O lugar do Brasil na América: a questão do Pan-americanismo na Terceira Conferência Internacional Americana de 1906 e seus reflexos no pensamento político brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-19092022-162148/ |
Resumo: | A pesquisa objetiva analisar a questão do pan-americanismo no pensamento político brasileiro, na ocasião da Terceira Conferência Internacional Americana de 1906. Por meio de levantamento bibliográfico, selecionamos os pensadores mais influentes no debate acerca da Conferência - José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco (1845-1912), Joaquim Nabuco (1849-1910) e Manuel de Oliveira Lima (1867- 1928). Como metodologia, aplicou-se, de forma flexível, o método da Sociologia do Conhecimento, que enfatiza o conceito de estilos de pensamento, aliado ao Contextualismo Linguístico da Escola de Cambridge. De forma conjunta ao estudo da política externa brasileira para as Américas na passagem do Império para a Primeira República, o método permitiu perscrutar a trajetória de Rio Branco, Nabuco e Oliveira Lima enquanto intelectuais e diplomatas, averiguando suas posições quanto às relações do Brasil com os Estados Unidos da América (EUA) e a América Latina, e principalmente em relação ao pan-americanismo. Identificou-se que os posicionamentos de Rio Branco se inserem em um estilo de pensamento saquarema, enquanto Nabuco está localizado em um estilo de pensamento luzia nuançado, dotado de elementos conservadores. Por sua vez, Oliveira Lima, cujo pensamento passou por muitas transformações, é um intelectual multifacetado, que não permite ser facilmente classificado. Da mesma forma, o posicionamento dos diplomatas em relação ao pan-americanismo propalado pelos EUA varia de acordo com esses estilos de pensamento, de modo que Rio Branco o defende de forma cautelosa a fim de proteger o Brasil de investidas de nações com interesses antagônicos, enquanto Nabuco o faz de forma ideológica, advogando por um alinhamento total aos EUA. Já Oliveira Lima defende um pan-americanismo latinizado inspirado em Simón Bolívar (1783-1830), que evitaria que o Brasil assumisse posição subalterna em relação a Washington. Na Terceira Conferência Internacional Americana, sediada no Rio de Janeiro, realizam-se os objetivos dos EUA de se evitar a adoção continental da Doutrina Drago, bem como uma reação interamericana contra o pan-americanismo. O sucesso dos EUA era benéfico para o Brasil, que conseguiu selar a \"aliança não-escrita\" que existia entre ambas as nações, promovendo a aceitação do monroísmo pelos delegados latino-americanos. Por fim, realizou-se o mapeamento da opinião pública brasileira da época acerca da Conferência por meio da análise de jornais de grande circulação e de diferentes matizes políticos: o conservador O Paiz, e os liberais a Gazeta do Povo e O Estado de S. Paulo. Essa análise revelou que todos os jornais pesquisados, bem como a maioria dos atores sociais importantes e da população em geral defendiam a Terceira Conferência como forma de elevar o prestígio do Brasil no exterior, e a aproximação entre o Brasil e os EUA, pois estes eram admirados pela sua pujança material, constituindo como um \"modelo de desenvolvimento\" para o país, o que era reforçado pela presença do Secretário de Estado Elihu Root (1845-1937) no Brasil. O cenário favorável aos posicionamentos de Rio Branco e Nabuco em relação ao panamericanismo consolidou-o como mola-mestra da política externa brasileira na Primeira República, permitindo repensar o lugar do Brasil na América. |
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O lugar do Brasil na América: a questão do Pan-americanismo na Terceira Conferência Internacional Americana de 1906 e seus reflexos no pensamento político brasileiroThe place of Brazil in the Americas: the question of Pan-Americanism at the Third International Conference of American States of 1906 and its reflections on Brazilian political thoughtBaron of Rio BrancoJoaquim NabucoJoaquim NabucoManuel de Oliveira LimaManuel de Oliveira LimaPan-AmericanismPan-americanismoTerceira Conferência Internacional Americana, Barão do Rio BrancoThird International American ConferenceA pesquisa objetiva analisar a questão do pan-americanismo no pensamento político brasileiro, na ocasião da Terceira Conferência Internacional Americana de 1906. Por meio de levantamento bibliográfico, selecionamos os pensadores mais influentes no debate acerca da Conferência - José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco (1845-1912), Joaquim Nabuco (1849-1910) e Manuel de Oliveira Lima (1867- 1928). Como metodologia, aplicou-se, de forma flexível, o método da Sociologia do Conhecimento, que enfatiza o conceito de estilos de pensamento, aliado ao Contextualismo Linguístico da Escola de Cambridge. De forma conjunta ao estudo da política externa brasileira para as Américas na passagem do Império para a Primeira República, o método permitiu perscrutar a trajetória de Rio Branco, Nabuco e Oliveira Lima enquanto intelectuais e diplomatas, averiguando suas posições quanto às relações do Brasil com os Estados Unidos da América (EUA) e a América Latina, e principalmente em relação ao pan-americanismo. Identificou-se que os posicionamentos de Rio Branco se inserem em um estilo de pensamento saquarema, enquanto Nabuco está localizado em um estilo de pensamento luzia nuançado, dotado de elementos conservadores. Por sua vez, Oliveira Lima, cujo pensamento passou por muitas transformações, é um intelectual multifacetado, que não permite ser facilmente classificado. Da mesma forma, o posicionamento dos diplomatas em relação ao pan-americanismo propalado pelos EUA varia de acordo com esses estilos de pensamento, de modo que Rio Branco o defende de forma cautelosa a fim de proteger o Brasil de investidas de nações com interesses antagônicos, enquanto Nabuco o faz de forma ideológica, advogando por um alinhamento total aos EUA. Já Oliveira Lima defende um pan-americanismo latinizado inspirado em Simón Bolívar (1783-1830), que evitaria que o Brasil assumisse posição subalterna em relação a Washington. Na Terceira Conferência Internacional Americana, sediada no Rio de Janeiro, realizam-se os objetivos dos EUA de se evitar a adoção continental da Doutrina Drago, bem como uma reação interamericana contra o pan-americanismo. O sucesso dos EUA era benéfico para o Brasil, que conseguiu selar a \"aliança não-escrita\" que existia entre ambas as nações, promovendo a aceitação do monroísmo pelos delegados latino-americanos. Por fim, realizou-se o mapeamento da opinião pública brasileira da época acerca da Conferência por meio da análise de jornais de grande circulação e de diferentes matizes políticos: o conservador O Paiz, e os liberais a Gazeta do Povo e O Estado de S. Paulo. Essa análise revelou que todos os jornais pesquisados, bem como a maioria dos atores sociais importantes e da população em geral defendiam a Terceira Conferência como forma de elevar o prestígio do Brasil no exterior, e a aproximação entre o Brasil e os EUA, pois estes eram admirados pela sua pujança material, constituindo como um \"modelo de desenvolvimento\" para o país, o que era reforçado pela presença do Secretário de Estado Elihu Root (1845-1937) no Brasil. O cenário favorável aos posicionamentos de Rio Branco e Nabuco em relação ao panamericanismo consolidou-o como mola-mestra da política externa brasileira na Primeira República, permitindo repensar o lugar do Brasil na América.The present research aims to analyze the question of Pan-Americanism in Brazilian political thought, on the occasion of the Third International American Conference of 1906. Through a bibliographical survey, we selected the most influential thinkers in the debate about the Conference - José Maria da Silva Paranhos Júnior, Baron of Rio Branco (1845-1912), Joaquim Nabuco (1849-1910), and Manuel de Oliveira Lima (1867-1928). As a methodology, the Sociology of Knowledge, which emphasizes the concept of styles of thought, was flexibly applied, allied to the Linguistic Contextualism of the Cambridge School. Together with the study of Brazilian foreign policy for the Americas in the transition from the Empire to the First Republic, the method allowed us to scrutinize the trajectory of Rio Branco, Nabuco, and Oliveira Lima as intellectuals and diplomats, investigating their positions on Brazil\'s relations with the United States of America (USA) and Latin America, and especially with respect to Pan-Americanism. It was identified that the positions of Rio Branco are part of a Saquarema style of thought. At the same time, Nabuco is located in a nuanced Luzia style of thought, endowed with Conservative elements. In turn, Oliveira Lima\'s thought went through many transformations, which makes him a multifaceted intellectual who defies easy classification. Likewise, the position of these diplomats concerning the Pan-Americanism propagated by the USA varies according to these styles of thought, so that Rio Branco defends it cautiously in order to protect Brazil from onslaughts by nations with antagonistic interests, while Nabuco does it ideologically, advocating total alignment with the USA. For his part, Oliveira Lima defends a Latinized Pan-Americanism inspired by Simón Bolívar (1783-1830), which would prevent Brazil from assuming a subordinate position to Washington. In the Third International American Conference, held in Rio de Janeiro, the aims of the USA were realized by avoiding the continental adoption of the Drago Doctrine, as well as an inter-American reaction against Pan-Americanism. The American success was beneficial to Brazil, which managed to seal an \"unwritten alliance\" between both nations, promoting the acceptance of Monroeism by the Latin American delegates. Finally, a mapping of Brazilian public opinion about the Conference was carried out through analysis of well-read newspapers of different political hues: the Conservative O Paiz and the Liberal Gazeta do Povo and O Estado de S. Paulo. This analysis revealed that all the newspapers surveyed, as well as the majority of important social actors and people, defended the Third Conference as a way to raise the prestige of Brazil abroad, as well as the rapprochement between Brazil and the USA. The latter was admired for its material strength, constituting a \"model of development\" for the country, which was reinforced by the presence of the Secretary of State Elihu Root (1845-1937) in Brazil. The favorable scenario for the positions of Rio Branco and Nabuco about the Pan-Americanism consolidated it as the Brazilian foreign policy\'s mainspring in the First Republic, enabling a reassessment of the place of Brazil in the Americas.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRicupero, BernardoMandelbaum, Henoch Gabriel2022-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-19092022-162148/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-09-19T19:28:56Zoai:teses.usp.br:tde-19092022-162148Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-09-19T19:28:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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