Gestão pedagógica administrativa em cursos profissionalizantes em Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estrela, Debora Maria Alves
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-18072014-104305/
Resumo: Introdução: A gestão escolar está intrinsecamente relacionada à área educativa, e requer que o gestor dirija os trabalhos desenvolvidos pelos professores de forma a garantir melhores resultados possíveis em prol da formação dos alunos, visando à qualidade do processo ensino aprendizagem. Este estudo apresenta a relação entre o pedagógico e o administrativo da gestão escolar focada no gestor de escola profissionalizante em enfermagem. Objetivos: descrever como os gestores de escolas de ensino profissionalizante em enfermagem compreendem o papel do gestor e conhecer como se processa o trabalho da gestão pedagógica administrativa destes gestores. Método: realizado um estudo exploratório, descritivo de caráter qualitativo. Foram realizadas oito entrevistas com gestores escolares de escolas privadas e públicas. Utilizada a análise de conteúdo preconizada por Bardin. Após a análise surgiram quatro categorias: 1. Função Administrativa do Gestor; 2. Função Pedagógica do Gestor; 3. Formação Pedagógica e Administrativa do Gestor; 4. Cotidiano do Trabalho do Gestor. Resultados: os depoimentos mostraram como ocorre a relação entre o pedagógico e o administrativo na escola e como se processa a gestão. Conclusão: A Função Administrativa do Gestor está alicerçada por questões pedagógicas e políticas que devem prover recursos para a implementação e avaliação do Projeto Político Pedagógico. Na Gestão Pedagógica os gestores apresentaram algumas variáveis em suas funções, sinalizando que alguns profissionais assumem responsabilidades por múltiplas atividades e outros não. A formação pedagógica e administrativa do gestor traz como realidade o ser gestor ainda em construção. No cotidiano, os gestores devem estar atentos à organização do trabalho, principalmente o trabalho pedagógico que deve ser de responsabilidade de todos os profissionais envolvidos com o ensino.
id USP_e3d5e14accd7cfa03cce0a9b3005a042
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18072014-104305
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Gestão pedagógica administrativa em cursos profissionalizantes em EnfermagemAdministrative pedagogic management in nursing technical coursesAdministrative managementeducação profissionalizante.enfermagemGestão administrativanursingtechnical education.Introdução: A gestão escolar está intrinsecamente relacionada à área educativa, e requer que o gestor dirija os trabalhos desenvolvidos pelos professores de forma a garantir melhores resultados possíveis em prol da formação dos alunos, visando à qualidade do processo ensino aprendizagem. Este estudo apresenta a relação entre o pedagógico e o administrativo da gestão escolar focada no gestor de escola profissionalizante em enfermagem. Objetivos: descrever como os gestores de escolas de ensino profissionalizante em enfermagem compreendem o papel do gestor e conhecer como se processa o trabalho da gestão pedagógica administrativa destes gestores. Método: realizado um estudo exploratório, descritivo de caráter qualitativo. Foram realizadas oito entrevistas com gestores escolares de escolas privadas e públicas. Utilizada a análise de conteúdo preconizada por Bardin. Após a análise surgiram quatro categorias: 1. Função Administrativa do Gestor; 2. Função Pedagógica do Gestor; 3. Formação Pedagógica e Administrativa do Gestor; 4. Cotidiano do Trabalho do Gestor. Resultados: os depoimentos mostraram como ocorre a relação entre o pedagógico e o administrativo na escola e como se processa a gestão. Conclusão: A Função Administrativa do Gestor está alicerçada por questões pedagógicas e políticas que devem prover recursos para a implementação e avaliação do Projeto Político Pedagógico. Na Gestão Pedagógica os gestores apresentaram algumas variáveis em suas funções, sinalizando que alguns profissionais assumem responsabilidades por múltiplas atividades e outros não. A formação pedagógica e administrativa do gestor traz como realidade o ser gestor ainda em construção. No cotidiano, os gestores devem estar atentos à organização do trabalho, principalmente o trabalho pedagógico que deve ser de responsabilidade de todos os profissionais envolvidos com o ensino.Introduction: Schools management is intrinsically related to the educational area, and requires the manager to conduct work developed by teachers in a way to guarantee the best results possible toward students formation, keeping in mind learning process quality. This study presents the relation between pedagogy and administration in schools management focused in the technical nursing course manager. Objectives: Describe how technical school managers understand the managing role and to know how the administrative pedagogical management work processes. Method: Through an exploratory, descriptive and qualitative study, eight interviews with school managers were realized, both in private and public sectors, using content data analysis preconized by Bardin. After analysis four categories were considered: 1. Managers Administrative Function; 2. Managers Pedagogical Function; 3. Managers Pedagogical Formation; 4. Managers Daily Work. Results: Briefing showed how the relationship between pedagogy and administration works in school and how management is processed. Conclusion: Managers Administrative Function is grounded in pedagogical and political questions which must provide resources to the implementation and evaluation of the Pedagogical Political Project. In Pedagogical Management, managers present some variables in their functions, signalizing that some professionals assume responsibility of various activities while others dont. The pedagogical and administrative formation of the manager reveals it is own constructive aspect. On daily life, managers must be aware to work organization, mainly pedagogical work, which must be responsibility of all professionals involved in teaching.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFernandes, Maria de Fatima PradoEstrela, Debora Maria Alves2013-11-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-18072014-104305/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-18072014-104305Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão pedagógica administrativa em cursos profissionalizantes em Enfermagem
Administrative pedagogic management in nursing technical courses
title Gestão pedagógica administrativa em cursos profissionalizantes em Enfermagem
spellingShingle Gestão pedagógica administrativa em cursos profissionalizantes em Enfermagem
Estrela, Debora Maria Alves
Administrative management
educação profissionalizante.
enfermagem
Gestão administrativa
nursing
technical education.
title_short Gestão pedagógica administrativa em cursos profissionalizantes em Enfermagem
title_full Gestão pedagógica administrativa em cursos profissionalizantes em Enfermagem
title_fullStr Gestão pedagógica administrativa em cursos profissionalizantes em Enfermagem
title_full_unstemmed Gestão pedagógica administrativa em cursos profissionalizantes em Enfermagem
title_sort Gestão pedagógica administrativa em cursos profissionalizantes em Enfermagem
author Estrela, Debora Maria Alves
author_facet Estrela, Debora Maria Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Maria de Fatima Prado
dc.contributor.author.fl_str_mv Estrela, Debora Maria Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Administrative management
educação profissionalizante.
enfermagem
Gestão administrativa
nursing
technical education.
topic Administrative management
educação profissionalizante.
enfermagem
Gestão administrativa
nursing
technical education.
description Introdução: A gestão escolar está intrinsecamente relacionada à área educativa, e requer que o gestor dirija os trabalhos desenvolvidos pelos professores de forma a garantir melhores resultados possíveis em prol da formação dos alunos, visando à qualidade do processo ensino aprendizagem. Este estudo apresenta a relação entre o pedagógico e o administrativo da gestão escolar focada no gestor de escola profissionalizante em enfermagem. Objetivos: descrever como os gestores de escolas de ensino profissionalizante em enfermagem compreendem o papel do gestor e conhecer como se processa o trabalho da gestão pedagógica administrativa destes gestores. Método: realizado um estudo exploratório, descritivo de caráter qualitativo. Foram realizadas oito entrevistas com gestores escolares de escolas privadas e públicas. Utilizada a análise de conteúdo preconizada por Bardin. Após a análise surgiram quatro categorias: 1. Função Administrativa do Gestor; 2. Função Pedagógica do Gestor; 3. Formação Pedagógica e Administrativa do Gestor; 4. Cotidiano do Trabalho do Gestor. Resultados: os depoimentos mostraram como ocorre a relação entre o pedagógico e o administrativo na escola e como se processa a gestão. Conclusão: A Função Administrativa do Gestor está alicerçada por questões pedagógicas e políticas que devem prover recursos para a implementação e avaliação do Projeto Político Pedagógico. Na Gestão Pedagógica os gestores apresentaram algumas variáveis em suas funções, sinalizando que alguns profissionais assumem responsabilidades por múltiplas atividades e outros não. A formação pedagógica e administrativa do gestor traz como realidade o ser gestor ainda em construção. No cotidiano, os gestores devem estar atentos à organização do trabalho, principalmente o trabalho pedagógico que deve ser de responsabilidade de todos os profissionais envolvidos com o ensino.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-18072014-104305/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-18072014-104305/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256517203460096