Revisão documental da literatura científica sobre educação para a morte a docentes e discentes de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Janaina Luiza dos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-09032010-170211/
Resumo: A Morte, ao menos na grande maioria das culturas do Ocidente, seja por questões pessoais, sociais, e/ou religiosos não se apresenta como tema preferido dos cidadãos, tampouco costuma ser tratada com naturalidade. Mas, se é assim, como se apresentam aqueles que todos os dias, por força do seu ofício, precisam conviver e enfrentar a questão da Morte? Qual o significado que ela assume para esses profissionais? Seriam essas pessoas diferentes das demais? Elas não se importariam com a Morte, do mesmo modo que a maioria das pessoas? Não seriam seres humanos? Por tantas interrogações, objetivamos então, levantar dados da literatura científica identificando como a temática morte vem sendo abordada na formação acadêmica de Enfermagem. A metodologia utilizada foi à qualitativa, com um estudo exploratório documental, caracterizando-se na pesquisa bibliográfica. As bases de dados acessadas foram MEDLINE, LILACS, BIREME, SCIELO, BDENF e a Biblioteca Central de Ribeirão Preto-USP, durante um período de cinco anos (2005, 2006, 2007, 2008, 2009). Utilizamos como palavras chave: \"Educação a Morte e o morrer e Docente e discente de Enfermagem, Morte e o morrer\" As buscas se deram no período de julho a outubro de 2009. Foram encontrados 12 artigos em periódicos com qualis A1, A2 e B1, B2. Ainda encontramos quatro capítulos de dois livros diferentes, abordando a temática da morte na formação acadêmica dos alunos de graduação em enfermagem. Emergiram então, três categorias para revisão de literatura dos livros e três categorias para revisão de literatura dos artigos respectivamente: 1 A morte e a tentativa de conceituá-la; 2 A tanatologia e a Universidade; 3 A formação acadêmica dos Enfermeiros sobre a temática morte-morrer; e; 1 Os discentes de enfermagem e o convívio com a morte; 2 O docente em enfermagem convivendo com a morte e as habilidades para ensinar; 3 A formação acadêmica dando suporte para visão crítico-reflexiva sobre a temática morte-morrer. Consideramos, portanto, que apesar de estarem havendo investimentos, esses ainda são ínfimos, em relação à necessidade da formação dos acadêmicos de enfermagem e que esses investimentos sejam publicados com maior frequência para toda comunidade, e que haja uma mudança de conduta neste sentido, na formação do futuro enfermeiro, e que novos estudos possam aprofundar o conhecimento na temática morte e morrer assim, trazendo efetivas mudanças para a realidade atual.
id USP_e33300f0b09f9430d7f3d5c3e61ada79
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09032010-170211
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Revisão documental da literatura científica sobre educação para a morte a docentes e discentes de enfermagemDocumentary review of scientific literature about death education for teachers and students of nursing.BrasilBrazildeathdiscente.docenteeducationenfermagemensinomortenurserystudentsteachersA Morte, ao menos na grande maioria das culturas do Ocidente, seja por questões pessoais, sociais, e/ou religiosos não se apresenta como tema preferido dos cidadãos, tampouco costuma ser tratada com naturalidade. Mas, se é assim, como se apresentam aqueles que todos os dias, por força do seu ofício, precisam conviver e enfrentar a questão da Morte? Qual o significado que ela assume para esses profissionais? Seriam essas pessoas diferentes das demais? Elas não se importariam com a Morte, do mesmo modo que a maioria das pessoas? Não seriam seres humanos? Por tantas interrogações, objetivamos então, levantar dados da literatura científica identificando como a temática morte vem sendo abordada na formação acadêmica de Enfermagem. A metodologia utilizada foi à qualitativa, com um estudo exploratório documental, caracterizando-se na pesquisa bibliográfica. As bases de dados acessadas foram MEDLINE, LILACS, BIREME, SCIELO, BDENF e a Biblioteca Central de Ribeirão Preto-USP, durante um período de cinco anos (2005, 2006, 2007, 2008, 2009). Utilizamos como palavras chave: \"Educação a Morte e o morrer e Docente e discente de Enfermagem, Morte e o morrer\" As buscas se deram no período de julho a outubro de 2009. Foram encontrados 12 artigos em periódicos com qualis A1, A2 e B1, B2. Ainda encontramos quatro capítulos de dois livros diferentes, abordando a temática da morte na formação acadêmica dos alunos de graduação em enfermagem. Emergiram então, três categorias para revisão de literatura dos livros e três categorias para revisão de literatura dos artigos respectivamente: 1 A morte e a tentativa de conceituá-la; 2 A tanatologia e a Universidade; 3 A formação acadêmica dos Enfermeiros sobre a temática morte-morrer; e; 1 Os discentes de enfermagem e o convívio com a morte; 2 O docente em enfermagem convivendo com a morte e as habilidades para ensinar; 3 A formação acadêmica dando suporte para visão crítico-reflexiva sobre a temática morte-morrer. Consideramos, portanto, que apesar de estarem havendo investimentos, esses ainda são ínfimos, em relação à necessidade da formação dos acadêmicos de enfermagem e que esses investimentos sejam publicados com maior frequência para toda comunidade, e que haja uma mudança de conduta neste sentido, na formação do futuro enfermeiro, e que novos estudos possam aprofundar o conhecimento na temática morte e morrer assim, trazendo efetivas mudanças para a realidade atual.Death, at least in the vast majority of Western cultures, either on personal, social issues, and/or religious is not the people\"s preferred theme, nor treated as a natural subject. But, if so, how those who, by their own work reality, need to live and face the death every single day? What it means for these professionals? Are those people different from others? Don\"t they care about death, the same way the majority of people does? Weren\"t they human beings? Due so many questioning, our objective is to search the scientific literature identifying how the thematic of death has being treated in the academic nursing training. The methodology used was the qualitative, with a documental exploratory study, characterized on the bibliographic search. The databases accessed were MEDLINE, LILACS, BIREME, SciELO, BDENF and Central Library of Ribeirão Preto-USP, during a five years period (2005, 2006, 2007, 2008, 2009). We use as keywords: \"education death and dying and teaching and learning of nursing, death and dying\". The searches were made from July to October 2009. Were found 12 articles in periodical with qualis A1, A2 and B1, B2. Were also found four chapters of two different books, dealing with the theme of death in academic training of graduate students in nursing. Then, three categories appeared for literature review of books and three categories for literature review of articles respectively: 1 The death and the attempt to classify it; 2 The thanatology and the University; 3 The academic training of nurses on the death-die thematic; and; 1 the nursing students and the daily contact with death; 2 the nursing faculty and the conviviality with death and the skills to teach; 3 the academics graduation supporting the critical reflective vision about death-die thematic. We therefore believe that, in spite of having investments, they are very small yet, in relation to the necessity for the training of nursing academics, and also that these investments be published more frequently for the whole community, and that the behavior change in this way, in the training of future nurse, and that new studies can enhance the knowledge in death and dying thematic, bringing effective changes to the current reality.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBueno, Sonia Maria VillelaSantos, Janaina Luiza dos2010-01-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-09032010-170211/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:03Zoai:teses.usp.br:tde-09032010-170211Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Revisão documental da literatura científica sobre educação para a morte a docentes e discentes de enfermagem
Documentary review of scientific literature about death education for teachers and students of nursing.
title Revisão documental da literatura científica sobre educação para a morte a docentes e discentes de enfermagem
spellingShingle Revisão documental da literatura científica sobre educação para a morte a docentes e discentes de enfermagem
Santos, Janaina Luiza dos
Brasil
Brazil
death
discente.
docente
education
enfermagem
ensino
morte
nursery
students
teachers
title_short Revisão documental da literatura científica sobre educação para a morte a docentes e discentes de enfermagem
title_full Revisão documental da literatura científica sobre educação para a morte a docentes e discentes de enfermagem
title_fullStr Revisão documental da literatura científica sobre educação para a morte a docentes e discentes de enfermagem
title_full_unstemmed Revisão documental da literatura científica sobre educação para a morte a docentes e discentes de enfermagem
title_sort Revisão documental da literatura científica sobre educação para a morte a docentes e discentes de enfermagem
author Santos, Janaina Luiza dos
author_facet Santos, Janaina Luiza dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bueno, Sonia Maria Villela
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Janaina Luiza dos
dc.subject.por.fl_str_mv Brasil
Brazil
death
discente.
docente
education
enfermagem
ensino
morte
nursery
students
teachers
topic Brasil
Brazil
death
discente.
docente
education
enfermagem
ensino
morte
nursery
students
teachers
description A Morte, ao menos na grande maioria das culturas do Ocidente, seja por questões pessoais, sociais, e/ou religiosos não se apresenta como tema preferido dos cidadãos, tampouco costuma ser tratada com naturalidade. Mas, se é assim, como se apresentam aqueles que todos os dias, por força do seu ofício, precisam conviver e enfrentar a questão da Morte? Qual o significado que ela assume para esses profissionais? Seriam essas pessoas diferentes das demais? Elas não se importariam com a Morte, do mesmo modo que a maioria das pessoas? Não seriam seres humanos? Por tantas interrogações, objetivamos então, levantar dados da literatura científica identificando como a temática morte vem sendo abordada na formação acadêmica de Enfermagem. A metodologia utilizada foi à qualitativa, com um estudo exploratório documental, caracterizando-se na pesquisa bibliográfica. As bases de dados acessadas foram MEDLINE, LILACS, BIREME, SCIELO, BDENF e a Biblioteca Central de Ribeirão Preto-USP, durante um período de cinco anos (2005, 2006, 2007, 2008, 2009). Utilizamos como palavras chave: \"Educação a Morte e o morrer e Docente e discente de Enfermagem, Morte e o morrer\" As buscas se deram no período de julho a outubro de 2009. Foram encontrados 12 artigos em periódicos com qualis A1, A2 e B1, B2. Ainda encontramos quatro capítulos de dois livros diferentes, abordando a temática da morte na formação acadêmica dos alunos de graduação em enfermagem. Emergiram então, três categorias para revisão de literatura dos livros e três categorias para revisão de literatura dos artigos respectivamente: 1 A morte e a tentativa de conceituá-la; 2 A tanatologia e a Universidade; 3 A formação acadêmica dos Enfermeiros sobre a temática morte-morrer; e; 1 Os discentes de enfermagem e o convívio com a morte; 2 O docente em enfermagem convivendo com a morte e as habilidades para ensinar; 3 A formação acadêmica dando suporte para visão crítico-reflexiva sobre a temática morte-morrer. Consideramos, portanto, que apesar de estarem havendo investimentos, esses ainda são ínfimos, em relação à necessidade da formação dos acadêmicos de enfermagem e que esses investimentos sejam publicados com maior frequência para toda comunidade, e que haja uma mudança de conduta neste sentido, na formação do futuro enfermeiro, e que novos estudos possam aprofundar o conhecimento na temática morte e morrer assim, trazendo efetivas mudanças para a realidade atual.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-09032010-170211/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-09032010-170211/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256825999654912