Poéticas contemporâneas da fotografia de autoria negra: um estudo a partir do acervo do Museu Afro Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-11122023-125052/ |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo ampliar os estudos sobre fotografia em relação aos desdobramentos do seu legado colonial na contemporaneidade, considerando a autoria negra e seus antecedentes históricos no Brasil como critério na investigação de poéticas contemporâneas. Para isso, foram listadas obras de artistas fotográfos afrodescendentes, produzidas entre 1985 e 2015, que estão sob a salvaguarda do Museu Afro Brasil, em São Paulo. Dentre eles, foram realizadas leituras do conjunto de obras de Eustáquio Neves, pelo caráter emblemático de suas produções na referida instituição. Em termos de procedimentos metodológicos, buscou-se revisitar as possíveis histórias da fotografia através da construção de uma narrativa que se dispôs a rever o processo de construção historiográfica do cânone e sua relação com os lugares marginalizados ou lacunas existentes no registro da produção imagética autoral de afrodescendentes – com foco na experiência brasileira –, trazendo-os para o centro. Ao deter-se na análise da trajetória e do conjunto de obras dos fotógrafos indicados, foi possível observar o desenvolvimento de poéticas diversas, porém, voltadas para a restituição da memória afrodescendente no Brasil, ao interpretar criticamente acontecimentos históricos relacionados à população negra e destacar pessoas e temas ligados à uma experiência social racializada. Entre outros significados, tais escolhas poderiam indicar que, mesmo quando a prática fotográfica passa a ser tardiamente acessada por esses profissionais, determinadas produções de linguagem mantém como foco a disputa e construção de espaços para a subversão de padrões dominantes que, segundo a hipótese inicial desta investigação, estruturariam narrativas (visuais) contra-hegemônicas – as chamadas contrapráticas autográficas. Pelo presente exposto, tais narrativas não seriam apenas contra-hegemônicas como também contracoloniais. |
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Poéticas contemporâneas da fotografia de autoria negra: um estudo a partir do acervo do Museu Afro BrasilContemporary poetics of Black authorship photography: A study based on the collection of the Museu Afro BrasilBlack photographersEustáquio NevesEustáquio NevesFotografiaFotógrafos negrosHistória da fotografia no BrasilHistory of photography in BrazilMuseu Afro BrasilMuseu Afro BrasilPhotographyEsta pesquisa tem como objetivo ampliar os estudos sobre fotografia em relação aos desdobramentos do seu legado colonial na contemporaneidade, considerando a autoria negra e seus antecedentes históricos no Brasil como critério na investigação de poéticas contemporâneas. Para isso, foram listadas obras de artistas fotográfos afrodescendentes, produzidas entre 1985 e 2015, que estão sob a salvaguarda do Museu Afro Brasil, em São Paulo. Dentre eles, foram realizadas leituras do conjunto de obras de Eustáquio Neves, pelo caráter emblemático de suas produções na referida instituição. Em termos de procedimentos metodológicos, buscou-se revisitar as possíveis histórias da fotografia através da construção de uma narrativa que se dispôs a rever o processo de construção historiográfica do cânone e sua relação com os lugares marginalizados ou lacunas existentes no registro da produção imagética autoral de afrodescendentes – com foco na experiência brasileira –, trazendo-os para o centro. Ao deter-se na análise da trajetória e do conjunto de obras dos fotógrafos indicados, foi possível observar o desenvolvimento de poéticas diversas, porém, voltadas para a restituição da memória afrodescendente no Brasil, ao interpretar criticamente acontecimentos históricos relacionados à população negra e destacar pessoas e temas ligados à uma experiência social racializada. Entre outros significados, tais escolhas poderiam indicar que, mesmo quando a prática fotográfica passa a ser tardiamente acessada por esses profissionais, determinadas produções de linguagem mantém como foco a disputa e construção de espaços para a subversão de padrões dominantes que, segundo a hipótese inicial desta investigação, estruturariam narrativas (visuais) contra-hegemônicas – as chamadas contrapráticas autográficas. Pelo presente exposto, tais narrativas não seriam apenas contra-hegemônicas como também contracoloniais.This research aims to expand studies on photography in relation to the unfolding of its colonial legacy in contemporary times, considering black authorship and its historical antecedents in Brazil as a criterion in the investigation of contemporary poetics. For this, works by Afro-descendant photographic artists, produced between 1985 and 2015, which are under the custody of the Museu Afro Brasil, in São Paulo, were listed. Among them, the set of works by Eustáquio Neves was read, due to the emblematic character of his productions at the institution. In terms of methodological procedures, we sought to revisit the possible histories of photography through the construction of a narrative that set out to review the process of historiographical construction of the canon and its relationship with the marginalized or existing gaps in the register of authorial image production by people of African descent – with a focus on the Brazilian experience –, bringing them to the center. By analyzing the trajectory and body of work of the photographers indicated, it was possible to observe the development of diverse poetics, however, focused on the restitution of Afrodescendant memory in Brazil, by critically interpreting historical events related to the black population and highlighting people and themes linked to a racial social experience. Among other meanings, these choices could indicate that, even when photographic practice becomes accessible to these professionals at a late stage, certain professionals, certain language productions remain focused on disputing and spaces for the subversion of dominant patterns which, according to the initial hypothesis of this investigation, would hypothesis of this investigation, would structure counter-hegemonic (visual) narratives - the so-called autographic counter-practices. According to this hypothesis, such narratives would not only be counter-hegemonic but also counter-colonial.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Dilma de MeloBritto, Glaucea Helena de2023-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-11122023-125052/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-12-11T15:02:03Zoai:teses.usp.br:tde-11122023-125052Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-11T15:02:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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