Sistemas multicorpos avançados: modelamento da interação dinâmica entre veículo e via permanente de metrô

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candeloro, Lucas Pinotti
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18149/tde-22062015-192405/
Resumo: Nos dias de hoje, a simulação dinâmica de veículos metroviários tem sido um importante método de análise e verificação, tanto no âmbito de projeto, como na engenharia de manutenção. Os pacotes de simulação disponíveis no mercado são altamente desenvolvidos e podem ser adaptados para os mais diversos cenários. O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a funcionalidade destes programas, fundamentando a teoria por trás de seu algoritmo computacional, de maneira a expandir a fronteira de conhecimento nas engenharias de projeto e de manutenção. Para isso, são efetuados dois estudos de caso: passagem de veículo em região de abertura de bitola em curva de raio constante; passagem de veículo em sequencia de curvas reversas. Sendo assim, esta dissertação apresenta uma visão geral sobre o estado da arte na simulação da interação veículo e via permanente.
id USP_e61098989e7c0991c7fca832241fc3d6
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22062015-192405
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Sistemas multicorpos avançados: modelamento da interação dinâmica entre veículo e via permanente de metrôAdvanced multibody systems: modelling the dynamics interaction between vehicle and permanente way of metroContato roda-trilhoDinâmica veicularFerroviasMetroMetrôMultibody systemsRailwaySistemas multicorposVehicle dynamicWheel-rail contactNos dias de hoje, a simulação dinâmica de veículos metroviários tem sido um importante método de análise e verificação, tanto no âmbito de projeto, como na engenharia de manutenção. Os pacotes de simulação disponíveis no mercado são altamente desenvolvidos e podem ser adaptados para os mais diversos cenários. O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a funcionalidade destes programas, fundamentando a teoria por trás de seu algoritmo computacional, de maneira a expandir a fronteira de conhecimento nas engenharias de projeto e de manutenção. Para isso, são efetuados dois estudos de caso: passagem de veículo em região de abertura de bitola em curva de raio constante; passagem de veículo em sequencia de curvas reversas. Sendo assim, esta dissertação apresenta uma visão geral sobre o estado da arte na simulação da interação veículo e via permanente.Nowadays, the dynamic simulation of metro vehicles have been an important method of analysis and verification in design engineering as in maintenance engineering. The simulation packages available are highly developed and can be adapted for different scenarios. This paper aims to demonstrate the functionality of these programs, supporting the theory behind its computational algorithm, in order to expand the frontier of knowledge in the national design and maintenance engineerings. For this, two case studies are made of: modelling flexible permanent way; modelling AMVs and crossings; passing vehicle in a region with gauge opening on a constant radius curve; passing a vehicle sequence of reverse curves. Thus, this dissertation presents an overview of the state of the art in the simulation of the interaction vehicle and permanent way of metro.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCosta Neto, ÁlvaroCandeloro, Lucas Pinotti2015-05-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18149/tde-22062015-192405/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:57Zoai:teses.usp.br:tde-22062015-192405Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistemas multicorpos avançados: modelamento da interação dinâmica entre veículo e via permanente de metrô
Advanced multibody systems: modelling the dynamics interaction between vehicle and permanente way of metro
title Sistemas multicorpos avançados: modelamento da interação dinâmica entre veículo e via permanente de metrô
spellingShingle Sistemas multicorpos avançados: modelamento da interação dinâmica entre veículo e via permanente de metrô
Candeloro, Lucas Pinotti
Contato roda-trilho
Dinâmica veicular
Ferrovias
Metro
Metrô
Multibody systems
Railway
Sistemas multicorpos
Vehicle dynamic
Wheel-rail contact
title_short Sistemas multicorpos avançados: modelamento da interação dinâmica entre veículo e via permanente de metrô
title_full Sistemas multicorpos avançados: modelamento da interação dinâmica entre veículo e via permanente de metrô
title_fullStr Sistemas multicorpos avançados: modelamento da interação dinâmica entre veículo e via permanente de metrô
title_full_unstemmed Sistemas multicorpos avançados: modelamento da interação dinâmica entre veículo e via permanente de metrô
title_sort Sistemas multicorpos avançados: modelamento da interação dinâmica entre veículo e via permanente de metrô
author Candeloro, Lucas Pinotti
author_facet Candeloro, Lucas Pinotti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa Neto, Álvaro
dc.contributor.author.fl_str_mv Candeloro, Lucas Pinotti
dc.subject.por.fl_str_mv Contato roda-trilho
Dinâmica veicular
Ferrovias
Metro
Metrô
Multibody systems
Railway
Sistemas multicorpos
Vehicle dynamic
Wheel-rail contact
topic Contato roda-trilho
Dinâmica veicular
Ferrovias
Metro
Metrô
Multibody systems
Railway
Sistemas multicorpos
Vehicle dynamic
Wheel-rail contact
description Nos dias de hoje, a simulação dinâmica de veículos metroviários tem sido um importante método de análise e verificação, tanto no âmbito de projeto, como na engenharia de manutenção. Os pacotes de simulação disponíveis no mercado são altamente desenvolvidos e podem ser adaptados para os mais diversos cenários. O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a funcionalidade destes programas, fundamentando a teoria por trás de seu algoritmo computacional, de maneira a expandir a fronteira de conhecimento nas engenharias de projeto e de manutenção. Para isso, são efetuados dois estudos de caso: passagem de veículo em região de abertura de bitola em curva de raio constante; passagem de veículo em sequencia de curvas reversas. Sendo assim, esta dissertação apresenta uma visão geral sobre o estado da arte na simulação da interação veículo e via permanente.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18149/tde-22062015-192405/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18149/tde-22062015-192405/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257272551473152