Valor-trabalho e forma jurídica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jonathan Erik Von Erkert
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.2.2017.tde-19022021-174302
Resumo: A presente tese pretende discutir uma questão central da teoria econômica e jurídica da filosofia marxista: o valor-trabalho. Em torno desta categoria de análise da teoria marxista revolve a grande maioria das discussões acerca do próprio núcleo daquela filosofia. Como é próprio de sua filosofia, as categorias de análise no desenvolvimento do pensamento de Marx estão interligadas, pressupõem, são derivadas ou necessárias umas em relação às outras. Desta maneira, a discussão acerca do valor-trabalho envolve desenvolver conceitos sobre a mercadoria, o capital e o próprio trabalho. Adicionalmente, é preciso, para a correta apreensão daquilo que Marx veiculou como as bases de sua teoria do valor-trabalho, entender as próprias indicações da formação do capitalismo, da transição do feudalismo para o modo de produção capitalista, o conceito de modo de produção e o papel implexo do direito e do Estado neste processo.
id USP_e457d8ae7e0f8b49b75eab8916273960
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19022021-174302
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Valor-trabalho e forma jurídica Labor Value and Legal Form 2017-09-18Alysson Leandro Barbate MascaroCamilo Onoda Luiz CaldasLuís Fernando MassonettoJonathan Erik Von ErkertUniversidade de São PauloDireitoUSPBR Labour theory of value Law Marxism Marxismo Political economy Trabalho (Aspectos filosóficos) Valor (Economia) A presente tese pretende discutir uma questão central da teoria econômica e jurídica da filosofia marxista: o valor-trabalho. Em torno desta categoria de análise da teoria marxista revolve a grande maioria das discussões acerca do próprio núcleo daquela filosofia. Como é próprio de sua filosofia, as categorias de análise no desenvolvimento do pensamento de Marx estão interligadas, pressupõem, são derivadas ou necessárias umas em relação às outras. Desta maneira, a discussão acerca do valor-trabalho envolve desenvolver conceitos sobre a mercadoria, o capital e o próprio trabalho. Adicionalmente, é preciso, para a correta apreensão daquilo que Marx veiculou como as bases de sua teoria do valor-trabalho, entender as próprias indicações da formação do capitalismo, da transição do feudalismo para o modo de produção capitalista, o conceito de modo de produção e o papel implexo do direito e do Estado neste processo. The present thesis aims to discuss a central question of the economic and legal theory of Marxist philosophy: labor-value. Around this category of analysis of Marxist theory revolves the great majority of the discussions about the very nucleus of that philosophy. As is characteristic of his philosophy, the categories of analysis in the development of Marx\'s thought are interconnected, presupposed, derived, or necessary in relation to one another. In this way, the discussion about labor value involves developing concepts about the commodity, capital, and labor itself. In addition, it is necessary, for the correct apprehension of what Marx referred to as the bases of his labour theory of value, to understand the very indications of the formation of capitalism, the transition from feudalism to the capitalist mode of production, the concept of mode of production And the role played by law and the State in this process. https://doi.org/10.11606/T.2.2017.tde-19022021-174302info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:22:51Zoai:teses.usp.br:tde-19022021-174302Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:53:56.931030Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Valor-trabalho e forma jurídica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Labor Value and Legal Form
title Valor-trabalho e forma jurídica
spellingShingle Valor-trabalho e forma jurídica
Jonathan Erik Von Erkert
title_short Valor-trabalho e forma jurídica
title_full Valor-trabalho e forma jurídica
title_fullStr Valor-trabalho e forma jurídica
title_full_unstemmed Valor-trabalho e forma jurídica
title_sort Valor-trabalho e forma jurídica
author Jonathan Erik Von Erkert
author_facet Jonathan Erik Von Erkert
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alysson Leandro Barbate Mascaro
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Camilo Onoda Luiz Caldas
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Luís Fernando Massonetto
dc.contributor.author.fl_str_mv Jonathan Erik Von Erkert
contributor_str_mv Alysson Leandro Barbate Mascaro
Camilo Onoda Luiz Caldas
Luís Fernando Massonetto
description A presente tese pretende discutir uma questão central da teoria econômica e jurídica da filosofia marxista: o valor-trabalho. Em torno desta categoria de análise da teoria marxista revolve a grande maioria das discussões acerca do próprio núcleo daquela filosofia. Como é próprio de sua filosofia, as categorias de análise no desenvolvimento do pensamento de Marx estão interligadas, pressupõem, são derivadas ou necessárias umas em relação às outras. Desta maneira, a discussão acerca do valor-trabalho envolve desenvolver conceitos sobre a mercadoria, o capital e o próprio trabalho. Adicionalmente, é preciso, para a correta apreensão daquilo que Marx veiculou como as bases de sua teoria do valor-trabalho, entender as próprias indicações da formação do capitalismo, da transição do feudalismo para o modo de produção capitalista, o conceito de modo de produção e o papel implexo do direito e do Estado neste processo.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-09-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.2.2017.tde-19022021-174302
url https://doi.org/10.11606/T.2.2017.tde-19022021-174302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Direito
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502854338150400