Leitura de textos literários no contemporâneo: contribuições para uma pedagogia da escolha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júlia Campiolo Porto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.48.2016.tde-06102016-152629
Resumo: Esta pesquisa, de cunho bibliográfico e abordagem fenomenológica, visa contribuir com as discussões sobre pedagogia da escolha e itinerários de formação buscando articular a maneira como a instituição escolar aborda o texto literário e como este circula socialmente na contemporaneidade. O contraponto à instrumentalização escolar é dado pela noção de formação, pela qual se busca a valorização da experiência e da sensibilidade propiciada pela leitura de literatura. Contribuem teoricamente para esse itinerário as reflexões de Jorge Larrosa Bondía, Antonio Candido, Regina Zilberman e Beatriz Fétizon. Boaventura de Sousa Santos e Néstor García Canclini iluminam as abordagens sobre a circulação da literatura na paisagem contemporânea, pela quais se apresenta sua dimensão formativa frente às desigualdades sociais e de acesso, principalmente, aos dispositivos tecnológicos.
id USP_e6e7079020a6e86b073813ae5de6058b
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06102016-152629
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Leitura de textos literários no contemporâneo: contribuições para uma pedagogia da escolha Reading literary texts in contemporary: contributions to a pedagogy of choice 2015-09-10Rogério de AlmeidaLucia Maciel Barbosa de OliveiraIdmea Semeghini Prospero Machado de SiqueiraJúlia Campiolo PortoUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR Contemporary landscape Escola Itinerários de formação Literatura e educação Literature and education Paisagem contemporânea Pedagogia da escolha Ppedagogy of choice Schoo Training itineraries Esta pesquisa, de cunho bibliográfico e abordagem fenomenológica, visa contribuir com as discussões sobre pedagogia da escolha e itinerários de formação buscando articular a maneira como a instituição escolar aborda o texto literário e como este circula socialmente na contemporaneidade. O contraponto à instrumentalização escolar é dado pela noção de formação, pela qual se busca a valorização da experiência e da sensibilidade propiciada pela leitura de literatura. Contribuem teoricamente para esse itinerário as reflexões de Jorge Larrosa Bondía, Antonio Candido, Regina Zilberman e Beatriz Fétizon. Boaventura de Sousa Santos e Néstor García Canclini iluminam as abordagens sobre a circulação da literatura na paisagem contemporânea, pela quais se apresenta sua dimensão formativa frente às desigualdades sociais e de acesso, principalmente, aos dispositivos tecnológicos. The bibliographical and phenomenological approach of this given research aims to contribute to discussions on the pedagogy of choice and training itineraries, in order to articulate how the literary text is addressed by the school institution and how it circulates socially nowadays. The counterpoint to school instrumentation is given by the idea of formation, in which one seeks the appreciation of the experience and the response triggered by reading literature. The theoretical contributions to this itinerary are based on the reflections of Jorge Larrosa Bondía, Antonio Candido, Regina Zilberman and Beatriz Fétizon. Boaventura de Sousa Santos and Néstor García Canclini shed light on the approaches regarding the circulation of literature within the contemporary landscape, leading to its formative dimension towards social inequality and the lack of access to, mainly, technological devices. https://doi.org/10.11606/D.48.2016.tde-06102016-152629info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:20:50Zoai:teses.usp.br:tde-06102016-152629Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:14:34.009758Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Leitura de textos literários no contemporâneo: contribuições para uma pedagogia da escolha
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Reading literary texts in contemporary: contributions to a pedagogy of choice
title Leitura de textos literários no contemporâneo: contribuições para uma pedagogia da escolha
spellingShingle Leitura de textos literários no contemporâneo: contribuições para uma pedagogia da escolha
Júlia Campiolo Porto
title_short Leitura de textos literários no contemporâneo: contribuições para uma pedagogia da escolha
title_full Leitura de textos literários no contemporâneo: contribuições para uma pedagogia da escolha
title_fullStr Leitura de textos literários no contemporâneo: contribuições para uma pedagogia da escolha
title_full_unstemmed Leitura de textos literários no contemporâneo: contribuições para uma pedagogia da escolha
title_sort Leitura de textos literários no contemporâneo: contribuições para uma pedagogia da escolha
author Júlia Campiolo Porto
author_facet Júlia Campiolo Porto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rogério de Almeida
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lucia Maciel Barbosa de Oliveira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Idmea Semeghini Prospero Machado de Siqueira
dc.contributor.author.fl_str_mv Júlia Campiolo Porto
contributor_str_mv Rogério de Almeida
Lucia Maciel Barbosa de Oliveira
Idmea Semeghini Prospero Machado de Siqueira
description Esta pesquisa, de cunho bibliográfico e abordagem fenomenológica, visa contribuir com as discussões sobre pedagogia da escolha e itinerários de formação buscando articular a maneira como a instituição escolar aborda o texto literário e como este circula socialmente na contemporaneidade. O contraponto à instrumentalização escolar é dado pela noção de formação, pela qual se busca a valorização da experiência e da sensibilidade propiciada pela leitura de literatura. Contribuem teoricamente para esse itinerário as reflexões de Jorge Larrosa Bondía, Antonio Candido, Regina Zilberman e Beatriz Fétizon. Boaventura de Sousa Santos e Néstor García Canclini iluminam as abordagens sobre a circulação da literatura na paisagem contemporânea, pela quais se apresenta sua dimensão formativa frente às desigualdades sociais e de acesso, principalmente, aos dispositivos tecnológicos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-09-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.48.2016.tde-06102016-152629
url https://doi.org/10.11606/D.48.2016.tde-06102016-152629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502523916124160