Leitura de textos literários no contemporâneo: contribuições para uma pedagogia da escolha
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://doi.org/10.11606/D.48.2016.tde-06102016-152629 |
Resumo: | Esta pesquisa, de cunho bibliográfico e abordagem fenomenológica, visa contribuir com as discussões sobre pedagogia da escolha e itinerários de formação buscando articular a maneira como a instituição escolar aborda o texto literário e como este circula socialmente na contemporaneidade. O contraponto à instrumentalização escolar é dado pela noção de formação, pela qual se busca a valorização da experiência e da sensibilidade propiciada pela leitura de literatura. Contribuem teoricamente para esse itinerário as reflexões de Jorge Larrosa Bondía, Antonio Candido, Regina Zilberman e Beatriz Fétizon. Boaventura de Sousa Santos e Néstor García Canclini iluminam as abordagens sobre a circulação da literatura na paisagem contemporânea, pela quais se apresenta sua dimensão formativa frente às desigualdades sociais e de acesso, principalmente, aos dispositivos tecnológicos. |
id |
USP_e6e7079020a6e86b073813ae5de6058b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-06102016-152629 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Leitura de textos literários no contemporâneo: contribuições para uma pedagogia da escolha Reading literary texts in contemporary: contributions to a pedagogy of choice 2015-09-10Rogério de AlmeidaLucia Maciel Barbosa de OliveiraIdmea Semeghini Prospero Machado de SiqueiraJúlia Campiolo PortoUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR Contemporary landscape Escola Itinerários de formação Literatura e educação Literature and education Paisagem contemporânea Pedagogia da escolha Ppedagogy of choice Schoo Training itineraries Esta pesquisa, de cunho bibliográfico e abordagem fenomenológica, visa contribuir com as discussões sobre pedagogia da escolha e itinerários de formação buscando articular a maneira como a instituição escolar aborda o texto literário e como este circula socialmente na contemporaneidade. O contraponto à instrumentalização escolar é dado pela noção de formação, pela qual se busca a valorização da experiência e da sensibilidade propiciada pela leitura de literatura. Contribuem teoricamente para esse itinerário as reflexões de Jorge Larrosa Bondía, Antonio Candido, Regina Zilberman e Beatriz Fétizon. Boaventura de Sousa Santos e Néstor García Canclini iluminam as abordagens sobre a circulação da literatura na paisagem contemporânea, pela quais se apresenta sua dimensão formativa frente às desigualdades sociais e de acesso, principalmente, aos dispositivos tecnológicos. The bibliographical and phenomenological approach of this given research aims to contribute to discussions on the pedagogy of choice and training itineraries, in order to articulate how the literary text is addressed by the school institution and how it circulates socially nowadays. The counterpoint to school instrumentation is given by the idea of formation, in which one seeks the appreciation of the experience and the response triggered by reading literature. The theoretical contributions to this itinerary are based on the reflections of Jorge Larrosa Bondía, Antonio Candido, Regina Zilberman and Beatriz Fétizon. Boaventura de Sousa Santos and Néstor García Canclini shed light on the approaches regarding the circulation of literature within the contemporary landscape, leading to its formative dimension towards social inequality and the lack of access to, mainly, technological devices. https://doi.org/10.11606/D.48.2016.tde-06102016-152629info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:20:50Zoai:teses.usp.br:tde-06102016-152629Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:14:34.009758Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Leitura de textos literários no contemporâneo: contribuições para uma pedagogia da escolha |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Reading literary texts in contemporary: contributions to a pedagogy of choice |
title |
Leitura de textos literários no contemporâneo: contribuições para uma pedagogia da escolha |
spellingShingle |
Leitura de textos literários no contemporâneo: contribuições para uma pedagogia da escolha Júlia Campiolo Porto |
title_short |
Leitura de textos literários no contemporâneo: contribuições para uma pedagogia da escolha |
title_full |
Leitura de textos literários no contemporâneo: contribuições para uma pedagogia da escolha |
title_fullStr |
Leitura de textos literários no contemporâneo: contribuições para uma pedagogia da escolha |
title_full_unstemmed |
Leitura de textos literários no contemporâneo: contribuições para uma pedagogia da escolha |
title_sort |
Leitura de textos literários no contemporâneo: contribuições para uma pedagogia da escolha |
author |
Júlia Campiolo Porto |
author_facet |
Júlia Campiolo Porto |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rogério de Almeida |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Lucia Maciel Barbosa de Oliveira |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Idmea Semeghini Prospero Machado de Siqueira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Júlia Campiolo Porto |
contributor_str_mv |
Rogério de Almeida Lucia Maciel Barbosa de Oliveira Idmea Semeghini Prospero Machado de Siqueira |
description |
Esta pesquisa, de cunho bibliográfico e abordagem fenomenológica, visa contribuir com as discussões sobre pedagogia da escolha e itinerários de formação buscando articular a maneira como a instituição escolar aborda o texto literário e como este circula socialmente na contemporaneidade. O contraponto à instrumentalização escolar é dado pela noção de formação, pela qual se busca a valorização da experiência e da sensibilidade propiciada pela leitura de literatura. Contribuem teoricamente para esse itinerário as reflexões de Jorge Larrosa Bondía, Antonio Candido, Regina Zilberman e Beatriz Fétizon. Boaventura de Sousa Santos e Néstor García Canclini iluminam as abordagens sobre a circulação da literatura na paisagem contemporânea, pela quais se apresenta sua dimensão formativa frente às desigualdades sociais e de acesso, principalmente, aos dispositivos tecnológicos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-09-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.11606/D.48.2016.tde-06102016-152629 |
url |
https://doi.org/10.11606/D.48.2016.tde-06102016-152629 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
USP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1794502523916124160 |