O ensino da saúde coletiva na graduação médica: estudo de caso em três universidades do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, João José Batista de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-02092009-163316/
Resumo: Historicamente, as diferentes concepções de Saúde Coletiva influenciaram tanto no ensino específico deste campo do saber como na formação geral do médico. Partindo deste pressuposto, o presente trabalho teve como objetivo estudar o ensino da Saúde Coletiva na graduação médica, buscando apreender suas configurações e as conseqüentes implicações nas propostas curriculares de três universidades do Paraná (Brasil): Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Positivo (UnicenP). Constituíram-se também em eixos de investigação, além das concepções de Saúde Coletiva, a relação ensino-aprendizagem, as ênfases assumidas pelo programa e os vínculos com os serviços de saúde. A pesquisa qualitativa foi realizada com base na análise documental dos projetos pedagógicos (os cursos instituídos) considerando como eles são efetivamente vividos, de acordo com a ótica dos agentes envolvidos. Para tanto, foram feitas entrevistas com 11 gestores, 18 professores, e foram constituídos 4 grupos focais de estudantes, considerados atores-chave nos três cursos de Medicina. Os resultados evidenciaram a inserção de 5% a 20% da área de Saúde Coletiva nos currículos, dependendo das estratégias de ensino, mas sempre em abordagens acadêmicas fortemente vinculadas aos serviços de saúde, uma realidade que é fortalecida pelo grau de consolidação do SUS em ambas as cidades (Curitiba e Londrina). Independentemente da natureza da universidade, da configuração organizacional e acadêmica do curso e dos diferentes modos de inserção docente, a Saúde Coletiva se faz presente e se assume com considerável relevância para a formação médica. Ainda que não se constitua um eixo articulador da graduação em dois casos estudados, a área traz à dimensão técnica do saber médico o equilíbrio necessário representado pela consciência dos desafios e o compromisso com a realidade. De modo inverso, em função da complexidade da formação, a presença maciça da Saúde Coletiva ao longo de um curso não garante necessariamente o ideal da profissionalização médica.
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Constituíram-se também em eixos de investigação, além das concepções de Saúde Coletiva, a relação ensino-aprendizagem, as ênfases assumidas pelo programa e os vínculos com os serviços de saúde. A pesquisa qualitativa foi realizada com base na análise documental dos projetos pedagógicos (os cursos instituídos) considerando como eles são efetivamente vividos, de acordo com a ótica dos agentes envolvidos. Para tanto, foram feitas entrevistas com 11 gestores, 18 professores, e foram constituídos 4 grupos focais de estudantes, considerados atores-chave nos três cursos de Medicina. Os resultados evidenciaram a inserção de 5% a 20% da área de Saúde Coletiva nos currículos, dependendo das estratégias de ensino, mas sempre em abordagens acadêmicas fortemente vinculadas aos serviços de saúde, uma realidade que é fortalecida pelo grau de consolidação do SUS em ambas as cidades (Curitiba e Londrina). Independentemente da natureza da universidade, da configuração organizacional e acadêmica do curso e dos diferentes modos de inserção docente, a Saúde Coletiva se faz presente e se assume com considerável relevância para a formação médica. Ainda que não se constitua um eixo articulador da graduação em dois casos estudados, a área traz à dimensão técnica do saber médico o equilíbrio necessário representado pela consciência dos desafios e o compromisso com a realidade. De modo inverso, em função da complexidade da formação, a presença maciça da Saúde Coletiva ao longo de um curso não garante necessariamente o ideal da profissionalização médica.Historically, different concepts of Public Health have influenced the specific teaching of this field of knowledge as well as medical education. The objective of this paper is to study the teaching of Public Health in medical schools, focusing on its structure and implications in curriculum design in three universities in Paraná - Brazil: State University of Londrina (UEL), Federal University of Paraná (UFPR) and the Positivo University (UnicenP). The research questions focused on the content of Public Health selected in their respective curricula, the teaching-learning relationships, program emphasis and the partnerships established with public health services. Qualitative research data collection from the perspective of key informants was carried out based on the analysis of pedagogical projects and on how they were effectively experienced. Eleven managers and 18 teachers were interviewed and 4 focus groups with students were developed in the three universities. Outcomes showed the presence of between 5% to 20% of Public Health themes in the course syllabi, depending on the teaching strategies used. However, they always appeared associated with academic issues strongly linked to health services, which were strengthened by the local development of the Comprehensive Health Care System in the two cities, Curitiba and Londrina in which studies were carried out. Public Health is present and very relevant in the curriculum required for doctors qualification regardless of the characteristics of the university studied, the bureaucratic and academic course structures and the different methods for hiring teachers. Besides not being a main articulator axis in two of the medical courses studied, Public Health provides the necessary balance for the technical dimension of medical knowledge, represented by the awareness of the challenges and commitment to the reality. On the contrary, because of the complexity of medical education, the strong presence of Public Health in the other medical course studied not necessarily guarantees the ideal qualification of the medical professionalBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPElias, Paulo Eduardo MangeonCampos, João José Batista de2009-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-02092009-163316/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-07T12:38:02Zoai:teses.usp.br:tde-02092009-163316Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-07T12:38:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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