Percepção musical como compreensão da obra musical: contribuições a partir da perspectiva histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Maria Flávia Silveira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09092009-162831/
Resumo: Este trabalho toma como objeto de estudo a percepção musical. Apresenta uma análise crítica de ementas, programas e livros usados na disciplina Percepção Musical, em cursos brasileiros de graduação em Música, através da qual busca desvelar as concepções sobre a percepção musical e seu desenvolvimento que servem de fundamento a esse material. O referencial teórico adotado, a perspectiva histórico-cultural que postula a natureza social e histórica do desenvolvimento humano e a percepção humana como um processo estrutural e semiótico , permitiu identificar, através dessa análise, um entendimento da percepção musical como um processo atomístico baseado no reconhecimento e reprodução dos elementos formadores da linguagem musical. Assumindo a música (efetivamente) como uma forma de linguagem e uma concepção enunciativo-discursiva da linguagem, procura, então, trabalhar com a idéia de que os processos perceptivos em música podem ser considerados como sinônimo de compreensão da obra musical e tenta desenvolver concretamente algumas idéias que possam orientar uma proposta metodológica alternativa para a Percepção Musical.
id USP_e61ae0db306404da9194125f997bf489
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09092009-162831
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Percepção musical como compreensão da obra musical: contribuições a partir da perspectiva histórico-culturalMusical perception as understanding of musical workmanship: contributions from historical-cultural perspectiveeducação musicalhistorical-cultural perspectivemusical educationmusical perceptionpercepção musicalperspectiva histórico-culturalEste trabalho toma como objeto de estudo a percepção musical. Apresenta uma análise crítica de ementas, programas e livros usados na disciplina Percepção Musical, em cursos brasileiros de graduação em Música, através da qual busca desvelar as concepções sobre a percepção musical e seu desenvolvimento que servem de fundamento a esse material. O referencial teórico adotado, a perspectiva histórico-cultural que postula a natureza social e histórica do desenvolvimento humano e a percepção humana como um processo estrutural e semiótico , permitiu identificar, através dessa análise, um entendimento da percepção musical como um processo atomístico baseado no reconhecimento e reprodução dos elementos formadores da linguagem musical. Assumindo a música (efetivamente) como uma forma de linguagem e uma concepção enunciativo-discursiva da linguagem, procura, então, trabalhar com a idéia de que os processos perceptivos em música podem ser considerados como sinônimo de compreensão da obra musical e tenta desenvolver concretamente algumas idéias que possam orientar uma proposta metodológica alternativa para a Percepção Musical.The study object of this work is musical perception. It presents a critical analysis of summaries, programs and books used in the Musical Perception subject, in Brazilian courses of graduation in Music, through which it searches to reveal the conceptions about musical perception and its development that serve as footing for this material. The adopted theoretical referential, the historical-cultural perspective - that claims the social and historical nature of the human development and the human perception as a structural and semiotic process -, allowed to identify, through the analysis, an agreement of musical perception as an atomistic process based in the recognition and reproduction of the formative elements of musical language. Assuming music (effectively) as a form of language and an enunciativediscursive conception of language, it searches, then, to work with the idea that the perceptive processes in music can be considered as synonymous of understanding of musical workmanship and tries to concretely develop some ideas that can guide an alternative methodological proposal for Musical Perception.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira, Marta Kohl deBarbosa, Maria Flávia Silveira2009-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09092009-162831/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-09092009-162831Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção musical como compreensão da obra musical: contribuições a partir da perspectiva histórico-cultural
Musical perception as understanding of musical workmanship: contributions from historical-cultural perspective
title Percepção musical como compreensão da obra musical: contribuições a partir da perspectiva histórico-cultural
spellingShingle Percepção musical como compreensão da obra musical: contribuições a partir da perspectiva histórico-cultural
Barbosa, Maria Flávia Silveira
educação musical
historical-cultural perspective
musical education
musical perception
percepção musical
perspectiva histórico-cultural
title_short Percepção musical como compreensão da obra musical: contribuições a partir da perspectiva histórico-cultural
title_full Percepção musical como compreensão da obra musical: contribuições a partir da perspectiva histórico-cultural
title_fullStr Percepção musical como compreensão da obra musical: contribuições a partir da perspectiva histórico-cultural
title_full_unstemmed Percepção musical como compreensão da obra musical: contribuições a partir da perspectiva histórico-cultural
title_sort Percepção musical como compreensão da obra musical: contribuições a partir da perspectiva histórico-cultural
author Barbosa, Maria Flávia Silveira
author_facet Barbosa, Maria Flávia Silveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Marta Kohl de
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Maria Flávia Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv educação musical
historical-cultural perspective
musical education
musical perception
percepção musical
perspectiva histórico-cultural
topic educação musical
historical-cultural perspective
musical education
musical perception
percepção musical
perspectiva histórico-cultural
description Este trabalho toma como objeto de estudo a percepção musical. Apresenta uma análise crítica de ementas, programas e livros usados na disciplina Percepção Musical, em cursos brasileiros de graduação em Música, através da qual busca desvelar as concepções sobre a percepção musical e seu desenvolvimento que servem de fundamento a esse material. O referencial teórico adotado, a perspectiva histórico-cultural que postula a natureza social e histórica do desenvolvimento humano e a percepção humana como um processo estrutural e semiótico , permitiu identificar, através dessa análise, um entendimento da percepção musical como um processo atomístico baseado no reconhecimento e reprodução dos elementos formadores da linguagem musical. Assumindo a música (efetivamente) como uma forma de linguagem e uma concepção enunciativo-discursiva da linguagem, procura, então, trabalhar com a idéia de que os processos perceptivos em música podem ser considerados como sinônimo de compreensão da obra musical e tenta desenvolver concretamente algumas idéias que possam orientar uma proposta metodológica alternativa para a Percepção Musical.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09092009-162831/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09092009-162831/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256839318667264