Análise das influências das estratégias de diversificação e dos modelos de negócios no desempenho das empresas de real estate no período 2005 a 2010.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Fernando Ferreira de Araujo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-06062012-162323/
Resumo: O objetivo da presente dissertação é verificar em que medida o nível de diversificação das empresas de Real Estate e os modelos de negócios empregados em suas estratégias de crescimento no período 2005 a 2010 possam ter influenciado o desempenho econômico das organizações. Para tanto, identificou-se o nível de diversificação geográfica e de produtos das empresas nos anos do período, e os principais modelos de negócios empregados para a entrada em novos mercados e segmentos de renda. Em seguida, as empresas foram estratificadas em grupos, segundo o nível de diversificação e os modelos de negócios predominantes. Para cada grupo, determinou-se a capacidade de geração de renda e valor econômico para o acionista. Os grupos foram comparados entre si e com o desempenho médio das empresas do setor. A pesquisa faz uso das empresas de Real Estate listadas no segmento Novo Mercado da BM&FBovespa. Os resultados sugerem que para a entrada no segmento econômico e popular, os modelos de aquisição e desenvolvimento próprio se mostraram mais eficientes, respectivamente, do que os modelos de parcerias. A concentração de produtos se mostrou igualmente de desempenho superior. Quanto à diversificação geográfica, não foi possível estratificar as empresas para análise adequada. No entanto, a maioria das empresas de atuação nacional e municipal apresentaram resultados acima do conjunto do mercado, enquanto as empresas com atuação estadual apresentaram resultados próximos ou abaixo da média.
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