A formação docente na contemporaneidade: do sintoma à possibilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Carmen Lucia Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02052019-162057/
Resumo: Esta pesquisa buscou identificar uma experiência no campo da formação de professores que carregasse indicativos de ruptura com o modelo estabelecido de formação por um especialista. Encontrou-se, no projeto desenvolvido por um grupo de professores, indícios de uma ruptura a esse modelo. A pesquisa está fundamentada a partir de estudiosos do campo da formação docente, como Antônio Nóvoa, Maurice Tardif e Philippe Perrenoud. De forma a indagar o ideário predominante de formação docente, buscou-se o aporte teórico na psicanálise, a partir de autores como Sigmund Freud, Jacques Lacan e Rinaldo Voltolini. O desenvolvimento deste estudo pautou-se na metodologia etnográfica. Concluiu-se que o projeto elaborado por esses professores levou ao engajamento desses profissionais com sua formação, de modo a se responsabilizarem como sujeitos de saber para o ato educativo.
id USP_e437e8abc6dc51b81b0035aa1b7e8b59
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-02052019-162057
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A formação docente na contemporaneidade: do sintoma à possibilidadeThe teacher´s formation in the contemporaneity: from symptom to possibilityContinued formationEducaçãoEducationFaculty formationFormação continuadaFormação de professoresFormação docentePsicanálisePsychoanalysisTeacher trainingEsta pesquisa buscou identificar uma experiência no campo da formação de professores que carregasse indicativos de ruptura com o modelo estabelecido de formação por um especialista. Encontrou-se, no projeto desenvolvido por um grupo de professores, indícios de uma ruptura a esse modelo. A pesquisa está fundamentada a partir de estudiosos do campo da formação docente, como Antônio Nóvoa, Maurice Tardif e Philippe Perrenoud. De forma a indagar o ideário predominante de formação docente, buscou-se o aporte teórico na psicanálise, a partir de autores como Sigmund Freud, Jacques Lacan e Rinaldo Voltolini. O desenvolvimento deste estudo pautou-se na metodologia etnográfica. Concluiu-se que o projeto elaborado por esses professores levou ao engajamento desses profissionais com sua formação, de modo a se responsabilizarem como sujeitos de saber para o ato educativo.This research has sought to identify an experience in the field of faculty formation that could carry indicatives of a disruption from the established model of formation by a specialist. Evidence of a breakaway from this model was found in a project developed by a group of teachers. The research is based on scholars of the field of faculty formation, such as Antônio Nóvoa, Maurice Tardif and Phillippe Perrenoud. In order to question the predominant ideal of faculty formation, this study is theoretically substantiated by psychoanalysis, referring to authors such as Sigmund Freud, Jacques Lacan and Rinaldo Voltolini. The development of this study is guided by ethnographic methodology. Thus, it has been concluded that the project developed by these teachers led to the engagement of theses professionals with their formation, so that they may be responsible as subjects of knowledge for the educational act.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVoltolini, RinaldoAlves, Carmen Lucia Rodrigues2018-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02052019-162057/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-06-07T17:27:49Zoai:teses.usp.br:tde-02052019-162057Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-06-07T17:27:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação docente na contemporaneidade: do sintoma à possibilidade
The teacher´s formation in the contemporaneity: from symptom to possibility
title A formação docente na contemporaneidade: do sintoma à possibilidade
spellingShingle A formação docente na contemporaneidade: do sintoma à possibilidade
Alves, Carmen Lucia Rodrigues
Continued formation
Educação
Education
Faculty formation
Formação continuada
Formação de professores
Formação docente
Psicanálise
Psychoanalysis
Teacher training
title_short A formação docente na contemporaneidade: do sintoma à possibilidade
title_full A formação docente na contemporaneidade: do sintoma à possibilidade
title_fullStr A formação docente na contemporaneidade: do sintoma à possibilidade
title_full_unstemmed A formação docente na contemporaneidade: do sintoma à possibilidade
title_sort A formação docente na contemporaneidade: do sintoma à possibilidade
author Alves, Carmen Lucia Rodrigues
author_facet Alves, Carmen Lucia Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Voltolini, Rinaldo
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Carmen Lucia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Continued formation
Educação
Education
Faculty formation
Formação continuada
Formação de professores
Formação docente
Psicanálise
Psychoanalysis
Teacher training
topic Continued formation
Educação
Education
Faculty formation
Formação continuada
Formação de professores
Formação docente
Psicanálise
Psychoanalysis
Teacher training
description Esta pesquisa buscou identificar uma experiência no campo da formação de professores que carregasse indicativos de ruptura com o modelo estabelecido de formação por um especialista. Encontrou-se, no projeto desenvolvido por um grupo de professores, indícios de uma ruptura a esse modelo. A pesquisa está fundamentada a partir de estudiosos do campo da formação docente, como Antônio Nóvoa, Maurice Tardif e Philippe Perrenoud. De forma a indagar o ideário predominante de formação docente, buscou-se o aporte teórico na psicanálise, a partir de autores como Sigmund Freud, Jacques Lacan e Rinaldo Voltolini. O desenvolvimento deste estudo pautou-se na metodologia etnográfica. Concluiu-se que o projeto elaborado por esses professores levou ao engajamento desses profissionais com sua formação, de modo a se responsabilizarem como sujeitos de saber para o ato educativo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02052019-162057/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02052019-162057/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090304231342080