Administração de medicamentos por via intramuscular: caracterização dos vídeos veiculados no YouTube®

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Luana Gabriele Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-09102023-074027/
Resumo: O presente estudo teve por objetivo caracterizar os vídeos brasileiros veiculados no Youtube® que contêm a demonstração do procedimento de administração de medicamentos por via intramuscular. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, com abordagem quantitativa e delineamento transversal. Foram examinados 371 vídeos no período de novembro de 2022 a fevereiro de 2023, sendo a amostra final composta por 44 vídeos. Os vídeos selecionados foram analisados por dois colaboradores, de forma independente por meio dos seguintes instrumentos: caracterização dos vídeos; teste de confiabilidade CRAAP (do acrônimo em inglês Currency, Relevance, Authority, Accuracy, and Purpose); análise de popularidade do vídeo por meio da determinação do Video Power Index (VPI); instrumento contendo as etapas componentes do procedimento de administração de medicamentos por via IM. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva, valendo-se do Statistical Package for the Social Sciences versão 25.0. O Teste de Correlação de Spearman foi utilizado para avaliar a correlação entre as variáveis contínuas e a análise de variância - ANOVA para a comparação dos grupos. As variáveis foram expressas em média ± desvio padrão e o valor de p < 0,05 foi considerado estatisticamente significante. Considerando que a pesquisa utilizou informações de acesso público, o projeto de pesquisa não foi submetido à apreciação de Sistema CEP/CONEP. Os achados indicaram que a maioria dos vídeos selecionados é de origem pessoal (86,4%), têm como autor ou protagonista um técnico de enfermagem (59,1%), adotam a região dorso glútea como local de injeção (54,5%), foram produzidos em ambiente de saúde utilizando um paciente para demonstração do procedimento (52,3%) e, quando informado, o medicamento injetado é um anti-inflamatório (27,3%). Em média, os vídeos tiveram duração de seis minutos e 39 segundos, acumularam 3.408 curtidas e 80 não curtidas, 86.112 visualizações, 920 dias de postagem (88,6% postados há mais de um ano e menos de cinco anos) e VPI igual a 86,8 ± 127,8. A pontuação média do teste CRAAP foi igual a 4,36 (± 2,09). Observou-se correlação positiva entre os resultados do VPI e do teste CRAAP (0,143), sem diferença estatisticamente significante entre as variáveis (p=0,354) e diferença estatisticamente significante (p=0,042) para o valor médio do VPI entre os três grupos da classificação dos escores de CRAAP. Nenhum vídeo apresentou a completude do procedimento. Na etapa de preparo do paciente e do medicamento, em 11 (25%) vídeos nenhum critério foi realizado de forma correta; na etapa de injeção do medicamento, constituída por 158 critérios, os vídeos exibiram 5,64 (± 2,91) critérios sem erros, 5,95 (± 2,4) realizados de forma incorreta e 4,50 (± 2,30) critérios não demonstrados/mencionados; o maior percentual de incorreções está no critério relativo à delimitação da área de aplicação utilizando referências anatômicas. Na etapa pós-administração do medicamento, 34 (77,3%) vídeos tiveram todos os itens realizados de forma incorreta ou não realizados. Os achados da presente investigação indicaram que a maior parte dos vídeos que abordam o procedimento de administração de medicamentos por via intramuscular disponíveis na plataforma YouTube® apresenta frágil conteúdo, baixa acurácia e confiabilidade e não deve ser indicada como material educativo para a formação ou atualização profissional. Iniciativas devem ser implementadas para incrementar o potencial do YouTube® como uma fonte útil para o ensino da administração de medicamentos por via intramuscular.
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Os vídeos selecionados foram analisados por dois colaboradores, de forma independente por meio dos seguintes instrumentos: caracterização dos vídeos; teste de confiabilidade CRAAP (do acrônimo em inglês Currency, Relevance, Authority, Accuracy, and Purpose); análise de popularidade do vídeo por meio da determinação do Video Power Index (VPI); instrumento contendo as etapas componentes do procedimento de administração de medicamentos por via IM. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva, valendo-se do Statistical Package for the Social Sciences versão 25.0. O Teste de Correlação de Spearman foi utilizado para avaliar a correlação entre as variáveis contínuas e a análise de variância - ANOVA para a comparação dos grupos. As variáveis foram expressas em média ± desvio padrão e o valor de p < 0,05 foi considerado estatisticamente significante. Considerando que a pesquisa utilizou informações de acesso público, o projeto de pesquisa não foi submetido à apreciação de Sistema CEP/CONEP. Os achados indicaram que a maioria dos vídeos selecionados é de origem pessoal (86,4%), têm como autor ou protagonista um técnico de enfermagem (59,1%), adotam a região dorso glútea como local de injeção (54,5%), foram produzidos em ambiente de saúde utilizando um paciente para demonstração do procedimento (52,3%) e, quando informado, o medicamento injetado é um anti-inflamatório (27,3%). Em média, os vídeos tiveram duração de seis minutos e 39 segundos, acumularam 3.408 curtidas e 80 não curtidas, 86.112 visualizações, 920 dias de postagem (88,6% postados há mais de um ano e menos de cinco anos) e VPI igual a 86,8 ± 127,8. A pontuação média do teste CRAAP foi igual a 4,36 (± 2,09). Observou-se correlação positiva entre os resultados do VPI e do teste CRAAP (0,143), sem diferença estatisticamente significante entre as variáveis (p=0,354) e diferença estatisticamente significante (p=0,042) para o valor médio do VPI entre os três grupos da classificação dos escores de CRAAP. Nenhum vídeo apresentou a completude do procedimento. Na etapa de preparo do paciente e do medicamento, em 11 (25%) vídeos nenhum critério foi realizado de forma correta; na etapa de injeção do medicamento, constituída por 158 critérios, os vídeos exibiram 5,64 (± 2,91) critérios sem erros, 5,95 (± 2,4) realizados de forma incorreta e 4,50 (± 2,30) critérios não demonstrados/mencionados; o maior percentual de incorreções está no critério relativo à delimitação da área de aplicação utilizando referências anatômicas. Na etapa pós-administração do medicamento, 34 (77,3%) vídeos tiveram todos os itens realizados de forma incorreta ou não realizados. Os achados da presente investigação indicaram que a maior parte dos vídeos que abordam o procedimento de administração de medicamentos por via intramuscular disponíveis na plataforma YouTube® apresenta frágil conteúdo, baixa acurácia e confiabilidade e não deve ser indicada como material educativo para a formação ou atualização profissional. Iniciativas devem ser implementadas para incrementar o potencial do YouTube® como uma fonte útil para o ensino da administração de medicamentos por via intramuscular.The present study aimed to characterize brazilian broadcast Youtube® videos that contain intramuscular drug administration. This is descriptive research with a quantitative approach and cross-sectional design. We examined 371 videos from November 2022 to February 2023, and the final sample was composed of 44 videos. Two collaborators analyzed the selected videos independently through the following instruments: video characterization; test to evaluate sources CRAAP (Currency, Relevance, Authority, Accuracy, and Purpose); popularity analysis through the determination of Video Power Index (VPI); instrument containing component steps of IM drug administration procedure. We analyzed the data through descriptive statistics, using the Statistical Package for the Social Sciences version 25.0. We utilized the Spearman correlation test to evaluate the correlation between continuous variables and the analysis of variance - ANOVA for the group comparison. The variables were expressed as mean ± standard deviation and p-value < 0.05 considered statistically significant. Considering that the research used the public to access information, we did not submit the research project to the REC/CONEP System. The findings indicated that the majority of the selected videos are self injection (86.4%), has as an author or protagonist a nursing technician (59.1%), adopts a dorsogluteal region as a site for IM injection (54.5%), were produced in a healthy environment using a patient for the procedure demonstration (52.3%), and when informed, the injected drug was an antiinflammatory (27.3%). On average, the videos lasted six minutes and 39 seconds, accumulated 3,408 likes and 80 dislikes, 86.112 views, 920 posting days (88.6% posted more than a year ago and less than five years), and VPI equal to 86.8 ± 127.8. The mean score of the CRAAP test was equal to 4.36 (± 2.09). We observed a positive correlation between the VPI results and the CRAAP test (0.143), with no significant statistical difference between variables (p=0.354) and significant statistical difference (p=0.042) for the mean value of VPI among the three classification groups of CRAAP scores. In the patient and drug preparation step, in 11 (25%) of the videos, no criteria were used correctly; in the drug injection step, constituted by 158 criteria, the videos exhibited 5.64 (± 2.91) criteria with no mistake, 5.95 (± 2.4) carried out incorrectly, and 4.50 (± 2.30) were not demonstrated/mentioned; the highest percentage of inaccuracies is in the criteria related to the delimitation of the application area using anatomic references. In the post-administration step, 34 (77.3%) videos had all items carried out incorrectly or not carried out. The findings of the present investigation indicated that most of the videos that approach the intramuscular drug administration procedure available on the Youtube® platform presented a fragile content, with low precision, and reliability and must not be indicated as educational material for professional training or update. We must implement initiatives to increase Youtube®\'s potential as a usable source for drug administration teaching via intramuscular.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAncheschi, Leila Maria Marchi AlvesAlves, Luana Gabriele Souza2023-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-09102023-074027/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-11-13T13:54:02Zoai:teses.usp.br:tde-09102023-074027Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-11-13T13:54:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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description O presente estudo teve por objetivo caracterizar os vídeos brasileiros veiculados no Youtube® que contêm a demonstração do procedimento de administração de medicamentos por via intramuscular. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, com abordagem quantitativa e delineamento transversal. Foram examinados 371 vídeos no período de novembro de 2022 a fevereiro de 2023, sendo a amostra final composta por 44 vídeos. Os vídeos selecionados foram analisados por dois colaboradores, de forma independente por meio dos seguintes instrumentos: caracterização dos vídeos; teste de confiabilidade CRAAP (do acrônimo em inglês Currency, Relevance, Authority, Accuracy, and Purpose); análise de popularidade do vídeo por meio da determinação do Video Power Index (VPI); instrumento contendo as etapas componentes do procedimento de administração de medicamentos por via IM. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva, valendo-se do Statistical Package for the Social Sciences versão 25.0. O Teste de Correlação de Spearman foi utilizado para avaliar a correlação entre as variáveis contínuas e a análise de variância - ANOVA para a comparação dos grupos. As variáveis foram expressas em média ± desvio padrão e o valor de p < 0,05 foi considerado estatisticamente significante. Considerando que a pesquisa utilizou informações de acesso público, o projeto de pesquisa não foi submetido à apreciação de Sistema CEP/CONEP. Os achados indicaram que a maioria dos vídeos selecionados é de origem pessoal (86,4%), têm como autor ou protagonista um técnico de enfermagem (59,1%), adotam a região dorso glútea como local de injeção (54,5%), foram produzidos em ambiente de saúde utilizando um paciente para demonstração do procedimento (52,3%) e, quando informado, o medicamento injetado é um anti-inflamatório (27,3%). Em média, os vídeos tiveram duração de seis minutos e 39 segundos, acumularam 3.408 curtidas e 80 não curtidas, 86.112 visualizações, 920 dias de postagem (88,6% postados há mais de um ano e menos de cinco anos) e VPI igual a 86,8 ± 127,8. A pontuação média do teste CRAAP foi igual a 4,36 (± 2,09). Observou-se correlação positiva entre os resultados do VPI e do teste CRAAP (0,143), sem diferença estatisticamente significante entre as variáveis (p=0,354) e diferença estatisticamente significante (p=0,042) para o valor médio do VPI entre os três grupos da classificação dos escores de CRAAP. Nenhum vídeo apresentou a completude do procedimento. Na etapa de preparo do paciente e do medicamento, em 11 (25%) vídeos nenhum critério foi realizado de forma correta; na etapa de injeção do medicamento, constituída por 158 critérios, os vídeos exibiram 5,64 (± 2,91) critérios sem erros, 5,95 (± 2,4) realizados de forma incorreta e 4,50 (± 2,30) critérios não demonstrados/mencionados; o maior percentual de incorreções está no critério relativo à delimitação da área de aplicação utilizando referências anatômicas. Na etapa pós-administração do medicamento, 34 (77,3%) vídeos tiveram todos os itens realizados de forma incorreta ou não realizados. Os achados da presente investigação indicaram que a maior parte dos vídeos que abordam o procedimento de administração de medicamentos por via intramuscular disponíveis na plataforma YouTube® apresenta frágil conteúdo, baixa acurácia e confiabilidade e não deve ser indicada como material educativo para a formação ou atualização profissional. Iniciativas devem ser implementadas para incrementar o potencial do YouTube® como uma fonte útil para o ensino da administração de medicamentos por via intramuscular.
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