atividade artística para a qual é atraída uma minoria que faz do corpo instrumento de trabalho e recurso privilegiado de transgressão das próprias condições de existência. Trata-se de um estudo sobre bailarinas e bailarinos profissionais cujo interesse reside no exame dos elementos objetivos e subjetivos de acesso e permanência nessa carreira. A idéia consiste em desvendar a vocação para a dança tomando como cenário analítico o contexto do meio coreográfico da cidade de São Paulo, na atualidade, em que são encontrados bailarinos de distintos perfis alinhados em diferentes modelos estéticos: de um lado, a produção contemporânea que tem como base os procedimentos do balé clássico e, de outro, as linguagens de vanguarda amparadas, sobretudo, nas técnicas de improvisação. De acordo com isso, o objetivo deste trabalho é compreender quem são aqueles que, do ponto de vista social, tornam-se bailarinos, suas razões e seus meios, e em que medida os capitais econômicos, simbólicos e corporais podem ser traduzidos no âmbito dos estilos aos quais essas trajetórias se dirigem. A tese teve como fundamentos de pesquisa a etnografia de duas companhias paulistanas uma tradicional e outra de vanguarda e um conjunto de entrevistas com bailarinas e bailarinos, a partir das quais foram geradas narrativas sobre os seus itinerários e um banco de dados morfológicos que permitiram a interpretação das trajetórias dos agentes desse meio. Ao abordar essa base de dupla perspectiva metodológica, o trabalho elabora a análise da modelagem corporal e do imaginário desses profissionais e dos estilos de vida que deles derivam. A trajetória social e a feição do corpo dos bailarinos, submetidas ao ângulo das subjetividades do sujeito e da construção da dimensão de seus sentidos, foram às principais referências utilizadas como fontes de dados para apreender as especificidades dos portadores que constituem o pequeno grupo que realiza o salto para essa profissão e passa a vivenciar a dança como um trabalho, na condução metódica da vida; e para examinar os fatores e as condições sociais que orientam a formação dessa vocação.
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A idéia consiste em desvendar a vocação para a dança tomando como cenário analítico o contexto do meio coreográfico da cidade de São Paulo, na atualidade, em que são encontrados bailarinos de distintos perfis alinhados em diferentes modelos estéticos: de um lado, a produção contemporânea que tem como base os procedimentos do balé clássico e, de outro, as linguagens de vanguarda amparadas, sobretudo, nas técnicas de improvisação. De acordo com isso, o objetivo deste trabalho é compreender quem são aqueles que, do ponto de vista social, tornam-se bailarinos, suas razões e seus meios, e em que medida os capitais econômicos, simbólicos e corporais podem ser traduzidos no âmbito dos estilos aos quais essas trajetórias se dirigem. A tese teve como fundamentos de pesquisa a etnografia de duas companhias paulistanas uma tradicional e outra de vanguarda e um conjunto de entrevistas com bailarinas e bailarinos, a partir das quais foram geradas narrativas sobre os seus itinerários e um banco de dados morfológicos que permitiram a interpretação das trajetórias dos agentes desse meio. Ao abordar essa base de dupla perspectiva metodológica, o trabalho elabora a análise da modelagem corporal e do imaginário desses profissionais e dos estilos de vida que deles derivam. A trajetória social e a feição do corpo dos bailarinos, submetidas ao ângulo das subjetividades do sujeito e da construção da dimensão de seus sentidos, foram às principais referências utilizadas como fontes de dados para apreender as especificidades dos portadores que constituem o pequeno grupo que realiza o salto para essa profissão e passa a vivenciar a dança como um trabalho, na condução metódica da vida; e para examinar os fatores e as condições sociais que orientam a formação dessa vocação.This thesis seeks to investigate the mysteries surrounding the access to the métier of dance, this artistic activity to which a minority is attracted, which makes the body a work instrument and a privileged transgression resource of their own living conditions. This is a study on professional dancers, both male and female, whose interest lies in examining the objective and subjective elements of access and permanence in this career. The idea is to unveil the \"vocation\" to dance considering as analytical scene the present choreographic context in the city of São Paulo, where dancers of distinct profiles are found lined up in different aesthetic models: on the one hand, the contemporary production that is based on the procedures of classical ballet and, on the other, the vanguard languages especially supported by improvisational techniques. Accordingly, the objective of this work is to understand, from a social standpoint, who are those that become dancers, their reasons and their means and to what extent the economic, symbolic and body capitals can be translated within the styles in which those paths are conducted. The thesis had as a research basis the ethnography of two dance companies from São Paulo a traditional and a vanguardist one as well as a series of interviews with dancers, from which both narratives about their itineraries and a morphological database were generated, allowing the interpretation of the trajectories of the agents in this environment. In addressing the basis of this dual methodological perspective, the work elaborates the analysis of body sculpting, these professionals imaginary and the lifestyles that derive from it. The social trajectory and the shape of the dancers bodies, submitted to the angle of the subjectivity of the subject and the construction of the size of their senses, were the main references used as data base to capture the specificities of holders who constitute the small group that leaps into this profession and starts to experience dance as a work, as a methodic way of life, and to examine the factors and social conditions underlying the formation of this vocationBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPArruda, Maria Arminda do NascimentoGomes, Juliana Neves Simões2010-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-22082011-104438/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:30Zoai:teses.usp.br:tde-22082011-104438Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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