Ensemble dos atores - Ensemble dos espectadores: Relações, contágios e inversões no Teatro Oficina
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-27122018-112729/ |
Resumo: | Este estudo propõe uma reflexão sobre possibilidades de interação entre o ensemble artístico (grupo formado pelos artistas proponentes da obra teatral) e o ensemble de espectadores (coletivo que se reúne para interagir com os atores, a partir de uma obra criada). Esse encontro, em sua dimensão individual, foi definido pelo diretor polonês, Jerzy Grotowski, na década de sessenta do século passado, como a essência do fenômeno teatral. Baseamos nossa pesquisa nessa proposição de Grotowski e investigamos alterações da relação entre os dois ensembles a partir da experiência do Teatro Oficina, desde sua formação em São Paulo, em 1958, até a atualidade. São três eixos de pesquisa: a configuração do espaço cênico, a formação do ensemble artístico e a proposta de interação entre os dois ensembles. No primeiro eixo, nos apoiamos no conceito de perspectiva, desde o surgimento no Renascimento, até suas contestações nas vanguardas artísticas do século XX e seus desdobramentos na constituição e transformação do espaço cênico. Para o segundo eixo, abordamos as propostas de reformadores das artes cênicas que influenciaram a trajetória da Cia, para a compreensão da formação e do desenvolvimento do ensemble Oficina: Constantin Stanislavski, Vsevolod Meierhold, Bertolt Brecht, Antonin Artaud e o próprio Grotowski, além da influência da antropofagia de Oswald de Andrade. Quanto às propostas de interação por meio de um produto artístico, além das referências do teatro, contextualizamos as ações do Oficina no período de significativas transformações comportamentais causadas pela contracultura, dentro da repressão política em que vivia a sociedade brasileira. Elegemos cinco espetáculos da Cia. como objetos de análise sobre o nosso tema: O Rei da Vela (1967), Roda Viva (1968), Galileu Galilei (1968), Na Selva das Cidades (1969) e Gracias, Señor (1972). |
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