Adolescentes de um núcleo de assistência psicossocial: do conhecimento de seu universo à intervenção para promoção de desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponciano, Fabiola Perri Venturini
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-20092009-142130/
Resumo: VENTURINI, F. P. Adolescentes de um núcleo de assistência psicossocial: do conhecimento de seu universo à intervenção para a promoção de desenvolvimento. 224 f. Tese (Doutorado) Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, 2009. Estudar a fase da vida denominada adolescência tem se mostrado de grande relevância, sobretudo diante da necessidade de estabelecer programas que visem à promoção do desenvolvimento saudável, sendo fundamental que se possam obter informações diretamente das populações frente às quais se pretende atuar. Nessa direção, o objetivo desse trabalho foi conhecer o universo de adolescentes que freqüentavam um Núcleo de Assistência Psicossocial em um bairro popular de Ribeirão Preto - SP, propor e implementar intervenção voltada para promoção de seu desenvolvimento. A pesquisa constituiu-se em um estudo transversal, qualitativo, desenvolvido na modalidade de uma investigação-ação e que foi planejada a partir do Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano, que enfatiza a necessidade do estudo do desenvolvimento no contexto. O trabalho foi constituído de duas fases. A fase 1 teve por objetivo a investigação de como são percebidos os contextos de convivência, sendo eles: família, escola, amizades, bairro em que moram e o núcleo. Esta etapa da pesquisa visou também fazer um levantamento de necessidades a partir da ótica do próprio adolescente. Participaram 32 adolescentes de ambos os sexos, com idade entre 11 e 15 anos, que freqüentam o referido núcleo no período contrário ao da escola. Os instrumentos para a coleta de dados foram: 1) Questionário Pré-A, que visa avaliar as percepções sobre família, escola e amizades, e 2) entrevista semi-estruturada sobre os temas investigados pelo Pré-A, acrescentando-se as percepções sobre o bairro e o núcleo. Os resultados mostraram que a percepção desses ambientes é de maneira geral positiva. Um dado que se mostrou relevante foram os relatos de incômodo com as brigas e com os comportamentos dos colegas; além de uma visão negativa dos conflitos presenciados em casa. Quanto ao núcleo, consideram que promove mudanças nos comportamentos e cotidiano, mostrando que, para eles, esse espaço tem uma função positiva. Considerando-se os resultados obtidos foi planejada a intervenção (fase 2) que focalizou duas questões: a sexualidade na adolescência e o relacionamento entre pares. Nessa fase foram realizados encontros semanais com 15 adolescentes que participaram da fase 1. Os encontros foram caracterizados pelo estímulo a participação ativa dos adolescentes, pela proposta de uma interação positiva com e entre eles e pela valorização das características positivas dos participantes. A coleta de dados deu-se a partir de: 1) observação, 2) diário de campo, 3) preenchimento da Ficha de Avaliação pelos adolescentes a cada encontro e 4) uma entrevista final com os participantes. Os resultados apontaram a melhora do relacionamento entre os adolescentes e a valorização das informações adquiridas sobre adolescência e sexualidade. A partir da análise dos resultados considerou-se que pesquisas nessa perspectiva, utilizando a interação positiva como instrumento de intervenção e partindo-se das necessidades e potencialidades dos participantes, podem auxiliar na implementação de intervenções mais eficazes além de possibilitar que os indivíduos se tornem mais cientes e possam se apropriar de suas competências.
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Estudar a fase da vida denominada adolescência tem se mostrado de grande relevância, sobretudo diante da necessidade de estabelecer programas que visem à promoção do desenvolvimento saudável, sendo fundamental que se possam obter informações diretamente das populações frente às quais se pretende atuar. Nessa direção, o objetivo desse trabalho foi conhecer o universo de adolescentes que freqüentavam um Núcleo de Assistência Psicossocial em um bairro popular de Ribeirão Preto - SP, propor e implementar intervenção voltada para promoção de seu desenvolvimento. A pesquisa constituiu-se em um estudo transversal, qualitativo, desenvolvido na modalidade de uma investigação-ação e que foi planejada a partir do Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano, que enfatiza a necessidade do estudo do desenvolvimento no contexto. O trabalho foi constituído de duas fases. A fase 1 teve por objetivo a investigação de como são percebidos os contextos de convivência, sendo eles: família, escola, amizades, bairro em que moram e o núcleo. Esta etapa da pesquisa visou também fazer um levantamento de necessidades a partir da ótica do próprio adolescente. Participaram 32 adolescentes de ambos os sexos, com idade entre 11 e 15 anos, que freqüentam o referido núcleo no período contrário ao da escola. Os instrumentos para a coleta de dados foram: 1) Questionário Pré-A, que visa avaliar as percepções sobre família, escola e amizades, e 2) entrevista semi-estruturada sobre os temas investigados pelo Pré-A, acrescentando-se as percepções sobre o bairro e o núcleo. Os resultados mostraram que a percepção desses ambientes é de maneira geral positiva. Um dado que se mostrou relevante foram os relatos de incômodo com as brigas e com os comportamentos dos colegas; além de uma visão negativa dos conflitos presenciados em casa. Quanto ao núcleo, consideram que promove mudanças nos comportamentos e cotidiano, mostrando que, para eles, esse espaço tem uma função positiva. Considerando-se os resultados obtidos foi planejada a intervenção (fase 2) que focalizou duas questões: a sexualidade na adolescência e o relacionamento entre pares. Nessa fase foram realizados encontros semanais com 15 adolescentes que participaram da fase 1. Os encontros foram caracterizados pelo estímulo a participação ativa dos adolescentes, pela proposta de uma interação positiva com e entre eles e pela valorização das características positivas dos participantes. A coleta de dados deu-se a partir de: 1) observação, 2) diário de campo, 3) preenchimento da Ficha de Avaliação pelos adolescentes a cada encontro e 4) uma entrevista final com os participantes. Os resultados apontaram a melhora do relacionamento entre os adolescentes e a valorização das informações adquiridas sobre adolescência e sexualidade. A partir da análise dos resultados considerou-se que pesquisas nessa perspectiva, utilizando a interação positiva como instrumento de intervenção e partindo-se das necessidades e potencialidades dos participantes, podem auxiliar na implementação de intervenções mais eficazes além de possibilitar que os indivíduos se tornem mais cientes e possam se apropriar de suas competências.VENTURINI, F. P. Adolescents of a psychosocial assistance institution: from the knowledge of their universe to a intervention to promote development 224 f. Thesis (Doctoral) Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, 2009. Studying the stage of the life called adolescence has been showing of great relevance, specially face to the need of establishing programs that aim the promotion of healthy development, and still have fundamental importance the possibility of obtaining information directly from the population were one aims to intervene. The objective of this study was to know the universe of the adolescents that attend a psychosocial assistance institution and collaborate to the promotion of their development through the proposition and execution of an intervention program. This research is a transversal, qualitative, developed as a investigation-action and based on a Bioecological Model of Human Development, which emphasizes the need of the study of development in the context. This research has two stages. The first stage (stage 1), had as objective the investigation of how are experienced the contexts of living of adolescents from a assistance institution in a low income neighborhood in Ribeirão Preto - SP, being then: family, school, friendship, neighborhood where they live, and the institution. This stage also has the objective of surveying their needs. Thirty two adolescents with age from 11 to 15 years old that attend the institute in the period contrary to the school, took part in the research. Data were registered by two instruments: 1) Pre-A Questionnaire, that aims to evaluate the perceptions towards family, school and friendships, and 2) interview that added to Pre-A their perceptions about the neighborhood and the institution. Results showed that their perception of those environments is, in a general manner, positive. One data has shown relevant was the disturbance with the fights/conflicts and with the behavior of the peers; and it was identified a negative perception of the conflicts experienced at home. As for the institution, it has promoted changes in the everyday behavior of the youth, showing that, to them, this space has a positive function in their lives. Based on these results, it was proposed the intervention (stage 2) that focused two issues: the sexuality in the adolescence and the peers relationship. In this stage fifteen weekly meetings were realized with the participants of the first stage. The meetings were characterized by the incentive to active participation, by the proposal of a positive intervention with them and the valorization of their positive characteristics. The data were registered from: 1) observational data during the meeting by one observer, 2) observational data after the meeting, by the researcher, 3) Evaluation Form filled by the adolescents at the end of each meeting and 4) a final interview with the participants. The results show a enhancement of the relationship between the adolescents and the valorization of the information learned about adolescence and sexuality. From the result analysis its considered that researches in this perspective, using positive interaction as a instrument of intervention, and considering the needs and potentialities of the participants, may help in implementing more efficient intervention and allow that individuals become more aware and may earn their competencies.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCaldana, Regina Helena LimaPonciano, Fabiola Perri Venturini2009-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-20092009-142130/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-20092009-142130Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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