O uso do desenho conjunto na entrevista familiar: uma proposta para o psicodiagnóstico de crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-26102012-152450/ |
Resumo: | Na área do psicodiagnóstico de crianças, a literatura científica tem apontado para a orientação de que o uso do desenho pode ser utilizado como um valioso recurso. Inserida nesse campo de estudos, esta investigação objetiva discutir a possibilidade do emprego desse recurso com a ampliação de mais um elemento, qual seja: a realização de um desenho conjunto pelo grupo familiar presente na entrevista familiar diagnóstica. Como método, utilizamos o clínico-qualitativo, com fundamentação psicanalítica, sobretudo a desenvolvida por Donald Winnicott. Em termos de procedimento, em uma instituição de ensino superior, dois psicodiagnósticos de crianças foram efetuados. Em ambos, o trabalho consistiu nos seguintes passos sequenciais: entrevista de anamnese com os pais, observação lúdica com a criança, Procedimento de Desenho de Família com Estória, entrevista familiar, entrevista devolutiva. Ao final, a discussão desenvolvida focalizou, principalmente, os seguintes pontos: o uso do desenho conjunto facilitou a expressão de conflitos presentes na criança e no grupo familiar; além de uma avaliação psicológica, o processo de psicodiagnóstico realizado implicou numa forma de intervenção clínica; o conceito winnicotiano de espaço potencial auxiliou a compreensão dos fenômenos |
id |
USP_e49c989488f425dfd999c5030099a94c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-26102012-152450 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
O uso do desenho conjunto na entrevista familiar: uma proposta para o psicodiagnóstico de criançasThe Use of Joint Drawing in Family Interviews: a Proposal for the Psychodiagnostic Assessment of ChildrenChildrenCriançasDonald Woods Winnicott (1896-1971)Donald Woods Winnicott (1896-1971)Espaço PotencialInterventive psychodiagnosisPotential spacePsicodiagnósticoPsicodiagnóstico InterventivoPsychodiagnosisNa área do psicodiagnóstico de crianças, a literatura científica tem apontado para a orientação de que o uso do desenho pode ser utilizado como um valioso recurso. Inserida nesse campo de estudos, esta investigação objetiva discutir a possibilidade do emprego desse recurso com a ampliação de mais um elemento, qual seja: a realização de um desenho conjunto pelo grupo familiar presente na entrevista familiar diagnóstica. Como método, utilizamos o clínico-qualitativo, com fundamentação psicanalítica, sobretudo a desenvolvida por Donald Winnicott. Em termos de procedimento, em uma instituição de ensino superior, dois psicodiagnósticos de crianças foram efetuados. Em ambos, o trabalho consistiu nos seguintes passos sequenciais: entrevista de anamnese com os pais, observação lúdica com a criança, Procedimento de Desenho de Família com Estória, entrevista familiar, entrevista devolutiva. Ao final, a discussão desenvolvida focalizou, principalmente, os seguintes pontos: o uso do desenho conjunto facilitou a expressão de conflitos presentes na criança e no grupo familiar; além de uma avaliação psicológica, o processo de psicodiagnóstico realizado implicou numa forma de intervenção clínica; o conceito winnicotiano de espaço potencial auxiliou a compreensão dos fenômenosIn the field of psychodiagnostic in children, scientific works have pointed to the recognition that drawings can be used as a valuable resource. Belonging to this field of studies, the present investigation aims at discussing the possibility of amplifying the use of the drawing with yet another element: the elaboration of a joint drawing by the family group during the diagnostic interview with the family. The method employed was the clinical qualitative research with psychoanalytical basis, particularly the one developed by Donald Winnicott. As to proceedings, two psychodiagnostic assessments of children were carried out at a university institution. In both of them, the work consisted of the following sequential steps: anamnesis interview with the parents; play observation with the child; Family Drawing-and-Story Procedure; family interview; feedback interview. In the end, the discussion mainly focused on the following points: the use of joint drawing helped to express the conflicts present in the children and in the family group; besides being a psychological assessment, the psychodiagnostic process we employed became a form of clinical intervention; the Winnicottian concept of potential space helped to understand the phenomenaBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSouza, Audrey Setton Lopes deAlbertini, Maria Regina Brecht2012-05-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-26102012-152450/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:34Zoai:teses.usp.br:tde-26102012-152450Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do desenho conjunto na entrevista familiar: uma proposta para o psicodiagnóstico de crianças The Use of Joint Drawing in Family Interviews: a Proposal for the Psychodiagnostic Assessment of Children |
title |
O uso do desenho conjunto na entrevista familiar: uma proposta para o psicodiagnóstico de crianças |
spellingShingle |
O uso do desenho conjunto na entrevista familiar: uma proposta para o psicodiagnóstico de crianças Albertini, Maria Regina Brecht Children Crianças Donald Woods Winnicott (1896-1971) Donald Woods Winnicott (1896-1971) Espaço Potencial Interventive psychodiagnosis Potential space Psicodiagnóstico Psicodiagnóstico Interventivo Psychodiagnosis |
title_short |
O uso do desenho conjunto na entrevista familiar: uma proposta para o psicodiagnóstico de crianças |
title_full |
O uso do desenho conjunto na entrevista familiar: uma proposta para o psicodiagnóstico de crianças |
title_fullStr |
O uso do desenho conjunto na entrevista familiar: uma proposta para o psicodiagnóstico de crianças |
title_full_unstemmed |
O uso do desenho conjunto na entrevista familiar: uma proposta para o psicodiagnóstico de crianças |
title_sort |
O uso do desenho conjunto na entrevista familiar: uma proposta para o psicodiagnóstico de crianças |
author |
Albertini, Maria Regina Brecht |
author_facet |
Albertini, Maria Regina Brecht |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Audrey Setton Lopes de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albertini, Maria Regina Brecht |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Children Crianças Donald Woods Winnicott (1896-1971) Donald Woods Winnicott (1896-1971) Espaço Potencial Interventive psychodiagnosis Potential space Psicodiagnóstico Psicodiagnóstico Interventivo Psychodiagnosis |
topic |
Children Crianças Donald Woods Winnicott (1896-1971) Donald Woods Winnicott (1896-1971) Espaço Potencial Interventive psychodiagnosis Potential space Psicodiagnóstico Psicodiagnóstico Interventivo Psychodiagnosis |
description |
Na área do psicodiagnóstico de crianças, a literatura científica tem apontado para a orientação de que o uso do desenho pode ser utilizado como um valioso recurso. Inserida nesse campo de estudos, esta investigação objetiva discutir a possibilidade do emprego desse recurso com a ampliação de mais um elemento, qual seja: a realização de um desenho conjunto pelo grupo familiar presente na entrevista familiar diagnóstica. Como método, utilizamos o clínico-qualitativo, com fundamentação psicanalítica, sobretudo a desenvolvida por Donald Winnicott. Em termos de procedimento, em uma instituição de ensino superior, dois psicodiagnósticos de crianças foram efetuados. Em ambos, o trabalho consistiu nos seguintes passos sequenciais: entrevista de anamnese com os pais, observação lúdica com a criança, Procedimento de Desenho de Família com Estória, entrevista familiar, entrevista devolutiva. Ao final, a discussão desenvolvida focalizou, principalmente, os seguintes pontos: o uso do desenho conjunto facilitou a expressão de conflitos presentes na criança e no grupo familiar; além de uma avaliação psicológica, o processo de psicodiagnóstico realizado implicou numa forma de intervenção clínica; o conceito winnicotiano de espaço potencial auxiliou a compreensão dos fenômenos |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-26102012-152450/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-26102012-152450/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257405134471168 |