Aplicabilidade de estéril de mineração de manganês estabilizado com cal em camadas de pavimentação rodoviária.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3145/tde-20082024-103357/ |
Resumo: | Tanto o setor mineral quanto o de infraestrutura tiveram desenvolvimento exponencial ao longo dos anos, com avanço da tecnologia e uso de materiais inovadores, entretanto, ambas as atividades causam impactos ambientais consideráveis. Os resíduos gerados na mineração têm descarte em regiões próximas às minas, em barragens (com alto teor de umidade) ou pilhas (se o teor de umidade permitir). Ambas as soluções impactam negativamente a paisagem local e, se não construídas de maneira adequada, podem vir a causar acidentes drásticos. A exemplo da brita graduada reciclada advinda da demolição de estruturas de concreto e da escória de ferro, já largamente utilizadas como substitutas da brita graduada em pavimentação, outros materiais, como estéreis e rejeitos de mineração, também estão sendo estudados seguindo a tendência de recirculação na engenharia civil. Este trabalho estudou as características do estéril de mineração de manganês, proveniente da Mina Cajengá, em São Thiago / MG, com a finalidade de avaliar sua aplicabilidade em camadas de pavimentação. Para isso, inicialmente foram realizados ensaios de caracterização geotécnica, compactação, CBR, expansão e módulo de resiliência para entender o comportamento físico e mecânico do material. O estéril é classificado como silte-argiloso (classificação textural) ou silte elástico (Sistema Unificado de Classificação de Solos), com CBR=4%, expansão de 3,29% e módulo resiliente de 76 MPa. Os ensaios mecânicos com estéril melhorado com 3% e 4% de cal (com tempos de cura de 7, 14 e 90 dias) mostraram aumento de CBR, diminuição da expansão e aumento do resiliente com o teor de cal e tempo de cura, atingindo aceitáveis para a aplicação em camada de sub-base de pavimentos flexíveis. Os resultados dos ensaios foram aplicados em análise de tensões para dimensionamento de pavimento flexível utilizando o software MeDiNa, variando-se a espessura da camada de sub-base, bem como os materiais utilizados. Comparando-se a sub-base de estéril melhorado com 3% de cal e de materiais naturais, as tensões verticais no topo do subleito foram muito próximas. Comparando-se ainda base de estéril melhorado com 3% de cal com base de brita graduada simples nas mesmas espessuras, o número de passagens do eixo padrão rodoviário N variou entre 4x106 e 6x106, portanto, com a mesma ordem grandeza. Assim, o uso de estéril melhorado com cal se mostra uma alternativa viável para pavimentação. |
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Aplicabilidade de estéril de mineração de manganês estabilizado com cal em camadas de pavimentação rodoviária.Applicability of manganese mining overburden stabilized with lime in road paving layers.AEMCGeotecniaMineraçãoMiningOverburdenPavementPavimentaçãoTanto o setor mineral quanto o de infraestrutura tiveram desenvolvimento exponencial ao longo dos anos, com avanço da tecnologia e uso de materiais inovadores, entretanto, ambas as atividades causam impactos ambientais consideráveis. Os resíduos gerados na mineração têm descarte em regiões próximas às minas, em barragens (com alto teor de umidade) ou pilhas (se o teor de umidade permitir). Ambas as soluções impactam negativamente a paisagem local e, se não construídas de maneira adequada, podem vir a causar acidentes drásticos. A exemplo da brita graduada reciclada advinda da demolição de estruturas de concreto e da escória de ferro, já largamente utilizadas como substitutas da brita graduada em pavimentação, outros materiais, como estéreis e rejeitos de mineração, também estão sendo estudados seguindo a tendência de recirculação na engenharia civil. Este trabalho estudou as características do estéril de mineração de manganês, proveniente da Mina Cajengá, em São Thiago / MG, com a finalidade de avaliar sua aplicabilidade em camadas de pavimentação. Para isso, inicialmente foram realizados ensaios de caracterização geotécnica, compactação, CBR, expansão e módulo de resiliência para entender o comportamento físico e mecânico do material. O estéril é classificado como silte-argiloso (classificação textural) ou silte elástico (Sistema Unificado de Classificação de Solos), com CBR=4%, expansão de 3,29% e módulo resiliente de 76 MPa. Os ensaios mecânicos com estéril melhorado com 3% e 4% de cal (com tempos de cura de 7, 14 e 90 dias) mostraram aumento de CBR, diminuição da expansão e aumento do resiliente com o teor de cal e tempo de cura, atingindo aceitáveis para a aplicação em camada de sub-base de pavimentos flexíveis. Os resultados dos ensaios foram aplicados em análise de tensões para dimensionamento de pavimento flexível utilizando o software MeDiNa, variando-se a espessura da camada de sub-base, bem como os materiais utilizados. Comparando-se a sub-base de estéril melhorado com 3% de cal e de materiais naturais, as tensões verticais no topo do subleito foram muito próximas. Comparando-se ainda base de estéril melhorado com 3% de cal com base de brita graduada simples nas mesmas espessuras, o número de passagens do eixo padrão rodoviário N variou entre 4x106 e 6x106, portanto, com a mesma ordem grandeza. Assim, o uso de estéril melhorado com cal se mostra uma alternativa viável para pavimentação.Both the mining and infrastructure sectors have experienced exponential growth over the years, driven by advancements in technology and the use of innovative materials. However, both activities cause considerable environmental impacts. The waste generated by mining is disposed of in regions near the mines, either in tailings dams (with high moisture content) or stockpiles (if the moisture content allows). Both solutions negatively affect the local landscape, and if not constructed properly, they could lead to severe accidents. Following the example of recycled graded gravel from demolished concrete structures and iron slag, which are already widely used as substitutes for graded gravel in paving, other materials such as overburden and tailings from mining are also being studied due to the tendency towards recirculation materials becoming even more present in civil engineering. This work aims to study the characteristics of manganese mining overburden, from the Cajengá Mine in São Thiago, MG, to evaluate its suitability for use in pavement layers. To achieve this, a series of tests were conducted, including geotechnical characterization, compaction, CBR, expansion, and resilient modulus, to understand the physical and mechanical behavior of the material. The overburden was classified as silty clay (textural classification) or elastic silt (Unified Soil Classification System), with CBR=4%, expansion of 3,29%, and resilient modulus of 76 MPa. Mechanical tests with overburden improved with 3% and 4% (with curing times of 7, 14, and 90 days) lime showed increased CBR, decreased expansion, and increased resilience with lime content and curing time, reaching acceptable levels for application in flexible pavement sub-base layers. The test results were applied in stress analysis for flexible pavement design using MeDiNa software, varying the sub-base layer thickness as well as the materials used. Comparing the sub-base of overburden improved with 3% lime to that of natural materials, the vertical stresses at the top of the subgrade were very close. Furthermore, comparing the sub-base of overburden improved with 3% lime to a well graded crushed stone base at the same thicknesses, the number of passing for equivalent single axle (N) varied between 4x106 and 6x106, therefore, within the same order of magnitude. Thus, the use of overburden improved with lime proves to be a viable alternative for pavement construction.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBoscov, Maria Eugênia GimenezMotta, Rosângela dos SantosRosa, Giovanna de Freitas2024-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3145/tde-20082024-103357/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-21T21:57:03Zoai:teses.usp.br:tde-20082024-103357Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-21T21:57:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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