A determinação do cobre pelo método colorimétrico do dietilditiocarbamato de sódio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacintho, Antonio Octavio
Data de Publicação: 1967
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/0/tde-20230818-145303/
Resumo: O trabalho em apreço, relata o estudo de diversos aspectos do método espectrofotométrico da determinação do cobre pelo dietilditiocarbamato de sódio. Dentre os estudos realizados, podem ser citados os seguintes: a) Estudo do reativo; influência da concentração e conservação em função do tempo e da temperatura. b) Influencia da quantidade de EDTA. c) influencia do pH, na extração e no comportamento composto colorido. d) Estudo sobre os solventes; escolha do solvente, do comprimento de onda e do filtro. e) Estabilidade do composto e velocidade da reação. f) Estudo da amplitude, exatidão e precisão do método. g) Aplicação do método, na determinação do cobre em plantas e solos. Pode ser observado que 1 ml da solução do reativo a 1% foi considerada a quantidade ideal para determinações. Com relação ao agente complexante, nenhuma alteração foi observada no método em função do acréscimo de suas quantidades. O composto colorido não sofreu influencias devidas as variações de pH, mostrando-se estável na faixa estudada. O solvente considerado mais indicado para a extração do DDC-Cu foi o tetracloreto de carbono, que forneceu uma relação linear entre absorbância e concentração. A absortividade molar do composto no referido solvente foi de 12.452 e apresentou os máximos de absorção entre 430 e 435 milimicrons. O composto apresentou-se estável em tetracloreto até 45 minutos após a extração e a reação pode ser considerada imediata. Quanto ao estudo dos diversos íons, é importante notar-se que com exceção do bismuto todos os demais íons que poderiam interferir no método foram perfeitamente complexados apenas pelo EDTA dissódico. A amplitude de 5 a 50 ppm de cobre, foi considerada a melhor, para o presente método, apresentando boa exatidão e precisão. A aplicação do método do DDC-Na, para determinação de cobre em plantas e solos forneceu dados que nos permitem considerar satisfatórias, as técnicas envolvidas.
id USP_e68ef293da51b871198f7c8ca347a56f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20230818-145303
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A determinação do cobre pelo método colorimétrico do dietilditiocarbamato de sódioNot availableCOBRECOLORIMETRIAO trabalho em apreço, relata o estudo de diversos aspectos do método espectrofotométrico da determinação do cobre pelo dietilditiocarbamato de sódio. Dentre os estudos realizados, podem ser citados os seguintes: a) Estudo do reativo; influência da concentração e conservação em função do tempo e da temperatura. b) Influencia da quantidade de EDTA. c) influencia do pH, na extração e no comportamento composto colorido. d) Estudo sobre os solventes; escolha do solvente, do comprimento de onda e do filtro. e) Estabilidade do composto e velocidade da reação. f) Estudo da amplitude, exatidão e precisão do método. g) Aplicação do método, na determinação do cobre em plantas e solos. Pode ser observado que 1 ml da solução do reativo a 1% foi considerada a quantidade ideal para determinações. Com relação ao agente complexante, nenhuma alteração foi observada no método em função do acréscimo de suas quantidades. O composto colorido não sofreu influencias devidas as variações de pH, mostrando-se estável na faixa estudada. O solvente considerado mais indicado para a extração do DDC-Cu foi o tetracloreto de carbono, que forneceu uma relação linear entre absorbância e concentração. A absortividade molar do composto no referido solvente foi de 12.452 e apresentou os máximos de absorção entre 430 e 435 milimicrons. O composto apresentou-se estável em tetracloreto até 45 minutos após a extração e a reação pode ser considerada imediata. Quanto ao estudo dos diversos íons, é importante notar-se que com exceção do bismuto todos os demais íons que poderiam interferir no método foram perfeitamente complexados apenas pelo EDTA dissódico. A amplitude de 5 a 50 ppm de cobre, foi considerada a melhor, para o presente método, apresentando boa exatidão e precisão. A aplicação do método do DDC-Na, para determinação de cobre em plantas e solos forneceu dados que nos permitem considerar satisfatórias, as técnicas envolvidas.Not availableBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCatani, Renato AmilcareJacintho, Antonio Octavio1967-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/0/tde-20230818-145303/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-07T14:13:02Zoai:teses.usp.br:tde-20230818-145303Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-07T14:13:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A determinação do cobre pelo método colorimétrico do dietilditiocarbamato de sódio
Not available
title A determinação do cobre pelo método colorimétrico do dietilditiocarbamato de sódio
spellingShingle A determinação do cobre pelo método colorimétrico do dietilditiocarbamato de sódio
Jacintho, Antonio Octavio
COBRE
COLORIMETRIA
title_short A determinação do cobre pelo método colorimétrico do dietilditiocarbamato de sódio
title_full A determinação do cobre pelo método colorimétrico do dietilditiocarbamato de sódio
title_fullStr A determinação do cobre pelo método colorimétrico do dietilditiocarbamato de sódio
title_full_unstemmed A determinação do cobre pelo método colorimétrico do dietilditiocarbamato de sódio
title_sort A determinação do cobre pelo método colorimétrico do dietilditiocarbamato de sódio
author Jacintho, Antonio Octavio
author_facet Jacintho, Antonio Octavio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Catani, Renato Amilcare
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacintho, Antonio Octavio
dc.subject.por.fl_str_mv COBRE
COLORIMETRIA
topic COBRE
COLORIMETRIA
description O trabalho em apreço, relata o estudo de diversos aspectos do método espectrofotométrico da determinação do cobre pelo dietilditiocarbamato de sódio. Dentre os estudos realizados, podem ser citados os seguintes: a) Estudo do reativo; influência da concentração e conservação em função do tempo e da temperatura. b) Influencia da quantidade de EDTA. c) influencia do pH, na extração e no comportamento composto colorido. d) Estudo sobre os solventes; escolha do solvente, do comprimento de onda e do filtro. e) Estabilidade do composto e velocidade da reação. f) Estudo da amplitude, exatidão e precisão do método. g) Aplicação do método, na determinação do cobre em plantas e solos. Pode ser observado que 1 ml da solução do reativo a 1% foi considerada a quantidade ideal para determinações. Com relação ao agente complexante, nenhuma alteração foi observada no método em função do acréscimo de suas quantidades. O composto colorido não sofreu influencias devidas as variações de pH, mostrando-se estável na faixa estudada. O solvente considerado mais indicado para a extração do DDC-Cu foi o tetracloreto de carbono, que forneceu uma relação linear entre absorbância e concentração. A absortividade molar do composto no referido solvente foi de 12.452 e apresentou os máximos de absorção entre 430 e 435 milimicrons. O composto apresentou-se estável em tetracloreto até 45 minutos após a extração e a reação pode ser considerada imediata. Quanto ao estudo dos diversos íons, é importante notar-se que com exceção do bismuto todos os demais íons que poderiam interferir no método foram perfeitamente complexados apenas pelo EDTA dissódico. A amplitude de 5 a 50 ppm de cobre, foi considerada a melhor, para o presente método, apresentando boa exatidão e precisão. A aplicação do método do DDC-Na, para determinação de cobre em plantas e solos forneceu dados que nos permitem considerar satisfatórias, as técnicas envolvidas.
publishDate 1967
dc.date.none.fl_str_mv 1967-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/0/tde-20230818-145303/
url https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/0/tde-20230818-145303/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257219873112064