Governo, verdade, subjetividade: uma análise do currículo cultural da educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Clayton Cesar de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04112019-165709/
Resumo: A presente pesquisa devota-se a analisar o currículo cultural da Educação Física. A fim de operar uma tessitura de tal natureza, mediante uma atitude crítica como leitmotiv analítico e uma lida arquivística com o corpus, visou-se perscrutar tanto os regimes discursivos pelos quais vêm constituindo-se, como objeto de saber possível, essa pedagogia do presente, quanto os contornos de seus modi operandi. Na investida de colocar em pauta os saberes que circunscrevem o currículo cultural da Educação Física, que consistiu na primeira etapa teórico-analítica, pôde-se observar que o multiculturalismo crítico, os estudos culturais e a cultura corporal emergem nas últimas décadas na esfera educacional e, há pouco, encontraram lugar e condição para a materialização no currículo em voga. Notou-se, ademais, que a partir das relações de força que o instituíram como objeto possível, e articulando regimes de enunciação fundados na formação discursiva das teorias curriculares críticas e pós-críticas, que constituem seus princípios e orientações didáticas, esse dispositivo curricular pedagógico busca responder a uma das exigências educacionais de nosso tempo, qual seja, trazer à baila problemáticas relativas às identidades culturais. Num segundo momento teórico-analítico, apresentaram-se, de saída, algumas estratégias históricas via produção de registros e relatos de arquivamento do eu-pedagógico e, em seguida, buscou-se sustentar a ideia de que os relatos de experiências pedagógicas fundamentados no currículo perscrutado expressam um ritual de manifestação da verdade. Argumentou-se propriamente que o sujeito docente do currículo cultural da Educação Física está vinculado a uma forma aletúrgica, tornando-se governável precisamente em virtude desse engajamento à verdade, legitimando-a em si mesmo e por si mesmo. O exame dos relatos de experiências pedagógicas propiciou inferir, ainda, a ocorrência de tecnologias pedagógicas de si que incitam, amiúde, à participação e à reflexão dos sujeitos discentes, de sorte que, por intermédio de um enlace entre códigos de comportamento e uma moral direcionada, em alguma dimensão, à ética, engendram subjetividades democráticas e multiculturais.
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Na investida de colocar em pauta os saberes que circunscrevem o currículo cultural da Educação Física, que consistiu na primeira etapa teórico-analítica, pôde-se observar que o multiculturalismo crítico, os estudos culturais e a cultura corporal emergem nas últimas décadas na esfera educacional e, há pouco, encontraram lugar e condição para a materialização no currículo em voga. Notou-se, ademais, que a partir das relações de força que o instituíram como objeto possível, e articulando regimes de enunciação fundados na formação discursiva das teorias curriculares críticas e pós-críticas, que constituem seus princípios e orientações didáticas, esse dispositivo curricular pedagógico busca responder a uma das exigências educacionais de nosso tempo, qual seja, trazer à baila problemáticas relativas às identidades culturais. Num segundo momento teórico-analítico, apresentaram-se, de saída, algumas estratégias históricas via produção de registros e relatos de arquivamento do eu-pedagógico e, em seguida, buscou-se sustentar a ideia de que os relatos de experiências pedagógicas fundamentados no currículo perscrutado expressam um ritual de manifestação da verdade. Argumentou-se propriamente que o sujeito docente do currículo cultural da Educação Física está vinculado a uma forma aletúrgica, tornando-se governável precisamente em virtude desse engajamento à verdade, legitimando-a em si mesmo e por si mesmo. O exame dos relatos de experiências pedagógicas propiciou inferir, ainda, a ocorrência de tecnologias pedagógicas de si que incitam, amiúde, à participação e à reflexão dos sujeitos discentes, de sorte que, por intermédio de um enlace entre códigos de comportamento e uma moral direcionada, em alguma dimensão, à ética, engendram subjetividades democráticas e multiculturais.The present research devotes itself to analyzing the cultural curriculum of Physical Education. In order to operate a composition of this nature, by means of a critical attitude as analytical leitmotiv and an archival activity with the corpus, the aim was to examine both the discursive regimes by which this present pedagogy has been constituted as a possible object of knowledge, as the contours of its modi operandi. In the effort to specify the knowledge that circumscribes the cultural curriculum of Physical Education, which consisted of the first theoretical-analytical stage, it was observed that critical multiculturalism, cultural studies and body culture have emerged in the last decades in the educational sphere and very recently, have found place and condition for materialization in the current curriculum. It was also noted that, based on the relations of force that established it as a possible object, and articulating enunciation regimes based on the discursive formation of critical and post-critical curricular theories, which constitute its didactic principles and guidelines, this pedagogical curricular dispositive seeks to respond to one of the educational demands of our time, that is, to bring to the fore problems related to cultural identities. In a second theoretical-analytical moment, some historical strategies through the production of records and reports for archiving the pedagogic-self were presented and, after soon, the idea was sought that the reports of pedagogical experiences based on the curriculum examined express a ritual of manifestation of the truth. It was properly argued that the teaching subject of the cultural pedagogy of Physical Education is linked to an aleturgical form, becoming governable precisely by virtue of this engagement to the truth, legitimating it in itself and by itself. The examination of the reports of pedagogical experiences allowed to infer, in addition, the occurrence of pedagogical technologies of themselves that often incite to the participation and the reflection of the students subjects, so that, through a link between codes of behavior and a directed morality, in some dimension, to ethics, engender democratic and multicultural subjectivities.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNeira, Marcos GarciaBorges, Clayton Cesar de Oliveira2019-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04112019-165709/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-08T20:50:31Zoai:teses.usp.br:tde-04112019-165709Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-08T20:50:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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