NUO Ópera-Lab.: da autoetnografia à trans-ópera São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maron, Paulo Sergio
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-28112018-115416/
Resumo: A autoetnografia tem sido utilizada em pesquisas em musicologia e, especialmente, em etnomusicologia, na busca de formas contemporâneas de aproximação entre a experiência artística e as exigências acadêmicas. Este trabalho apresenta uma autoetnografia em diálogo com os artistas que se juntaram a nós, o que permitiu a descrição de quatorze anos de existência do NUO-Opera. Portanto, o objetivo desta investigação é narrar, contextualizar e situar nos campos das artes (teatro, música, dança e performance) e sociedades (contexto político, econômico e social em que vivemos) o que me levou a construir uma proposta de criação e produção artística em ópera na cidade onde nasci, cresci e onde escolhi ser artista. Esta narrativa foi destinada não apenas a uma visão geral do trabalho realizado pela NUO, mas, tomando-o como eixo, proporcionou a identificação de questões retóricas ao longo das descrições que, por sua vez, nos levaram a dialogar com historiadores e diretores que escreveram sobre o conceito e o significado da ópera. Esses processos reflexivos nos levam a acreditar que a existência de uma casa-teatro e que o fazer ópera em uma perspectiva transdisciplinar permite a realização de um percurso singular no campo das artes e especialmente da ópera. A ideia da ópera como gênero transdisciplinar surge em nossas escolhas artísticas, mas também é apresentada nas descrições de pesquisas e no fazer de artistas que têm concebido e proposto espetáculos e performances operísticas ao longo do tempo. Ao final nós podemos conceber que a ópera não é apenas a adição ou a sobreposição de outras práticas artísticas, mas transita entre elas e isso está de acordo com nossas escolhas e propostas artísticas no NUO-Opera Laboratório.
id USP_e477c8a59b2949db4e5ad267c20bffc8
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-28112018-115416
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling NUO Ópera-Lab.: da autoetnografia à trans-ópera São PauloNUO-Ópera Lab.:from autoethnography to trans-operaautoethnographyautoetnografiaethnomusicologyetnomusicologiaoperaóperateatrotheatretransdisciplinaridadetransdisciplinarityA autoetnografia tem sido utilizada em pesquisas em musicologia e, especialmente, em etnomusicologia, na busca de formas contemporâneas de aproximação entre a experiência artística e as exigências acadêmicas. Este trabalho apresenta uma autoetnografia em diálogo com os artistas que se juntaram a nós, o que permitiu a descrição de quatorze anos de existência do NUO-Opera. Portanto, o objetivo desta investigação é narrar, contextualizar e situar nos campos das artes (teatro, música, dança e performance) e sociedades (contexto político, econômico e social em que vivemos) o que me levou a construir uma proposta de criação e produção artística em ópera na cidade onde nasci, cresci e onde escolhi ser artista. Esta narrativa foi destinada não apenas a uma visão geral do trabalho realizado pela NUO, mas, tomando-o como eixo, proporcionou a identificação de questões retóricas ao longo das descrições que, por sua vez, nos levaram a dialogar com historiadores e diretores que escreveram sobre o conceito e o significado da ópera. Esses processos reflexivos nos levam a acreditar que a existência de uma casa-teatro e que o fazer ópera em uma perspectiva transdisciplinar permite a realização de um percurso singular no campo das artes e especialmente da ópera. A ideia da ópera como gênero transdisciplinar surge em nossas escolhas artísticas, mas também é apresentada nas descrições de pesquisas e no fazer de artistas que têm concebido e proposto espetáculos e performances operísticas ao longo do tempo. Ao final nós podemos conceber que a ópera não é apenas a adição ou a sobreposição de outras práticas artísticas, mas transita entre elas e isso está de acordo com nossas escolhas e propostas artísticas no NUO-Opera Laboratório.Autoethnography has been used in research in musicology and, especially, in ethnomusicology, in the search for contemporary forms of approximation between the artistic experience and the academic exigences. This work presents an autoethnography in dialogue with the artists who were join with us, what allowed the description of fourteen years of NUO-Opera Laboratory. Therefore, the objective of this investigation is to narrate, contextualizing and situating in the fields of the arts (theater, music, dance and performance) and societies (the political, economic and social context in which we live) what led me to build a proposal of creation and artistic production in opera in the city where I was born, grew up and where I chose to be an artist. This narrative was intended not only to give an overview of the work carried out by the NUO but, taking it as axis, it was possible to identify rhetorical questions throughout the descriptions that led us to dialogue with historians and directors who wrote about the concept and the meaning of opera. This, in turn, leads us to believe that the existence of a house-theater and to do opera in a transdisciplinary perspective allows the realization of a singular course in the field of the arts, and especially of the opera. The idea of opera as a transdisciplinary genre emerge in our artistic choices, but also it are presented in the descriptions of researches and artists that conceives and stages the operatic spectacle over time. In this way, we can conceive that opera is not only the addition or the overlapping of other artistic practices, but it transits between them and that this is in line with our choices and artistic proposals at the NUO-Opera Laboratory.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMachado Neto, DiosnioMaron, Paulo Sergio2018-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-28112018-115416/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-10T00:06:19Zoai:teses.usp.br:tde-28112018-115416Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-10T00:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv NUO Ópera-Lab.: da autoetnografia à trans-ópera São Paulo
NUO-Ópera Lab.:from autoethnography to trans-opera
title NUO Ópera-Lab.: da autoetnografia à trans-ópera São Paulo
spellingShingle NUO Ópera-Lab.: da autoetnografia à trans-ópera São Paulo
Maron, Paulo Sergio
autoethnography
autoetnografia
ethnomusicology
etnomusicologia
opera
ópera
teatro
theatre
transdisciplinaridade
transdisciplinarity
title_short NUO Ópera-Lab.: da autoetnografia à trans-ópera São Paulo
title_full NUO Ópera-Lab.: da autoetnografia à trans-ópera São Paulo
title_fullStr NUO Ópera-Lab.: da autoetnografia à trans-ópera São Paulo
title_full_unstemmed NUO Ópera-Lab.: da autoetnografia à trans-ópera São Paulo
title_sort NUO Ópera-Lab.: da autoetnografia à trans-ópera São Paulo
author Maron, Paulo Sergio
author_facet Maron, Paulo Sergio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado Neto, Diosnio
dc.contributor.author.fl_str_mv Maron, Paulo Sergio
dc.subject.por.fl_str_mv autoethnography
autoetnografia
ethnomusicology
etnomusicologia
opera
ópera
teatro
theatre
transdisciplinaridade
transdisciplinarity
topic autoethnography
autoetnografia
ethnomusicology
etnomusicologia
opera
ópera
teatro
theatre
transdisciplinaridade
transdisciplinarity
description A autoetnografia tem sido utilizada em pesquisas em musicologia e, especialmente, em etnomusicologia, na busca de formas contemporâneas de aproximação entre a experiência artística e as exigências acadêmicas. Este trabalho apresenta uma autoetnografia em diálogo com os artistas que se juntaram a nós, o que permitiu a descrição de quatorze anos de existência do NUO-Opera. Portanto, o objetivo desta investigação é narrar, contextualizar e situar nos campos das artes (teatro, música, dança e performance) e sociedades (contexto político, econômico e social em que vivemos) o que me levou a construir uma proposta de criação e produção artística em ópera na cidade onde nasci, cresci e onde escolhi ser artista. Esta narrativa foi destinada não apenas a uma visão geral do trabalho realizado pela NUO, mas, tomando-o como eixo, proporcionou a identificação de questões retóricas ao longo das descrições que, por sua vez, nos levaram a dialogar com historiadores e diretores que escreveram sobre o conceito e o significado da ópera. Esses processos reflexivos nos levam a acreditar que a existência de uma casa-teatro e que o fazer ópera em uma perspectiva transdisciplinar permite a realização de um percurso singular no campo das artes e especialmente da ópera. A ideia da ópera como gênero transdisciplinar surge em nossas escolhas artísticas, mas também é apresentada nas descrições de pesquisas e no fazer de artistas que têm concebido e proposto espetáculos e performances operísticas ao longo do tempo. Ao final nós podemos conceber que a ópera não é apenas a adição ou a sobreposição de outras práticas artísticas, mas transita entre elas e isso está de acordo com nossas escolhas e propostas artísticas no NUO-Opera Laboratório.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-28112018-115416/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-28112018-115416/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091162846265344