O uso do desenho conjunto na entrevista familiar: uma proposta para o psicodiagnóstico de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albertini, Maria Regina Brecht
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-26102012-152450/
Resumo: Na área do psicodiagnóstico de crianças, a literatura científica tem apontado para a orientação de que o uso do desenho pode ser utilizado como um valioso recurso. Inserida nesse campo de estudos, esta investigação objetiva discutir a possibilidade do emprego desse recurso com a ampliação de mais um elemento, qual seja: a realização de um desenho conjunto pelo grupo familiar presente na entrevista familiar diagnóstica. Como método, utilizamos o clínico-qualitativo, com fundamentação psicanalítica, sobretudo a desenvolvida por Donald Winnicott. Em termos de procedimento, em uma instituição de ensino superior, dois psicodiagnósticos de crianças foram efetuados. Em ambos, o trabalho consistiu nos seguintes passos sequenciais: entrevista de anamnese com os pais, observação lúdica com a criança, Procedimento de Desenho de Família com Estória, entrevista familiar, entrevista devolutiva. Ao final, a discussão desenvolvida focalizou, principalmente, os seguintes pontos: o uso do desenho conjunto facilitou a expressão de conflitos presentes na criança e no grupo familiar; além de uma avaliação psicológica, o processo de psicodiagnóstico realizado implicou numa forma de intervenção clínica; o conceito winnicotiano de espaço potencial auxiliou a compreensão dos fenômenos
id USP_e49c989488f425dfd999c5030099a94c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-26102012-152450
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O uso do desenho conjunto na entrevista familiar: uma proposta para o psicodiagnóstico de criançasThe Use of Joint Drawing in Family Interviews: a Proposal for the Psychodiagnostic Assessment of ChildrenChildrenCriançasDonald Woods Winnicott (1896-1971)Donald Woods Winnicott (1896-1971)Espaço PotencialInterventive psychodiagnosisPotential spacePsicodiagnósticoPsicodiagnóstico InterventivoPsychodiagnosisNa área do psicodiagnóstico de crianças, a literatura científica tem apontado para a orientação de que o uso do desenho pode ser utilizado como um valioso recurso. Inserida nesse campo de estudos, esta investigação objetiva discutir a possibilidade do emprego desse recurso com a ampliação de mais um elemento, qual seja: a realização de um desenho conjunto pelo grupo familiar presente na entrevista familiar diagnóstica. Como método, utilizamos o clínico-qualitativo, com fundamentação psicanalítica, sobretudo a desenvolvida por Donald Winnicott. Em termos de procedimento, em uma instituição de ensino superior, dois psicodiagnósticos de crianças foram efetuados. Em ambos, o trabalho consistiu nos seguintes passos sequenciais: entrevista de anamnese com os pais, observação lúdica com a criança, Procedimento de Desenho de Família com Estória, entrevista familiar, entrevista devolutiva. Ao final, a discussão desenvolvida focalizou, principalmente, os seguintes pontos: o uso do desenho conjunto facilitou a expressão de conflitos presentes na criança e no grupo familiar; além de uma avaliação psicológica, o processo de psicodiagnóstico realizado implicou numa forma de intervenção clínica; o conceito winnicotiano de espaço potencial auxiliou a compreensão dos fenômenosIn the field of psychodiagnostic in children, scientific works have pointed to the recognition that drawings can be used as a valuable resource. Belonging to this field of studies, the present investigation aims at discussing the possibility of amplifying the use of the drawing with yet another element: the elaboration of a joint drawing by the family group during the diagnostic interview with the family. The method employed was the clinical qualitative research with psychoanalytical basis, particularly the one developed by Donald Winnicott. As to proceedings, two psychodiagnostic assessments of children were carried out at a university institution. In both of them, the work consisted of the following sequential steps: anamnesis interview with the parents; play observation with the child; Family Drawing-and-Story Procedure; family interview; feedback interview. In the end, the discussion mainly focused on the following points: the use of joint drawing helped to express the conflicts present in the children and in the family group; besides being a psychological assessment, the psychodiagnostic process we employed became a form of clinical intervention; the Winnicottian concept of potential space helped to understand the phenomenaBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSouza, Audrey Setton Lopes deAlbertini, Maria Regina Brecht2012-05-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-26102012-152450/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:34Zoai:teses.usp.br:tde-26102012-152450Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do desenho conjunto na entrevista familiar: uma proposta para o psicodiagnóstico de crianças
The Use of Joint Drawing in Family Interviews: a Proposal for the Psychodiagnostic Assessment of Children
title O uso do desenho conjunto na entrevista familiar: uma proposta para o psicodiagnóstico de crianças
spellingShingle O uso do desenho conjunto na entrevista familiar: uma proposta para o psicodiagnóstico de crianças
Albertini, Maria Regina Brecht
Children
Crianças
Donald Woods Winnicott (1896-1971)
Donald Woods Winnicott (1896-1971)
Espaço Potencial
Interventive psychodiagnosis
Potential space
Psicodiagnóstico
Psicodiagnóstico Interventivo
Psychodiagnosis
title_short O uso do desenho conjunto na entrevista familiar: uma proposta para o psicodiagnóstico de crianças
title_full O uso do desenho conjunto na entrevista familiar: uma proposta para o psicodiagnóstico de crianças
title_fullStr O uso do desenho conjunto na entrevista familiar: uma proposta para o psicodiagnóstico de crianças
title_full_unstemmed O uso do desenho conjunto na entrevista familiar: uma proposta para o psicodiagnóstico de crianças
title_sort O uso do desenho conjunto na entrevista familiar: uma proposta para o psicodiagnóstico de crianças
author Albertini, Maria Regina Brecht
author_facet Albertini, Maria Regina Brecht
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Audrey Setton Lopes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Albertini, Maria Regina Brecht
dc.subject.por.fl_str_mv Children
Crianças
Donald Woods Winnicott (1896-1971)
Donald Woods Winnicott (1896-1971)
Espaço Potencial
Interventive psychodiagnosis
Potential space
Psicodiagnóstico
Psicodiagnóstico Interventivo
Psychodiagnosis
topic Children
Crianças
Donald Woods Winnicott (1896-1971)
Donald Woods Winnicott (1896-1971)
Espaço Potencial
Interventive psychodiagnosis
Potential space
Psicodiagnóstico
Psicodiagnóstico Interventivo
Psychodiagnosis
description Na área do psicodiagnóstico de crianças, a literatura científica tem apontado para a orientação de que o uso do desenho pode ser utilizado como um valioso recurso. Inserida nesse campo de estudos, esta investigação objetiva discutir a possibilidade do emprego desse recurso com a ampliação de mais um elemento, qual seja: a realização de um desenho conjunto pelo grupo familiar presente na entrevista familiar diagnóstica. Como método, utilizamos o clínico-qualitativo, com fundamentação psicanalítica, sobretudo a desenvolvida por Donald Winnicott. Em termos de procedimento, em uma instituição de ensino superior, dois psicodiagnósticos de crianças foram efetuados. Em ambos, o trabalho consistiu nos seguintes passos sequenciais: entrevista de anamnese com os pais, observação lúdica com a criança, Procedimento de Desenho de Família com Estória, entrevista familiar, entrevista devolutiva. Ao final, a discussão desenvolvida focalizou, principalmente, os seguintes pontos: o uso do desenho conjunto facilitou a expressão de conflitos presentes na criança e no grupo familiar; além de uma avaliação psicológica, o processo de psicodiagnóstico realizado implicou numa forma de intervenção clínica; o conceito winnicotiano de espaço potencial auxiliou a compreensão dos fenômenos
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-26102012-152450/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-26102012-152450/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257405134471168