Efeito do aplicativo de agendamento Hora Marcada nas taxas de absenteísmo de pacientes em consultas da atenção primária à saúde de Ribeirão Preto-SP
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17157/tde-21062022-141937/ |
Resumo: | Introdução: entre os inúmeros desafios do SUS, a busca pela universalidade e integralidade no atendimento aos usuários do sistema tem alta importância, uma vez que existe um elevado nível de não comparecimento de pacientes às consultas e exames agendados na rede de saúde que causam, além do desperdício de recursos públicos, a privação do atendimento a outros pacientes, a fragmentação da atenção e a queda da produtividade desses serviços. Nesse contexto, propostas de intervenção como o lembrete por ligação telefônica e mensagem de texto ou aplicativos de marcação de consulta estendem o alcance do cuidado por buscarem o comparecimento do usuário. Objetivo: avaliar o impacto da implementação do aplicativo Hora Marcada em relação ao comparecimento dos pacientes às consultas agendadas por essa via e comparar esses dados com os daquelas agendadas pelo método tradicional no balcão da Unidade Básica de Saúde (UBS) e pelas equipes de saúde da família (ESF) Metodologia: o presente estudo mediu, a partir da metodologia do estudo comparativo, as diferentes taxas de absenteísmo entre os usuários que agendam suas consultas pelo aplicativo Hora Marcada - desenvolvido para a SES-SP - e que são atendidos em unidades da APS em relação àqueles que o fazem direto no balcão da unidade ou tem seu agendamento feito pelas Equipes de Saúde da Família, identificando, assim, a capacidade dessa tecnologia em ser um instrumento de redução da ausência não notificada. Resultados: o aplicativo Hora Marcada é uma ferramenta útil na redução do absenteísmo, uma vez que entre set/2019 e dez/2019 apresentou uma taxa de 20,00% de ausência contra 25,56% das consultas agendadas por outros meios. Além disso, ofereceu uma maior taxa de cancelamento, 34,40% versus 12,78% em 2019 e 25,53% versus 15,53% em 2020. Contudo, em 2020, com o advento da Pandemia do Covid- 19, o desempenho do aplicativo foi inferior, resultando em uma taxa de faltas em suas consultas de 35,32% versus 30,52% do restante dos agendamentos. |
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Efeito do aplicativo de agendamento Hora Marcada nas taxas de absenteísmo de pacientes em consultas da atenção primária à saúde de Ribeirão Preto-SPEffect of the Hora Marcada scheduling application on no-show rates in primary health care appointments in Ribeirão Preto-SPAbsenteeismAbsenteísmoAtenção primária à saúdeEstratégias de saúdeHealth strategiesNo-showPrimary health careIntrodução: entre os inúmeros desafios do SUS, a busca pela universalidade e integralidade no atendimento aos usuários do sistema tem alta importância, uma vez que existe um elevado nível de não comparecimento de pacientes às consultas e exames agendados na rede de saúde que causam, além do desperdício de recursos públicos, a privação do atendimento a outros pacientes, a fragmentação da atenção e a queda da produtividade desses serviços. Nesse contexto, propostas de intervenção como o lembrete por ligação telefônica e mensagem de texto ou aplicativos de marcação de consulta estendem o alcance do cuidado por buscarem o comparecimento do usuário. Objetivo: avaliar o impacto da implementação do aplicativo Hora Marcada em relação ao comparecimento dos pacientes às consultas agendadas por essa via e comparar esses dados com os daquelas agendadas pelo método tradicional no balcão da Unidade Básica de Saúde (UBS) e pelas equipes de saúde da família (ESF) Metodologia: o presente estudo mediu, a partir da metodologia do estudo comparativo, as diferentes taxas de absenteísmo entre os usuários que agendam suas consultas pelo aplicativo Hora Marcada - desenvolvido para a SES-SP - e que são atendidos em unidades da APS em relação àqueles que o fazem direto no balcão da unidade ou tem seu agendamento feito pelas Equipes de Saúde da Família, identificando, assim, a capacidade dessa tecnologia em ser um instrumento de redução da ausência não notificada. Resultados: o aplicativo Hora Marcada é uma ferramenta útil na redução do absenteísmo, uma vez que entre set/2019 e dez/2019 apresentou uma taxa de 20,00% de ausência contra 25,56% das consultas agendadas por outros meios. Além disso, ofereceu uma maior taxa de cancelamento, 34,40% versus 12,78% em 2019 e 25,53% versus 15,53% em 2020. Contudo, em 2020, com o advento da Pandemia do Covid- 19, o desempenho do aplicativo foi inferior, resultando em uma taxa de faltas em suas consultas de 35,32% versus 30,52% do restante dos agendamentos.Introduction: among the countless challenges of the SUS, the search for universality and comprehensiveness in the service to users of the system is of high importance, since there is a high level of non-attendance of patients to appointments and exams scheduled in the health network that cause, in addition to waste of public resources, the deprivation of care for other patients, fragmentation of care and the drop in the productivity of these services. In this context, intervention proposals such as phone call reminders and text messages or appointment scheduling applications extend the scope of care by seeking the user\'s attendance. Objective: evaluate the impact of implementing the Hora Marcada application in observation to the attendance of patients appointments scheduled in this way and to compare these data with those scheduled by the traditional method at the Basic Health Unit (BHU) and by the health teams of the Family Medicine Strategy (FMS). Methodology: this study measured, based on the comparative study methodology, the different absenteeism rates among users who schedule their appointments using the Hora Marcada application - developed for SES-SP - and who are assisted in units of the PHC in relation to those who do it directly at the unit\'s counter or have their appointment made by the Family Health Teams, thus identifying the capacity of this technology to be an instrument for reducing unnotified absences. Results: the Hora Marcada app is a useful tool in reducing absenteeism, since between Sep/2019 and Dec/2019 it presented a 20.00% absence rate against 25.56% of appointments scheduled by other means. In addition, it offered a higher cancellation rate, 34.40% versus 12.78% in 2019 and 25.53% versus 15.53% in 2020. However, in 2020, with the advent of the Covid-19 Pandemic, the application performance was lower, resulting in a no-show rate of 35.32% versus 30.52% of the rest of your schedules.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCosta, André LucirtonVanzela, Renan Bottoni2022-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17157/tde-21062022-141937/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-06-23T13:47:05Zoai:teses.usp.br:tde-21062022-141937Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-06-23T13:47:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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