Problema de roteamento de veículos com custos de fronteira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Lucas Esperancini Moreira e
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-23102018-111937/
Resumo: O problema de roteamento de veículos é um dos problemas de otimização combinatória mais estudados nas últimas décadas. Neste trabalho, é estudada uma variante do problema de roteamento de veículos capacitado em que são considerados custos adicionais em viagens que cruzam fronteiras entre estados. Duas abordagens foram apresentadas para considerar tal característica: adicionar custos fixos às viagens de clientes de estados diferentes e adicionar custos que consideram a carga do veículo ao cruzar a fronteira e, para ambas, foram apresentados modelos matemáticos. Um solver comercial foi utilizado para resolver instâncias conhecidas da literatura e devido à resolução ter atingido o tempo máximo computacional para grande parte dos testes, uma Variable Neighborhood Descent com múltiplos inícios foi desenvolvida para a resolução do problema. Os múltiplos inícios são gerados perturbando a solução inicial gerada para a heurística. Como esperado, tanto para a resolução via modelagem quanto a resolução via heurística, considerar custos de fronteira proporcionais a carga apresentaram soluções de melhor qualidade. Essa nova proposta para abordar custos reais de fronteira abre novas possibilidades para considerar custos de fronteira fixos e proporcionais a carga concomitantemente para melhor representar aplicações reais.
id USP_e649235fe820c9f2286afe9cd2683de7
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23102018-111937
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Problema de roteamento de veículos com custos de fronteiraVehicle routing problem with border costsBorderCapacitaded routing problemFronteiraMultiple startMúltiplos iníciosRoteamento de veículos capacitadoVNDVNDO problema de roteamento de veículos é um dos problemas de otimização combinatória mais estudados nas últimas décadas. Neste trabalho, é estudada uma variante do problema de roteamento de veículos capacitado em que são considerados custos adicionais em viagens que cruzam fronteiras entre estados. Duas abordagens foram apresentadas para considerar tal característica: adicionar custos fixos às viagens de clientes de estados diferentes e adicionar custos que consideram a carga do veículo ao cruzar a fronteira e, para ambas, foram apresentados modelos matemáticos. Um solver comercial foi utilizado para resolver instâncias conhecidas da literatura e devido à resolução ter atingido o tempo máximo computacional para grande parte dos testes, uma Variable Neighborhood Descent com múltiplos inícios foi desenvolvida para a resolução do problema. Os múltiplos inícios são gerados perturbando a solução inicial gerada para a heurística. Como esperado, tanto para a resolução via modelagem quanto a resolução via heurística, considerar custos de fronteira proporcionais a carga apresentaram soluções de melhor qualidade. Essa nova proposta para abordar custos reais de fronteira abre novas possibilidades para considerar custos de fronteira fixos e proporcionais a carga concomitantemente para melhor representar aplicações reais.The vehicle routing problem is one of the most studied combinatorial optimization problems in the last decades. In this paper, a variant of vehicle routing problem was studied in which the border costs was added to trips that cross borders. In order to consider such characteristic, two approaches were made: add fixed costs for the trips which clients are from different states and add costs that consider the amount of cargo in the vehicle when it crosses the border. In order to consider such characteristics, models were presented. Instances of literature were solved with a commercial solver and due to high computational time obtained from the exact method, a heuristic with Variable Neighborhood Descent as the local search in a multiple start environment was implemented. The multiple starts were generated making a perturbation in the initial solution obtained for the heuristic. As expected, approaching the problem considering the border cost proportional to the cargo in the vehicle presented better results. This study gives the first results for solving the vehicle routing problem considering real border costs and gives the possibility for solving the problem considering real fixed and proportional costs simultaneously in order to better represent real applications.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPToledo, Franklina Maria Bragion deMoreira, Lucas Esperancini Moreira e2018-05-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-23102018-111937/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-10T00:06:19Zoai:teses.usp.br:tde-23102018-111937Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-10T00:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Problema de roteamento de veículos com custos de fronteira
Vehicle routing problem with border costs
title Problema de roteamento de veículos com custos de fronteira
spellingShingle Problema de roteamento de veículos com custos de fronteira
Moreira, Lucas Esperancini Moreira e
Border
Capacitaded routing problem
Fronteira
Multiple start
Múltiplos inícios
Roteamento de veículos capacitado
VND
VND
title_short Problema de roteamento de veículos com custos de fronteira
title_full Problema de roteamento de veículos com custos de fronteira
title_fullStr Problema de roteamento de veículos com custos de fronteira
title_full_unstemmed Problema de roteamento de veículos com custos de fronteira
title_sort Problema de roteamento de veículos com custos de fronteira
author Moreira, Lucas Esperancini Moreira e
author_facet Moreira, Lucas Esperancini Moreira e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Toledo, Franklina Maria Bragion de
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Lucas Esperancini Moreira e
dc.subject.por.fl_str_mv Border
Capacitaded routing problem
Fronteira
Multiple start
Múltiplos inícios
Roteamento de veículos capacitado
VND
VND
topic Border
Capacitaded routing problem
Fronteira
Multiple start
Múltiplos inícios
Roteamento de veículos capacitado
VND
VND
description O problema de roteamento de veículos é um dos problemas de otimização combinatória mais estudados nas últimas décadas. Neste trabalho, é estudada uma variante do problema de roteamento de veículos capacitado em que são considerados custos adicionais em viagens que cruzam fronteiras entre estados. Duas abordagens foram apresentadas para considerar tal característica: adicionar custos fixos às viagens de clientes de estados diferentes e adicionar custos que consideram a carga do veículo ao cruzar a fronteira e, para ambas, foram apresentados modelos matemáticos. Um solver comercial foi utilizado para resolver instâncias conhecidas da literatura e devido à resolução ter atingido o tempo máximo computacional para grande parte dos testes, uma Variable Neighborhood Descent com múltiplos inícios foi desenvolvida para a resolução do problema. Os múltiplos inícios são gerados perturbando a solução inicial gerada para a heurística. Como esperado, tanto para a resolução via modelagem quanto a resolução via heurística, considerar custos de fronteira proporcionais a carga apresentaram soluções de melhor qualidade. Essa nova proposta para abordar custos reais de fronteira abre novas possibilidades para considerar custos de fronteira fixos e proporcionais a carga concomitantemente para melhor representar aplicações reais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-23102018-111937/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-23102018-111937/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257375689408512