A formação docente na contemporaneidade: do sintoma à possibilidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02052019-162057/ |
Resumo: | Esta pesquisa buscou identificar uma experiência no campo da formação de professores que carregasse indicativos de ruptura com o modelo estabelecido de formação por um especialista. Encontrou-se, no projeto desenvolvido por um grupo de professores, indícios de uma ruptura a esse modelo. A pesquisa está fundamentada a partir de estudiosos do campo da formação docente, como Antônio Nóvoa, Maurice Tardif e Philippe Perrenoud. De forma a indagar o ideário predominante de formação docente, buscou-se o aporte teórico na psicanálise, a partir de autores como Sigmund Freud, Jacques Lacan e Rinaldo Voltolini. O desenvolvimento deste estudo pautou-se na metodologia etnográfica. Concluiu-se que o projeto elaborado por esses professores levou ao engajamento desses profissionais com sua formação, de modo a se responsabilizarem como sujeitos de saber para o ato educativo. |
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A formação docente na contemporaneidade: do sintoma à possibilidadeThe teacher´s formation in the contemporaneity: from symptom to possibilityContinued formationEducaçãoEducationFaculty formationFormação continuadaFormação de professoresFormação docentePsicanálisePsychoanalysisTeacher trainingEsta pesquisa buscou identificar uma experiência no campo da formação de professores que carregasse indicativos de ruptura com o modelo estabelecido de formação por um especialista. Encontrou-se, no projeto desenvolvido por um grupo de professores, indícios de uma ruptura a esse modelo. A pesquisa está fundamentada a partir de estudiosos do campo da formação docente, como Antônio Nóvoa, Maurice Tardif e Philippe Perrenoud. De forma a indagar o ideário predominante de formação docente, buscou-se o aporte teórico na psicanálise, a partir de autores como Sigmund Freud, Jacques Lacan e Rinaldo Voltolini. O desenvolvimento deste estudo pautou-se na metodologia etnográfica. Concluiu-se que o projeto elaborado por esses professores levou ao engajamento desses profissionais com sua formação, de modo a se responsabilizarem como sujeitos de saber para o ato educativo.This research has sought to identify an experience in the field of faculty formation that could carry indicatives of a disruption from the established model of formation by a specialist. Evidence of a breakaway from this model was found in a project developed by a group of teachers. The research is based on scholars of the field of faculty formation, such as Antônio Nóvoa, Maurice Tardif and Phillippe Perrenoud. In order to question the predominant ideal of faculty formation, this study is theoretically substantiated by psychoanalysis, referring to authors such as Sigmund Freud, Jacques Lacan and Rinaldo Voltolini. The development of this study is guided by ethnographic methodology. Thus, it has been concluded that the project developed by these teachers led to the engagement of theses professionals with their formation, so that they may be responsible as subjects of knowledge for the educational act.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVoltolini, RinaldoAlves, Carmen Lucia Rodrigues2018-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02052019-162057/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-06-07T17:27:49Zoai:teses.usp.br:tde-02052019-162057Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-06-07T17:27:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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