Efetividade de um pacote multicomponente de ensino em FAP sobre os comportamentos de terapeuta e cliente em sessão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-17012023-123039/ |
Resumo: | As ações de ensino de psicoterapeutas são voltadas para o desenvolvimento de habilidades importantes para sua atuação em seus atendimentos clínicos. Entretanto, são escassos os estudos que estabeleçam a relação entre determinada ação de ensino e os efeitos obtidos com os clientes. A Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) aponta a relação terapeuta-cliente como contexto para análise e atuação com base nos princípios do Behaviorismo Radical de B. F. Skinner, sendo suas principais intervenções as de evocação e consequenciação. A FAP é idiográfica e considera também o repertório interpessoal do terapeuta na conceituação de caso, já que suas dificuldades comportamentais também influenciam o andamento do processo terapêutico. Nessa psicoterapia, os comportamentos clinicamente relevantes dos clientes são definidos como CCR1 (problema), CCR2 (melhora) e CCR3 (descrições sobre o próprio comportamento) e os comportamentos do terapeuta são T1 (problemas que interferem no andamento do caso com o cliente) e T2 (melhoras do terapeuta). Esses últimos, parte de uma classe funcional, também ocorrem no contexto de ensino dessa psicoterapia, sendo amplamente utilizado em supervisão, workshops vivenciais e treinamentos de habilidades terapêuticas. No presente estudo, foi considerado o desenvolvimento desse repertório dos terapeutas FAP no conjunto de ações de ensino englobando 1) supervisões FAP e 2) treino teórico-experiencial, ambos para modelagem de T1/T2 e embasados no modelo FIAT de avaliação. O objetivo foi o de investigar a efetividade desse pacote multicomponente de ensino em FAP sobre os comportamentos de evocação e consequenciação dos terapeutas e os CCR de seus respectivos clientes em sessão. O delineamento foi o de linha de base múltipla não concorrente, em que a fase A consistiu em supervisões FAP sem utilização do FIAT e a fase A+B na inserção do pacote de ensino (componentes 1 e 2). Foram três díades terapeuta-cliente e, como resultado, observou-se aumento de CCR2 a partir da inserção da VI com todas as díades participantes. Ainda, foram registradas melhoras na qualidade dos CCR2 emitidos nessa fase, além de, como demonstrado pela análise sequencial, comportamentos de evocação e consequenciação dos terapeutas mais efetivos em trazer para sessão os CCR2 dos clientes. As respostas dos clientes ao instrumento FIAT-Q também indicaram melhoras nos repertórios interpessoais e discussões sobre o papel da evocação sobre algumas mudanças registradas também foram abordadas. |
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Efetividade de um pacote multicomponente de ensino em FAP sobre os comportamentos de terapeuta e cliente em sessãoEffectiveness of a multicomponent FAP teaching package on therapist and client behaviors in sessionClinical supervision, Single Case Experimental DesignEnsino de terapeutasFunctional Analytical PsychotherapyPesquisas de ProcessosProcess ResearchPsicoterapia Analítica FuncionalSupervisão clínica, Delineamento Experimental de Caso ÚnicoTeaching therapistsAs ações de ensino de psicoterapeutas são voltadas para o desenvolvimento de habilidades importantes para sua atuação em seus atendimentos clínicos. Entretanto, são escassos os estudos que estabeleçam a relação entre determinada ação de ensino e os efeitos obtidos com os clientes. A Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) aponta a relação terapeuta-cliente como contexto para análise e atuação com base nos princípios do Behaviorismo Radical de B. F. Skinner, sendo suas principais intervenções as de evocação e consequenciação. A FAP é idiográfica e considera também o repertório interpessoal do terapeuta na conceituação de caso, já que suas dificuldades comportamentais também influenciam o andamento do processo terapêutico. Nessa psicoterapia, os comportamentos clinicamente relevantes dos clientes são definidos como CCR1 (problema), CCR2 (melhora) e CCR3 (descrições sobre o próprio comportamento) e os comportamentos do terapeuta são T1 (problemas que interferem no andamento do caso com o cliente) e T2 (melhoras do terapeuta). Esses últimos, parte de uma classe funcional, também ocorrem no contexto de ensino dessa psicoterapia, sendo amplamente utilizado em supervisão, workshops vivenciais e treinamentos de habilidades terapêuticas. No presente estudo, foi considerado o desenvolvimento desse repertório dos terapeutas FAP no conjunto de ações de ensino englobando 1) supervisões FAP e 2) treino teórico-experiencial, ambos para modelagem de T1/T2 e embasados no modelo FIAT de avaliação. O objetivo foi o de investigar a efetividade desse pacote multicomponente de ensino em FAP sobre os comportamentos de evocação e consequenciação dos terapeutas e os CCR de seus respectivos clientes em sessão. O delineamento foi o de linha de base múltipla não concorrente, em que a fase A consistiu em supervisões FAP sem utilização do FIAT e a fase A+B na inserção do pacote de ensino (componentes 1 e 2). Foram três díades terapeuta-cliente e, como resultado, observou-se aumento de CCR2 a partir da inserção da VI com todas as díades participantes. Ainda, foram registradas melhoras na qualidade dos CCR2 emitidos nessa fase, além de, como demonstrado pela análise sequencial, comportamentos de evocação e consequenciação dos terapeutas mais efetivos em trazer para sessão os CCR2 dos clientes. As respostas dos clientes ao instrumento FIAT-Q também indicaram melhoras nos repertórios interpessoais e discussões sobre o papel da evocação sobre algumas mudanças registradas também foram abordadas.Teaching actions towards psychotherapists aim the development of important skills for their performance in clinical care. However, there are few studies that establish the relationship between a given teaching action and the effects observed with clients. Functional Analytic Psychotherapy (FAP) points to therapist-client relationship as a context for analysis and action based on the principles of Radical Behaviorism of B. F. Skinner, with its main interventions being those of evoking and consequences responses. FAP is idiographic and also considers the therapist\'s interpersonal repertoire for case conceptualization, since their behavioral difficulties also influence the course of the therapeutic process. In this psychotherapy, the clients\' clinically relevant behaviors are defined as CCR1 (problem), CCR2 (improvement), and CCR3 (descriptions about their own behavior) and therapist\'s behaviors are T1 (problems that interfere with progresses with the client) and T2 (improvements). The latter, part of a functional class, also occur in the context of teaching this psychotherapy, being widely used in supervision, experiential workshops and therapeutic skills training. In the present study, the development of this repertoire of FAP therapists was considered in the set of teaching actions encompassing 1) FAP supervision and 2) theoretical-experiential training, both for T1/T2 shaping and based on the FIAT evaluation model. The objective was to investigate the effectiveness of this multi-component FAP teaching package on the therapists\' evoking and consequence responses and the CRB of their respective clients in session. The design was a non-concurrent multiple baseline, in which phase A consisted of FAP supervisions without the use of FIAT and phase A+B in the insertion of the teaching package (components 1 and 2). There were three therapist-client dyads and, as a result, an increase in CRB2 was observed from the insertion of IV with all participating dyads. Furthermore, improvements were recorded in the quality of the CRB2 issued in this phase, in addition to, as demonstrated by the sequential analysis, evoking and consequence responses of the therapists who were more effective in bringing the clients\' CRB2 to session. Clients\' responses to the FIAT-Q instrument also indicated improvements in interpersonal repertoires and discussions about the role of evoking responses on some registered changes were also addressedBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPClemente, Claudia Kami Bastos OshiroVartanian, Joana Figueiredo2022-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-17012023-123039/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-01-26T14:14:21Zoai:teses.usp.br:tde-17012023-123039Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-01-26T14:14:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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