Supervisão em FAP: caracterização e análise dos efeitos da modelagem dos comportamentos do terapeuta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartor, Mariana Salvadori
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-20122022-113934/
Resumo: Uma variedade de estudos tem sido conduzida a fim de investigar a formação de terapeutas e a supervisão é indicada como o principal contexto em que o terapeuta desenvolve um repertório comportamental complexo para a atuação clínica. Diferentes modelos de supervisão são conduzidos com objetivos semelhantes, mas em especial, o modelo da FAP (Psicoterapia Analítica Funcional) dá ênfase para o desenvolvimento pessoal do terapeuta, tendo foco na modelagem direta dos comportamentos do terapeuta em supervisão. Apesar da FAP enquanto modelo psicoterápico já apresentar evidências de efetividade e clareza sobre o mecanismo de mudança clínica, os estudos sobre ensino de FAP, em especial por meio da supervisão, pouco focaram sobre as mudanças de repertório dos terapeutas dentro do contexto da supervisão. Sendo assim, o Estudo I, por meio de uma revisão integrativa da literatura, buscou caracterizar a prática da supervisão FAP. Foi conduzida uma busca em bases de dados e foram incluídos estudos experimentais, quase-experimentais, teóricos conceituais e relatos de caso referentes a processos de supervisão clínica nos modelos propostos pela FAP. Foi identificada escassez da literatura, sendo a amostra de apenas 11 estudos, e uma descrição variada e diversificada do que compõe o modelo de supervisão estudado. Identificaram-se características bibliográficas e metodológicas, bem como as contribuições dos estudos teóricos sobre a supervisão. O Estudo II buscou avaliar os efeitos da modelagem de comportamentos clinicamente relevantes (TRBs) de estagiários-terapeutas no contexto da supervisão. Para isso, foi conduzido um delineamento de linha de base não concorrente ao longo de dezoito sessões de supervisão em grupo com uma supervisora e três estagiáriosterapeutas em contexto de graduação de Psicologia. Utilizou-se o FASIT para auxiliar a conceituação de caso dos terapeutas, o SFAPRS como instrumento para avaliação das supervisões, e o OQ 45-2 como instrumento de medida de melhora clínica dos clientes. Os resultados apontaram que houve mudança no repertório dos três terapeutas e que elas ocorreram em função das fases experimentais propostas no delineamento, indicando que a consequenciação de respostas efetivas do terapeuta (STRB2) e consequenciações seguidas de evocação (STRB2-EV) foram relevantes para produzir tal mudança. Os dados do OQ45-2 não indicaram melhora para os clientes, e as questões metodológicas e limitações da pesquisa foram discutidas
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Apesar da FAP enquanto modelo psicoterápico já apresentar evidências de efetividade e clareza sobre o mecanismo de mudança clínica, os estudos sobre ensino de FAP, em especial por meio da supervisão, pouco focaram sobre as mudanças de repertório dos terapeutas dentro do contexto da supervisão. Sendo assim, o Estudo I, por meio de uma revisão integrativa da literatura, buscou caracterizar a prática da supervisão FAP. Foi conduzida uma busca em bases de dados e foram incluídos estudos experimentais, quase-experimentais, teóricos conceituais e relatos de caso referentes a processos de supervisão clínica nos modelos propostos pela FAP. Foi identificada escassez da literatura, sendo a amostra de apenas 11 estudos, e uma descrição variada e diversificada do que compõe o modelo de supervisão estudado. Identificaram-se características bibliográficas e metodológicas, bem como as contribuições dos estudos teóricos sobre a supervisão. O Estudo II buscou avaliar os efeitos da modelagem de comportamentos clinicamente relevantes (TRBs) de estagiários-terapeutas no contexto da supervisão. Para isso, foi conduzido um delineamento de linha de base não concorrente ao longo de dezoito sessões de supervisão em grupo com uma supervisora e três estagiáriosterapeutas em contexto de graduação de Psicologia. Utilizou-se o FASIT para auxiliar a conceituação de caso dos terapeutas, o SFAPRS como instrumento para avaliação das supervisões, e o OQ 45-2 como instrumento de medida de melhora clínica dos clientes. Os resultados apontaram que houve mudança no repertório dos três terapeutas e que elas ocorreram em função das fases experimentais propostas no delineamento, indicando que a consequenciação de respostas efetivas do terapeuta (STRB2) e consequenciações seguidas de evocação (STRB2-EV) foram relevantes para produzir tal mudança. Os dados do OQ45-2 não indicaram melhora para os clientes, e as questões metodológicas e limitações da pesquisa foram discutidasA variety of studies have been conducted in order to investigate the training of therapists and supervision is indicated as the main context in which the therapist develops a complex behavioral repertoire for clinical performance. Different models of supervision are conducted with similar goals, but in particular, the FAP (Functional Analytical Psychotherapy) model emphasizes the personal development of the therapist, focusing on the direct modeling of the therapist\'s behaviors in supervision. Although FAP as a psychotherapeutic model already presents evidence of effectiveness and clarity on the mechanism of clinical change, studies on FAP teaching, especially through supervision, have focused little on changes in therapists\' repertoire within the context of supervision. Therefore, Study I, through an integrative literature review, sought to characterize the practice of FAP supervision. A search was carried out in databases and experimental, quasi-experimental, theoretical and conceptual studies were included, as well as case reports referring to clinical supervision processes in the models proposed by the FAP. A scarcity of literature was identified, with a sample of only 11 studies, and a varied and diversified description of what makes up the supervision model studied. Bibliographic and methodological characteristics of the studies were identified, as well as the contributions of theoretical studies on supervision. Study II sought to evaluate the effects of modeling clinically relevant behaviors (TRB\'s) of trainee-therapists in the context of supervision. For this, a non-concurrent baseline design was carried out over eighteen group supervision sessions with a supervisor and three traineetherapists in the context of undergraduate Psychology. The FASIT was used to help the therapists\' case conceptualization, the SFAPRS as an instrument for the evaluation of supervisions, and the OQ 45-2 as an instrument to measure the clinical improvement of the clients. The results showed that there was a change in the repertoire of the three therapists and that they occurred as a result of the experimental phases proposed in the design, indicating that the consequence of the therapist\'s effective responses (STRB2) and consequences followed by evocation (STRB2-EV) were relevant to produce such a change. The OQ45-2 data did not indicate improvement for clients, and methodological issues and research limitations were discussedBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPClemente, Claudia Kami Bastos OshiroSartor, Mariana Salvadori2022-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-20122022-113934/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-12-20T18:09:46Zoai:teses.usp.br:tde-20122022-113934Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-12-20T18:09:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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