Os projetos do Banco Mundial: escolhas limitadas pelo sistema doméstico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Júnior, José Maria de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-09122019-173159/
Resumo: Esta Tese tem como objetivo investigar a pertinência das Organizações Internacionais Governamentais no sistema internacional contemporâneo por meio da difusão de suas políticas em Estados nacionais. Para isso, analisa os projetos do Banco Mundial na reforma do ensino superior de Argentina e Chile na década de 1990. A análise da política e do contexto de ensino superior dos dois países é feita desde meados da década de 1970 para compreender os processos que antecederam as propostas de reforma do Banco em conjunto com as burocracias governamentais de cada um deles. A metodologia de máxima semelhança é utilizada para comparar os casos pelas seguintes razões: são países da mesma região, culturalmente próximos e que viviam regimes militares com alta ingerência nas políticas de ensino superior. Ambos países passaram por transições democráticas entre a década de 1980 e 1990 e, posteriormente, fizeram parceria com o Banco Mundial para o ensino superior. No caso da Argentina, o projeto de reforma alterou algumas dinâmicas universitárias, mas não modificou estruturalmente o ensino superior do país. Já no Chile, o Banco e o governo formaram parceria duradoura e as políticas de ensino superior defendidas pelo Banco modificaram significativamente o setor no país ao longo de três projetos de cooperação consecutivos. A partir das abordagens teóricas utilizadas, percebe-se que o ambiente doméstico é crucial para o sucesso da difusão de políticas feitas pelas Organizações Internacionais Governamentais. Não obstante, no processo da difusão das políticas há uma configuração de fatores internos e externos que influenciam a aderência das políticas difundidas no Estado que as recebe. Isso representa um contexto de escolhas, porém limitadas, para os atores domésticos na tomada de decisão de políticas.
id USP_e51cf1a9f537dfc6f1199683b64d6eaa
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09122019-173159
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Os projetos do Banco Mundial: escolhas limitadas pelo sistema domésticoThe World Banks Projects: bounded choices from the domestic systemArgentinaArgentinaBanco mundialChileChileEnsino superiorHigher educationInternational governmental organizationsOrganizações internacionais governamentaisWorld bankEsta Tese tem como objetivo investigar a pertinência das Organizações Internacionais Governamentais no sistema internacional contemporâneo por meio da difusão de suas políticas em Estados nacionais. Para isso, analisa os projetos do Banco Mundial na reforma do ensino superior de Argentina e Chile na década de 1990. A análise da política e do contexto de ensino superior dos dois países é feita desde meados da década de 1970 para compreender os processos que antecederam as propostas de reforma do Banco em conjunto com as burocracias governamentais de cada um deles. A metodologia de máxima semelhança é utilizada para comparar os casos pelas seguintes razões: são países da mesma região, culturalmente próximos e que viviam regimes militares com alta ingerência nas políticas de ensino superior. Ambos países passaram por transições democráticas entre a década de 1980 e 1990 e, posteriormente, fizeram parceria com o Banco Mundial para o ensino superior. No caso da Argentina, o projeto de reforma alterou algumas dinâmicas universitárias, mas não modificou estruturalmente o ensino superior do país. Já no Chile, o Banco e o governo formaram parceria duradoura e as políticas de ensino superior defendidas pelo Banco modificaram significativamente o setor no país ao longo de três projetos de cooperação consecutivos. A partir das abordagens teóricas utilizadas, percebe-se que o ambiente doméstico é crucial para o sucesso da difusão de políticas feitas pelas Organizações Internacionais Governamentais. Não obstante, no processo da difusão das políticas há uma configuração de fatores internos e externos que influenciam a aderência das políticas difundidas no Estado que as recebe. Isso representa um contexto de escolhas, porém limitadas, para os atores domésticos na tomada de decisão de políticas.The objective of this thesis is to investigate the pertinence of International Governmental Organizations in the contemporary international system through the diffusion of their policies in the national States. For that, the study analyzes the World Bank higher education reform projects in Argentina and Chile during the 1990s. The politics and higher education context analysis is done from the mid-1970s on in order to understand the processes which preceded the reform proposals made by the Bank and the governmental bureaucracies in each country. The Most Similar Cases methodology is used to compare the cases for the following reasons: they are countries from the same region, culturally close and were under military regimes with high interference in the higher education policies. Both countries went through democratic transitions between the 1980s and 1990s and closed deals with the Bank in the higher education sector afterwards. In the Argentina case, the reform project changed some universitary dynamics, however, it did not change the structure of the higher education in the country. Whereas in Chile, the Bank and the government made a long lasting partnership and the policies defended by the Bank changed considerably the higher education sector throughout three consecutive cooperation projects. From the theoretical approaches used in the study, it is clear that the domestic environment is crucial to the success of the diffusion of policies from the International Governmental Organizations. Nevertheless, in this process there is a configuration of internal and external factors influencing the adherence of the politics being propagated in the receiving State. This represents a context of choices, however limited, for the domestic actors in their policy decision making.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBalbachevsky, ElizabethSouza Júnior, José Maria de2019-09-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-09122019-173159/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-12-09T22:36:02Zoai:teses.usp.br:tde-09122019-173159Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-12-09T22:36:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os projetos do Banco Mundial: escolhas limitadas pelo sistema doméstico
The World Banks Projects: bounded choices from the domestic system
title Os projetos do Banco Mundial: escolhas limitadas pelo sistema doméstico
spellingShingle Os projetos do Banco Mundial: escolhas limitadas pelo sistema doméstico
Souza Júnior, José Maria de
Argentina
Argentina
Banco mundial
Chile
Chile
Ensino superior
Higher education
International governmental organizations
Organizações internacionais governamentais
World bank
title_short Os projetos do Banco Mundial: escolhas limitadas pelo sistema doméstico
title_full Os projetos do Banco Mundial: escolhas limitadas pelo sistema doméstico
title_fullStr Os projetos do Banco Mundial: escolhas limitadas pelo sistema doméstico
title_full_unstemmed Os projetos do Banco Mundial: escolhas limitadas pelo sistema doméstico
title_sort Os projetos do Banco Mundial: escolhas limitadas pelo sistema doméstico
author Souza Júnior, José Maria de
author_facet Souza Júnior, José Maria de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Balbachevsky, Elizabeth
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Júnior, José Maria de
dc.subject.por.fl_str_mv Argentina
Argentina
Banco mundial
Chile
Chile
Ensino superior
Higher education
International governmental organizations
Organizações internacionais governamentais
World bank
topic Argentina
Argentina
Banco mundial
Chile
Chile
Ensino superior
Higher education
International governmental organizations
Organizações internacionais governamentais
World bank
description Esta Tese tem como objetivo investigar a pertinência das Organizações Internacionais Governamentais no sistema internacional contemporâneo por meio da difusão de suas políticas em Estados nacionais. Para isso, analisa os projetos do Banco Mundial na reforma do ensino superior de Argentina e Chile na década de 1990. A análise da política e do contexto de ensino superior dos dois países é feita desde meados da década de 1970 para compreender os processos que antecederam as propostas de reforma do Banco em conjunto com as burocracias governamentais de cada um deles. A metodologia de máxima semelhança é utilizada para comparar os casos pelas seguintes razões: são países da mesma região, culturalmente próximos e que viviam regimes militares com alta ingerência nas políticas de ensino superior. Ambos países passaram por transições democráticas entre a década de 1980 e 1990 e, posteriormente, fizeram parceria com o Banco Mundial para o ensino superior. No caso da Argentina, o projeto de reforma alterou algumas dinâmicas universitárias, mas não modificou estruturalmente o ensino superior do país. Já no Chile, o Banco e o governo formaram parceria duradoura e as políticas de ensino superior defendidas pelo Banco modificaram significativamente o setor no país ao longo de três projetos de cooperação consecutivos. A partir das abordagens teóricas utilizadas, percebe-se que o ambiente doméstico é crucial para o sucesso da difusão de políticas feitas pelas Organizações Internacionais Governamentais. Não obstante, no processo da difusão das políticas há uma configuração de fatores internos e externos que influenciam a aderência das políticas difundidas no Estado que as recebe. Isso representa um contexto de escolhas, porém limitadas, para os atores domésticos na tomada de decisão de políticas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-09122019-173159/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-09122019-173159/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090565495586816