Ensino de Astronomia através de uma sequência didática: observe as estrelas e aprenda com elas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Annunciação, Marli da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14134/tde-04102020-150240/
Resumo: O presente projeto teve como objetivo desenvolver um curso extracurricular de Astrofísica Estelar e ministrá-lo para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola EEFMT Profa. Maria Theodora Pedreira de Freitas da Fundação Instituto de Educação de Barueri FIEB e que apresentavam interesse na disciplina de Ciências, avaliando os conhecimentos prévios desses estudantes com uma avaliação diagnóstica inicial. A execução deste projeto foi realizada através da elaboração e aplicação do curso seguido de uma avaliação diagnóstica final, que permitisse a análise do desenvolvimento dos alunos perante os conteúdos trabalhados ao longo da sequência didática proposta. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do curso foi a proposta de uma sequência didática, abrangendo os conteúdos da Astrofísica Estelar e outros conteúdos importantes que não são abordados nas aulas regulares de Ciências tendo como foco principal oferecer aos alunos a oportunidade de desenvolver e despertar o interesse no estudo das Ciências Como produto final deste mestrado foi elaborada uma Sequência Didática (SD) denominada Observe as estrelas e aprenda com elas, cujos conteúdos de Astronomia foram selecionados e aplicados com apoio de materiais externos (slide e questionários avaliativos). O curso foi ministrado durante um período de 06 semanas com 02 aulas semanais de 90 minutos. A metodologia empregada na análise dos dados consistiu na interpretação dos questionários diagnósticos aplicados durante o curso, através da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados obtidos apresentaram indícios de aprendizagem significativa com evolução conceitual dos estudantes e crescimento do interesse na área de Astronomia.
id USP_e474ea4b9f6833e2af7bcfd46e0495d5
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-04102020-150240
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Ensino de Astronomia através de uma sequência didática: observe as estrelas e aprenda com elasASTRONOMY TEACHING THROUGH A TEACHING SEQUENCE: OBSERVE THE STARS AND LEARN FROM THEMAstrofísica EstelarAstronomiaAstronomyCiênciasDidactic SequenceElementary School II.Ensino Fundamental II.EstrelasEvolução EstelarSciencesSequência DidáticaStarsStellar AstrophysicsStellar EvolutionO presente projeto teve como objetivo desenvolver um curso extracurricular de Astrofísica Estelar e ministrá-lo para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola EEFMT Profa. Maria Theodora Pedreira de Freitas da Fundação Instituto de Educação de Barueri FIEB e que apresentavam interesse na disciplina de Ciências, avaliando os conhecimentos prévios desses estudantes com uma avaliação diagnóstica inicial. A execução deste projeto foi realizada através da elaboração e aplicação do curso seguido de uma avaliação diagnóstica final, que permitisse a análise do desenvolvimento dos alunos perante os conteúdos trabalhados ao longo da sequência didática proposta. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do curso foi a proposta de uma sequência didática, abrangendo os conteúdos da Astrofísica Estelar e outros conteúdos importantes que não são abordados nas aulas regulares de Ciências tendo como foco principal oferecer aos alunos a oportunidade de desenvolver e despertar o interesse no estudo das Ciências Como produto final deste mestrado foi elaborada uma Sequência Didática (SD) denominada Observe as estrelas e aprenda com elas, cujos conteúdos de Astronomia foram selecionados e aplicados com apoio de materiais externos (slide e questionários avaliativos). O curso foi ministrado durante um período de 06 semanas com 02 aulas semanais de 90 minutos. A metodologia empregada na análise dos dados consistiu na interpretação dos questionários diagnósticos aplicados durante o curso, através da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados obtidos apresentaram indícios de aprendizagem significativa com evolução conceitual dos estudantes e crescimento do interesse na área de Astronomia.This project aimed to develop an extracurricular course in Stellar Astrophysics and teach it to 9th grade students of Elementary School II at EEFMT Profa. Maria Theodora Pedreira de Freitas of the Institute of Education Foundation of Barueri - FIEB and who were interested in the science, evaluating the previous knowledge of these students with an initial diagnostic evaluation. The execution of this project was carried out through the elaboration and application of the course followed by a final diagnostic evaluation, which would allow the analysis of the students development regarding the contents worked along the proposed didactic sequence. The methodology used for the development of the course was the proposal of a didactic sequence, covering the contents of Stellar Astrophysics and other important contents that are not usually taught in regular science classes, with the main focus being to offer students the opportunity to develop and arouse interest in the study of Sciences As a final product of this master\'s degree, a Didactic Sequence (SD) called Observe the stars and learn from them was developed, whose Astronomy contents were selected and applied with the support of external materials (slides and evaluation questionnaires). The course was taught over a period of 6 weeks with 2 weekly classes of 90 minutes. The methodology used in the analysis of the data consisted of the interpretation of the diagnostic questionnaires applied during the course, through Bardin\'s content analysis technique. The results obtained showed evidence of significant learning with conceptual evolution of students and growing interest in the area of Astronomy.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCypriano, Elysandra FigueredoAnnunciação, Marli da2020-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14134/tde-04102020-150240/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-11-07T02:04:46Zoai:teses.usp.br:tde-04102020-150240Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-11-07T02:04:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Astronomia através de uma sequência didática: observe as estrelas e aprenda com elas
ASTRONOMY TEACHING THROUGH A TEACHING SEQUENCE: OBSERVE THE STARS AND LEARN FROM THEM
title Ensino de Astronomia através de uma sequência didática: observe as estrelas e aprenda com elas
spellingShingle Ensino de Astronomia através de uma sequência didática: observe as estrelas e aprenda com elas
Annunciação, Marli da
Astrofísica Estelar
Astronomia
Astronomy
Ciências
Didactic Sequence
Elementary School II.
Ensino Fundamental II.
Estrelas
Evolução Estelar
Sciences
Sequência Didática
Stars
Stellar Astrophysics
Stellar Evolution
title_short Ensino de Astronomia através de uma sequência didática: observe as estrelas e aprenda com elas
title_full Ensino de Astronomia através de uma sequência didática: observe as estrelas e aprenda com elas
title_fullStr Ensino de Astronomia através de uma sequência didática: observe as estrelas e aprenda com elas
title_full_unstemmed Ensino de Astronomia através de uma sequência didática: observe as estrelas e aprenda com elas
title_sort Ensino de Astronomia através de uma sequência didática: observe as estrelas e aprenda com elas
author Annunciação, Marli da
author_facet Annunciação, Marli da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cypriano, Elysandra Figueredo
dc.contributor.author.fl_str_mv Annunciação, Marli da
dc.subject.por.fl_str_mv Astrofísica Estelar
Astronomia
Astronomy
Ciências
Didactic Sequence
Elementary School II.
Ensino Fundamental II.
Estrelas
Evolução Estelar
Sciences
Sequência Didática
Stars
Stellar Astrophysics
Stellar Evolution
topic Astrofísica Estelar
Astronomia
Astronomy
Ciências
Didactic Sequence
Elementary School II.
Ensino Fundamental II.
Estrelas
Evolução Estelar
Sciences
Sequência Didática
Stars
Stellar Astrophysics
Stellar Evolution
description O presente projeto teve como objetivo desenvolver um curso extracurricular de Astrofísica Estelar e ministrá-lo para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola EEFMT Profa. Maria Theodora Pedreira de Freitas da Fundação Instituto de Educação de Barueri FIEB e que apresentavam interesse na disciplina de Ciências, avaliando os conhecimentos prévios desses estudantes com uma avaliação diagnóstica inicial. A execução deste projeto foi realizada através da elaboração e aplicação do curso seguido de uma avaliação diagnóstica final, que permitisse a análise do desenvolvimento dos alunos perante os conteúdos trabalhados ao longo da sequência didática proposta. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do curso foi a proposta de uma sequência didática, abrangendo os conteúdos da Astrofísica Estelar e outros conteúdos importantes que não são abordados nas aulas regulares de Ciências tendo como foco principal oferecer aos alunos a oportunidade de desenvolver e despertar o interesse no estudo das Ciências Como produto final deste mestrado foi elaborada uma Sequência Didática (SD) denominada Observe as estrelas e aprenda com elas, cujos conteúdos de Astronomia foram selecionados e aplicados com apoio de materiais externos (slide e questionários avaliativos). O curso foi ministrado durante um período de 06 semanas com 02 aulas semanais de 90 minutos. A metodologia empregada na análise dos dados consistiu na interpretação dos questionários diagnósticos aplicados durante o curso, através da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados obtidos apresentaram indícios de aprendizagem significativa com evolução conceitual dos estudantes e crescimento do interesse na área de Astronomia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14134/tde-04102020-150240/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14134/tde-04102020-150240/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090386818236416