Alocação dinâmica de recursos intermitentes com eficácia probabilística e desconhecida para tarefas com múltiplas tentativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Victor da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100131/tde-21072023-094027/
Resumo: Neste trabalho, considera-se uma generalização do problema de alocação de tarefas. Uma quantidade finita de recursos humanos está disponível dinamicamente para tentar resolver tarefas. Para cada tarefa alocada, o recurso pode falhar ou ter sucesso. Cada tarefa deve ser resolvida uma quantidade independente de vezes e cada recurso está disponível para tentar resolver uma quantidade independente de tarefas. Parâmetros que caracterizam recursos e tarefas, assim como a probabilidade de resposta correta são modelados utilizando técnicas da Teoria da Resposta ao Item (TRI). São considerados cenários nos quais os parâmetros das tarefas e recursos são conhecidos; outros cenários estes parâmetros são estimados a partir das interações de recursos tentando resolver tarefas. Tal problema é formalizado matematicamente. Um algoritmo é proposto que combina a Abordagem Shadow Test (AST) e replanejamento sob conhecimento incerto. O objetivo é buscar uma alocação ótima de tarefas a recursos buscando maximizar o número de tarefas resolvidas corretamente. Foram realizadas simulações computacionais para um conjunto de cenários. Resultados são apresentados utilizando dados reais das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), mostrando ganho na quantidade de soluções ao comparar o uso do algoritmo com a alocação aleatória e uma heurística simples proposta.
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spelling Alocação dinâmica de recursos intermitentes com eficácia probabilística e desconhecida para tarefas com múltiplas tentativasDynamic allocation of intermittent resources with probabilistic and unknown effectiveness for tasks with multiple trialsAbordagem shadow testAlocação de recursosItem response modelsModelos de resposta ao itemResource allocationShadow test approachNeste trabalho, considera-se uma generalização do problema de alocação de tarefas. Uma quantidade finita de recursos humanos está disponível dinamicamente para tentar resolver tarefas. Para cada tarefa alocada, o recurso pode falhar ou ter sucesso. Cada tarefa deve ser resolvida uma quantidade independente de vezes e cada recurso está disponível para tentar resolver uma quantidade independente de tarefas. Parâmetros que caracterizam recursos e tarefas, assim como a probabilidade de resposta correta são modelados utilizando técnicas da Teoria da Resposta ao Item (TRI). São considerados cenários nos quais os parâmetros das tarefas e recursos são conhecidos; outros cenários estes parâmetros são estimados a partir das interações de recursos tentando resolver tarefas. Tal problema é formalizado matematicamente. Um algoritmo é proposto que combina a Abordagem Shadow Test (AST) e replanejamento sob conhecimento incerto. O objetivo é buscar uma alocação ótima de tarefas a recursos buscando maximizar o número de tarefas resolvidas corretamente. Foram realizadas simulações computacionais para um conjunto de cenários. Resultados são apresentados utilizando dados reais das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), mostrando ganho na quantidade de soluções ao comparar o uso do algoritmo com a alocação aleatória e uma heurística simples proposta.In this work, a generalization of the task allocation problem is considered. A finite number of human resources is dynamically available to try to solve tasks. For each allocated task, the resource can fail or succeed. Each task must be solved an independent number of times and each resource is available to try to solve an independent number of tasks. Parameters that characterize resources and tasks, as well as the probability of a correct answer are modeled using Item Response Theory (IRT) techniques. Scenarios are considered in which task and resource parameters are known; other scenarios these parameters are estimated from the interactions of resources trying to solve tasks. Such a problem is mathematically formalized. An algorithm is proposed that combines the Shadow Test Approach (STA) and replanning under uncertain knowledge. The objective is to seek an optimal allocation of tasks to resources in order to maximize the number of tasks correctly solved. Computer simulations were performed for a set of scenarios. Results are presented using real data from the National High School Examination (ENEM) tests, providing improvements in the number of solutions when comparing the use of the algorithm with random allocation and a simple proposed heuristic.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Valdinei Freire daSilva, João Victor da2023-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100131/tde-21072023-094027/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-21072023-094027Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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