Prêmio de risco político

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos Eduardo Soares Gonçalves
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.12.2000.tde-06062023-141015
Resumo: O presente artigo visa fornecer um argumento de racionalidade econômica que explique os grandes diferenciais de taxas de juros e também os possíveis diferentes níveis de endividamento observados entre vários países. A idéia intuitiva é a de que países com instituições políticas mais sólidas e probas tem a possibilidade de sustentar um mesmo estoque de títulos em poder das famílias a taxas reais de juros mais baixas. O trabalho defende que a justificativa, normalmente apresentada, de que as taxas de juros são mais elevadas em algumas economias devido a implementação de planos de estabilização ou combate a crises cambiais não é suficiente para explicar tal diferencial. O modelo, mais especificamente, assume a existência de um problema de assimetria de informação onde as famílias desconhecem o tipo de governo atualmente no poder, fato que influencia diretamente sua decisão de poupança alocada sob a forma de papéis públicos e as leva a realizar um exercício de extração de sinal. Diferentemente de outros artigos nesta literatura, a ocorrência do default não resulta da impossibilidade de arrecadar-se impostos não-distorcivos frente a um choque orçamentário, mas de uma questão de preferências stricto sensu.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Prêmio de risco político Political risk premium 2000-06-07Fabio KanczukMárcio Gomes Pinto GarciaFabiana Fontes RochaCarlos Eduardo Soares GonçalvesUniversidade de São PauloEconomiaUSPBR Government bonds Macroeconomia Macroeconomics Títulos públicos O presente artigo visa fornecer um argumento de racionalidade econômica que explique os grandes diferenciais de taxas de juros e também os possíveis diferentes níveis de endividamento observados entre vários países. A idéia intuitiva é a de que países com instituições políticas mais sólidas e probas tem a possibilidade de sustentar um mesmo estoque de títulos em poder das famílias a taxas reais de juros mais baixas. O trabalho defende que a justificativa, normalmente apresentada, de que as taxas de juros são mais elevadas em algumas economias devido a implementação de planos de estabilização ou combate a crises cambiais não é suficiente para explicar tal diferencial. O modelo, mais especificamente, assume a existência de um problema de assimetria de informação onde as famílias desconhecem o tipo de governo atualmente no poder, fato que influencia diretamente sua decisão de poupança alocada sob a forma de papéis públicos e as leva a realizar um exercício de extração de sinal. Diferentemente de outros artigos nesta literatura, a ocorrência do default não resulta da impossibilidade de arrecadar-se impostos não-distorcivos frente a um choque orçamentário, mas de uma questão de preferências stricto sensu. The main purpose of this article is to provide an economic rationale to explain the large interest rate differentials as well as the different levels of public borrowing across countries. The intuitive idea behind the article is that countries which developed more solid and transparent political institutions can afford the same level of public debt stock at lower real interest rate levels. One conclusion of the paper is that implementation of stabilization plans or policies aimed at fighting speculative attacks may not be sufficient in justifying such differentials. The model assumes the existence of an assimetric Information problem, given that households cannot perfectly identify the current governments preferences. Accordingly, this directly affects their saving decisions in the form of public securities and leads them into a signal extraction exercise. Differently from other papers in this field, the occurrence of a public default does not derive from the impossibility of raising lump-sum taxes when the government is faced with an unexpected budget shock, but from a strícto sensu preference issue. https://doi.org/10.11606/D.12.2000.tde-06062023-141015info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:19:48Zoai:teses.usp.br:tde-06062023-141015Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:13:36.792323Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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